"Ícone do Diálogo" -

Biografia que conta a trajetória política de Themístocles Sampaio é lançada nesta quinta (16)

O livro "Ícone do Diálogo: Uma trajetória na Democracia" que conta a trajetória política do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, escrito por Carlos Máximo de Carvalho Barros e Francisco Chagas Viana, foi lançado na noite desta quinta-feira (16/03), no Centro Cultural Sesc Cajuína. A obra destaca a atuação de Themístocles Filho como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Piauí e seu legado como o parlamentar que por mais anos presidiu uma Casa Legislativa no Brasil, chegando a 18 anos consecutivos como presidente da Alepi. 

Foto: 180graus
Foto: 180graus

O vice-governador agradeceu e parabenizou os escritores do livre pelo tempo dedicado a pesquisa para a construção da obra. "Isso me estimulou e daqui a um ano quem vai escrever mesmo é o ex-deputado, hoje vice-governador Themístocles Sampaio, que vai escrever narrar toda a minha vida. Eu vou pedir o Wilson Brandão, que ele é escritor, para ele colocar bem certinho no papel. Eu estou feliz com Carlos Máximo porque ele demorou cinco anos aí fazendo pesquisa, ajeitando tudo e me despertou, e qualquer cidadão pode fazer isso, pode falar sobre a sua vida.

Ao ser questionado sobre a importância do uso do diálogo para sua carreira política, Themístocles afirmou que o mecanismo se faz necessário, pois o mundo precisa de paz. "Não é importante, digamos o mundo precisa de paz. Então, eu acho que briga não constrói, o mundo tem que ser feito com amor, paz, tranquilidade e é isso que todos querem, todos desejam. Se você faz até uma pesquisa, o povo reclama muito pelo problema da segurança pública em todo o Brasil o povo reclama esse respeito. Então o mundo quer mais paz", disse Themístocles Sampaio. 

Foto: 180graus Vice Governador, Themístocles Sampaio
Vice Governador, Themístocles Sampaio

Felipe Sampaio, filho de vice-governador, falou sobre a inspiração que o pai é para sua carreira na política. "Não tem muitas palavras para dizer pro meu pai, é só amor e gratidão por tudo que ele tem feito por mim e pelo Piauí, e por toda nossa família Sampaio. Esse livro mostra um pouquinho de sua história, não é muito, mas mostra o homem que ele sempre foi, generoso, um homem carinhoso, um homem dedicado, que sempre colocou a política em primeiro plano em sua vida, então me inspira muito. É o meu herói, é o meu pai que me inspiro muito nele", afirmou. 

Foto: 180graus
Carlos Máximo, autor da obra, explica como se deu o interesse por escrever a biografia do ex-deputado. "O início da obra foi há cinco anos, um dia cheguei na Assembleia e disse que eu tinha esse interesse, que era um interesse do pai dele que mostrasse a trajetória política da família, tanto que quem mais me municiou para escrever esse livro foi o pai dele. Ele me repassou, alguns anos antes do falecimento, uma quantidade muito grande de materiais, de livros que ele foi colecionando ao longo da vida. Ai juntei, cheguei para ele [Themístocles Sampaio], coloquei o meu interesse, mostrei para ele que eu já tinha escrito alguns livros para que ele não se assustasse", relatou.
Foto: 180graus
Foto: 180graus
Rafael Fonteles também esteve presente na inauguração e falou sobre habilidade de diálogo e seu vice. "É um bom título, porque ele tem essa característica de ser um conciliador, de ter a paciência necessária para ouvir a todos, assim foi como presidente da Assembleia, assim tem sido como vice-governador, nos ajudando a administrar o estado do Piauí com esse perfil de muito diálogo para gerar soluções no ambiente democrático", afirmou o governador. 
Foto: 180graus

 

Comentários

Trabalhe Conosco