Convenções partidárias · 24/06/2022 - 15h57 | Última atualização em 24/06/2022 - 16h27

MDB realiza reunião para definir membros do diretório estadual e municipal em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Membros do diretório estadual do MDB do Piauí se reuniram, na manhã desta sexta-feira(24/06), para eleger os membros dos diretórios estadual e municipais que vão votar nas convenções partidárias para eleições gerais deste ano 2022.

Com a finalidade de deliberar sobre a renovação dos membros do Diretório Estadual, do Conselho de Ética e Disciplina Partidária, dos Delegados e Suplentes da Convenção Nacional, da Comissão Executiva Estadual e do Conselho Fiscal.

O evento aconteceu na sede do MDB em Teresina e foi conduzida pelo senador Marcelo Castro que é o atual presidente do diretório do MDB no Piauí e pelo presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato a vice na chapa de Rafael Fonteles do (PT), Themistocles Filho.

"Uma das coisas que fazem do MDB um partido tão tradicional e duradouro na política nacional é a sua democracia interna, com respeito as deliberações de seus filiados. Hoje, mais uma vez, a veia democrática de nosso partido está a mostra, na realização de nossa Convenção para escolha dos membros do Diretório Estadual, Conselho de Ética e Disciplina, além dos delegados para a Convenção Nacional e membros do Comitê Executivo Estadual e Conselho Fiscal”, disse Themistocles.

Também estavam presentes na reunião também os deputados estaduais do MDB, Coronel Carlos Augusto, Ziza Carvalho, João Madison e Dr.Hélio.

 

Comentar
Enteadas, sobrinhas e tias · 24/06/2022 - 14h08 | Última atualização em 24/06/2022 - 14h28

TCE-PI determina exoneração de parentes da prefeita Carmen Gean de Brasileira no Piauí


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), determinou, nesta sexta-feira (24/06) a exoneração das servidoras, Juliana Amaral Ribeiro, Brenda Amaral Ribeiro e Maria Ísis Veras de Sousa Meneses, da prefeitura de Brasileira/PI, após denúncia de nepotismo praticada pela prefeita do município, Carmen Gean (PP).

O relator do processo foi o conselheiro Substituto Alisson Felipe de Araújo e conforme a denúncia feita pelos vereadores do município Alan Juciê, Alenildo Melo, Cândida Aguiar, Maria Pimentel, Nelson Meneses e Rychardson Pimentel, a prefeita nomeou parentes para ocupar cargos públicos da cidade.

"Quanto a autoria, esta encontra-se demonstrada, já que o cotejo probatório aponta a Sr.ª Carmen Gean Veras de Meneses, já qualificada nos autos, como responsável pelas nomeações irregulares de servidores em situação de acúmulo ilícito de cargos públicos", determinou o TCE.

 


Fonte: TCE-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O pré-candidato a govenador Rafael Fonteles (PT) disse nesta quinta-feira (23/06), durante encontro do Time do Povo no Parque Alvorada, zona Norte, que o projeto de governo para a capital priorizará a geração de trabalho, emprego e renda, por meio da atração de investimentos e da inovação e transformação digital. 

“Representamos um governo que valoriza o emprego, um Piauí grande e forte, que não deixa ninguém para trás, que incluí todos e todas”, afirmou. Rafael comentou que tem orgulho de dizer que está liderado um projeto afinado com o presidente Lula e que também é baseado no crescimento e desenvolvimento social e econômico, na geração de emprego e renda, na transformação digital e inclusão dos mais pobres. 

Rafael e o pré-candidato a senador, Wellington Dias, estavam muitos animados com a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta, que mostra o ex-presidente Lula com 48% de intenções de voto contra 40% de todos os adversários somados, o que caracteriza vitória no primeiro turno. “Estou muito feliz com essa notícia espetacular- a nova Pesquisa Datafolha - que aponta a vitória de Lula no primeiro turno. É a esperança para o Brasil voltar a sorrir de novo. Vamos juntos pelo Brasil e pelo Piauí”, comemorou.

Para o ex-governador e pré-candidato a senador Wellington Dias, o resultado da pesquisa Datafolha é sinal de que os brasileiros cansaram desse momento difícil que estão passando, com a inflação e juros altos e até pessoas passando fome. “As pessoas querem ter uma energia mais barata, poder comprar um medicamento com um preço mais adequado, querem ver um Brasil melhor e mais digno”, explicou. “É esta a razão dessa diferença de 19 pontos, que já coloca a chance do Lula ganhar no primeiro turno. Saiu também essa semana uma pesquisa que aponta Rafael com 47% contra 29%, com chance de também vencer no primeiro turno”, comentou.

A deputada federal Rejane Dias (PT) também reconhece que a vitória de Lula é necessária para resgatar a dignidade dos que mais precisam, especialmente dos mais pobres. O encontro no Parque Alvorada foi organizado pela liderança da zona Norte John Wallace Sousa, que luta para trazer melhorias para diversas comunidades, a exemplo da regularização do terreno e o calçamento da Vila Dilma Rousseff. 

Ele ressaltou que as pessoas que moram na capital não vão se enganar de novo, portanto, não escolherão pessoas que não trabalham para melhorar a vida dos que mais precisam. “É esse o sentimento que tenho em cada município, cada bairro e localidade de Teresina. Por isso estou aqui apresentando o Time do Povo, o Time do Trabalho, que fez e pode fazer muito mais por Teresina e pelo Piauí”, ressalta John Wallace. 

Também participou do encontro, o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PT), que disputa a reeleição. O evento ainda reuniu moradores de diversos bairros e localidades da zona Norte da Teresina, como: Santa Maria da Codipi, Mafrense, São Joaquim, Mafuá, Lagoas do Norte e Vila Dilma Rousseff. E até representantes de bairros de outra região da capital, como o Dirceu Arcoverde.

 

Comentar
Licitação milionária · 24/06/2022 - 09h01 | Última atualização em 24/06/2022 - 15h26

Michelle Bolsonaro e ministra Cristiane chegam em Teresina nesta sexta (24)


Compartilhar Tweet 1



Primeira-dama Michelle Bolsonaro, pousará em Teresina nesta sexta-feira (24/06), junto com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, para entregar veículos do Conselho Tutelar e para iniciar construção da Casa da Mulher Brasileira em Teresina.

Michelle e Cristiane desembarcarão no Aeroporto Petrônio Portella e irão participar do lançamento da Casa da Mulher Brasileira, às 15h, desta sexta que será construído na Avenida Roraima, no bairro Aeroporto. A obra possui licitação de R$ 5,4 milhões em recursos repassados pelo Governo Federal. 

O local será especializado em atender mulheres vítimas de violência e vulnerabilidade social. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Esta semana o vereador Aluísio Sampaio esteve na Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) para tratar de demandas de moradores na zona rural Norte e Leste de Teresina. O parlamentar acompanha o andamento dos pedidos apresentados ao secretário Ricardo Monteiro sobre a implantação de calçamento em três comunidades da zona rural Norte e a instalação de um poço tubular no povoado Papagaio.

O calçamento solicitado pelo vereador é destinado às comunidades Mano Gaioso, Santa Rita e ao Povoado Tabocas. A solicitação foi feita após chegar ao conhecimento do vereador que o tráfego, tanto de moradores como de veículos, está prejudicado em três importantes vias da região: as ruas Rua São Pedro, Rua da Lagoa e a Rua três poderes. O pedido foi enviado ao superintendente no início do mês de junho.

Já a solicitação de instalação do poço tubular é acompanhada de perto pelo vereador de Teresina. Logo após enviar o ofício de requerimento pelo vereador, a equipe do parlamentar acompanhou um técnico da SDR durante a análise de viabilidade do terreno indicado para a implantação de poço tubular completo. A ação propiciará mais qualidade de vida para os moradores do povoado Papagaio, garantindo também uma melhora na saúde com uma água de mais qualidade.

 

Comentar
Seguirá na sucessão estadual · 24/06/2022 - 08h43 | Última atualização em 24/06/2022 - 14h32

Ex-prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton declara adesão a Silvio Mendes para governador


Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito de Parnaíba, Darival Júnior revelou, nesta quinta-feira (23/06), que seguirá na sucessão estadual. Zé Hamilton, que é primeiro suplente do senador Marcelo Castro (MDB), apoia a pré-candidatura do candidato da oposição de Silvio Mendes (União Brasil).

Em entrevista ao Darival Júnior da TV Cidade Verde, o ex-gestor lembrou a relação de amizade com Silvio Mendes e a identidade política com o pré-candidato e diz ainda que o apoio à oposição não significa alinhamento político local, com a família Moraes Souza liderada pelo atual prefeito de Parnaíba, Mão Santa.

Comentar
Confira agenda · 24/06/2022 - 08h22 | Última atualização em 24/06/2022 - 08h42

Dr Pessoa faz convite para a entrega de veículos do Conselho Tutelar com ministra em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Prefeito de Teresina, Dr Pessoa (Republicanos) realiza convite nesta sexta-feira (24/06), para participar da solenidade de entrega de 12 carros para Conselhos Tutelares da capital e o lançamento da pedra fundamental das obras da Casa da Mulher Brasileira. Na ocasião estará presente a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto.

A entrega dos veículos está previsto para às 10h30, já na parte da tarde, às 15h, eles participarão do lançamento da Pedra Fundamental das obras da Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida Roraima (entre a rua 19 de novembro e a rua Sotero Vaz da Silva), no bairro Aeroporto. A obra está sendo realizado pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, comandada pelo engenheiro Roncalli Filho. A agenda terá a presença do prefeito Dr Pessoa (Republicanos).

Comentar
'Amigos de confiança' · 23/06/2022 - 16h50 | Última atualização em 23/06/2022 - 16h54

Rafael e Wellington participam de reunião de Luiz Lobão, Severo Eulálio e Castro Neto


Compartilhar Tweet 1



Os pré-candidatos do PT a governador, Rafael Fonteles, e a senador, Wellington Dias, participaram nesta quarta-feira (22/06) de um encontro do Time do Povo na zona Leste de Teresina, organizado pelo vereador Luiz Lobão, pelo pré-candidato a deputado federal Castro Neto e pelo deputado Severo Eulálio, todos do MDB.

Rafael Fonteles destacou a importância da política para servir mais gente em menos tempo, sendo esta uma marca do Time do Povo. "Mais importante do que ter a capacidade técnica e de gestão é estar motivado para trabalhar. Quero usar os dons e oportunidades que Deus me deu para servir e governar para todos. Podem esperar um governo de crescimento, desenvolvimento, inclusão digital e transformação social", comentou Rafael Fonteles. 

Wellington Dias ressaltou que é fundamental ter conhecimento do que o estado precisa para fazê-lo avançar, uma característica forte de Rafael, segundo ele.

“Essa não é uma eleição qualquer, é uma eleição para decidir o que queremos para o futuro a partir de 1º de janeiro. O Rafael é trabalhador, conhece os 224 municípios do Piauí e isso faz toda a diferença para alcançar o que queremos para o nosso estado, um futuro de ainda mais avanços e de forma ainda mais acelerada”, afirmou o pré-candidato.

O encontro reuniu líderes comunitários, moradores e amigos de Luiz Lobão, Severo e Castro Neto. “Nesse time tem amigos de confiança, que sempre estiveram ao meu lado e aqui tivemos a presença de amigos que sempre me apoiaram”, disse o vereador.

O deputado estadual e pré-candidato à reeleição Severo Eulálio falou da competência que Rafael possui para continuar fazendo o Piauí avançar. “Rafael está disposto a continuar esse governo que Wellington Dias iniciou com muito sucesso, e estou compondo esse time para ajudar no que for preciso para continuar melhorando a vida da nossa população”, disse.

O pré-candidato Castro Neto enfatizou a prioridade do Time do Povo. “Nossa prioridade é melhorar ainda mais a vida das pessoas e é por isso que estamos juntos e o Rafael tem tudo para ser o melhor governador que o Piauí já teve, pelo sua capacidade técnica e organização, porque o que temos hoje no Piauí, nunca tivemos antes”, disse.

Estiveram presentes ainda no encontro o prefeito de Buriti dos Montes, Olavo Júnior, e o prefeito e vice-prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra e José Idmey Bezerra.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os pré-candidatos do PT a governador, Rafael Fonteles, e a senador, Wellington Dias, discutem o Plano de Governo do “Time do Povo” nas cidades de Fronteiras, Marcolândia e Simões. Os encontros na região do Vale do Rio Guaribas acontece na sexta-feira (24/06).

A primeira agenda será realizada às 10h em Fronteiras, no Clube Recreativo Fronteirense, localizado na avenida 7 de Setembro S/N. Em seguida, o time do povo se encontra em Marcolândia, às 15h, no Sonaj Clube, localizado na avenida Corinto Matos S/N, Centro. O último encontro acontece no município de Simões, às 18h, na Associação Cultural Recreativa de Simões (ACRESI), localizada na rua José Dias, no Centro.

Comentar
Teste para o presidente · 23/06/2022 - 14h42 | Última atualização em 23/06/2022 - 15h03

Dr Pessoa pede autorização a Jeová Alencar para fazer empréstimo de R$ 500 milhões para PMT


Compartilhar Tweet 1



Prefeito de Teresina, Dr Pessoa (Republicanos) assinou protocolo que facilita operação de crédito para investimentos no município através do Banco do Brasil, nessa quarta-feira (22/06), assim a capital terá a disposição o limite de R$ 500 milhões para serem investidos em infraestrutura, mobilidade urbana, habitação, saneamento.

Segundo Dr Pessoa, ele explica que esse protocolo representa um momento muito importante para a cidade e disse ainda que essa aproximação com as entidades financeiras irá fortalecer a busca de recursos para a capital. “Esse é um momento muito importante para nossa cidade. Diante da nossa seriedade no trabalho, no olhar social focado na população, fortalecemos essa conversação com as entidades financeiras e conseguimos ter a disposição recursos para avançarmos nos investimentos da nossa cidade. Já estamos com o projeto praticamente pronto para enviarmos à Câmara Municipal, no máximo até amanhã, pedindo autorização para realizar esta operação.”, disse.

O secretário de Governo, André Lopes e o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa encaminharam o pedido ao presidente da Câmara Municipal, Jeová Alencar, na manhã desta quinta-feira (23/06), solicitando autorização em caráter especial para a contratação do empréstimo. Sendo bem avaliado pela comissão, o projeto já deve ser votado na próxima terça-feira (28/06).

Vale ressaltar que o dia da votação do projeto que autoriza o empréstimo para a Prefeitura de Teresina, será o mesmo dia em que Jeová Alencar deixará o cargo de presidente da Câmara para concorrer uma vaga no legislativo para deputado estadual.


 

Comentar
Nove nos últimos 90 dias · 23/06/2022 - 14h27 | Última atualização em 24/06/2022 - 14h20

Prefeito Zé Wlisses do Progressistas anunciará adesão a Rafael Fonteles nesta sexta (24)


Compartilhar Tweet 1



Prefeito de Simões, Zé Ulisses do Partido Progressista irá anunciar adesão à pré-candidatura de Rafael Fonteles (PT) nesta sexta-feira (24/06), em recepção que o mesmo está preparando para o pré-candidato do PT no município. 

Prefeito de Simões, Zé Ulisses
Prefeito de Simões, Zé Ulisses 

Após oficializar o apoio, Zé Ulisses vai se filiar ao PSD, do deputado federal Júlio César.

Está prevista na agenda de Rafael sua visita a Simões, Fronteiras, Caldeirão Grande e Marcolândia neste final de semana, para encontros com lideranças e correligionários. Com a adesão do prefeito, soma-se nove o número de prefeitos do Progressistas que anunciaram apoio a Rafael Fonteles nos últimos 90 dias.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma reunião realizada na noite desta quarta-feira (22/06), marcou a adesão de um grupo de vereadores do município de Nazária à pré-candidatura a governador de Sílvio Mendes (União Brasil). 

Ao lado do presidente da Câmara de Teresina Jeová Alencar (Republicanos), além dos vereadores Paulo Lopes (PSDB) e Alan Brandão (PDT), Sílvio esteve com Cícero Rocha (MDB), Daniel do Dico (MDB), Irmão Chichico (republicano) e Chiquinho do Povo (PSD), todos vereadores de Nazária. 

Quem também se fez presente ao encontro foi o prefeito de Bocaína Erivelto e o ex-secretário Marco Antonio Aires. Após a reunião, Sílvio foi assistir a Santa Missa celebrada pelo Bispo Júlio e Padre Valdecir.

 

Comentar
Licitada no valor de R$ 5,4 mi · 23/06/2022 - 09h46 | Última atualização em 23/06/2022 - 11h22

Michelle Bolsonaro e ministra da Mulher Cristiane Britto virão a Teresina nesta sexta (24)


Compartilhar Tweet 1



A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, vem à Teresina na nesta sexta-feira (24/06), participar da solenidade de entrega de 12 carros para Conselhos Tutelares do Piauí e com ela poderá vir também a primeira-dama Michelle Bolsonaro. O evento acontece às 10h30 em uma concessionária localizada na Zona Leste de Teresina. 

Na parte da tarde, às 15h, ela participará do lançamento da pedra fundamental das obras da Casa da Mulher Brasileira. A obra está sendo realizado pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, comandada pelo engenheiro Roncalli Filho. A agenda terá a presença do prefeito Dr Pessoa (Republicanos).

A informação da confirmação da primeira-dama foi feita pela própria assessoria de comunicação da prefeitura. 

A obra foi licitada no início deste mês no valor de R$ 5,4 milhões com recursos obtidos por meio do Governo Federal. Os recursos foram captados por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), através da Secretaria Executiva de Captação de Recursos e Monitoramento (Secrem).

Acolhimento para mulheres

Segundo o superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, as tratativas para a implementação da Casa da Mulher Brasileira foram iniciadas ainda no final de dezembro de 2020. O superintendente também destacou a importância da instalação de espaços que visam garantir condições para o enfrentamento da violência de gênero ao mesmo tempo em que fortalecem políticas públicas voltadas para as mulheres.

“Ficamos felizes com essa conquista, pois Teresina como a capital do estado carece desta estrutura que certamente ajudará muitas mulheres. A prefeitura cedeu um terreno e em parceria com o ministério, por determinação do prefeito Dr. Pessoa, buscamos dar seguimento nessa parte burocrática o mais rápido possível par o pontapé inicial nas obras. Esperamos concluir e entregar para a gerência da Secretaria de Políticas para Mulheres o mais rápido possível”, destacou o superintendente.

Prefeitura cedeu terreno

O espaço será construído em um terreno cedido pela Prefeitura de Teresina, localizado na Avenida Roraima, no bairro Primavera, zona Norte de Teresina. A estrutura, que é um projeto do Governo Federal já implementado em diversas capitais, vai disponibilizar em Teresina um espaço especializado para o atendimento às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.

O prédio terá uma estrutura que vai contar com recepção, acolhimento e triagem. A casa deve funcionar com apoio psicossocial, centro judiciário da mulher, promotoria especializada, defensoria pública, serviço de promoção de autonomia econômica, dentre outros, por isso é necessário um diálogo com todos os serviços para firmar parceria.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os pré-candidatos a governador, Rafael Fonteles (PT), e a senador, Wellington Dias (PT), participaram na noite da última quarta-feira (22/06) da Plenária em Defesa do SUS, organizada por gestores, especialistas e profissionais da área da saúde. O evento foi realizado no auditório da Tupperware, localizado no Centro de Teresina.  

A plenária enfatizou a importância do Sistema Único de Saúde e discutiu políticas públicas e iniciativas para o fortalecimento do programa. “Fiquei muito emocionado ao participar da Plenária em Defesa do SUS, com profissionais de saúde comprometidos, que dão a vida, o trabalho, o suor e toda dedicação para salvar outras vidas, que promoverem a saúde e o bem-estar da população", disse Rafael Fonteles. "Assumimos um compromisso em defesa do SUS, apresentamos o nosso programa de governo, com os principais pontos, que ainda está em construção, recebemos inclusive uma carta, feita por vários profissionais de saúde, com outras propostas”. 

Ele também frisou que o encontro foi uma oportunidade para reafirmar essa importante política pública, que talvez seja a mais inclusiva de todas, que é o Sistema Único de Saúde (SUS). E ainda acrescentou que um dos principais desafios da área da saúde hoje é o financiamento do SUS, destacando que esta deve ser uma preocupação de qualquer governo que for eleito.

“O SUS é uma bandeira de luta do Time do Povo, do time da ciência, da vida, da vacina. Não é à toa que o Piauí é o primeiro lugar em vacinação contra a Covid-19 do Brasil, mérito de todos esses profissionais, de toda a sociedade, que abraçou as orientações da Secretaria de Saúde e do então governador Wellington Dias, nesse momento tão desafiador para todas as famílias piauienses, brasileiras e do mundo inteiro, que foi a pandemia da Covid-19. Vamos defender o SUS todos os dias. Viva o SUS!”, enfatizou Rafael.        

O pré-candidato a senador, Wellington Dias, ainda acrescentou que são muitos os desafios a serem vencidos nessa área da saúde, sendo um dos essenciais garantir o reajuste na tabela do SUS, a fim de que o sistema tenha condições de atendimento e eficiência.

 “E para isso, é claro, tem que garantir fonte de financiamento. Lá atrás, quando tiraram a CPMF e não se colocou nada no lugar, ficou um buraco. E isso leva a situações como essa crise agora: a crise na área de hospitais do câncer, na área cardiológica, filas no SUS, em laboratórios, por conta dessa distorção. Hoje, uma consulta na tabela SUS, por exemplo, custa R$ 10,00. Isso tem que ter uma solução porque é um problema relacionado com a vida”, enfatizou o pré-candidato a senador do PT, Wellington Dias.   

Durante o evento, Rafael e Wellington Dias receberam o título do “Zé Gotinha” pelo Piauí ser o primeiro lugar em vacinação contra Covid-19 no país. Eles também entregaram uma placa em homenagem à dedicação de todos os profissionais de saúde do Piauí na pandemia. 

Principais compromissos do Time do Povo para a Saúde  

Durante a plenária, Rafael Fonteles apresentou os principais compromissos do Time do Povo para a área da saúde e ainda recebeu um documento, a carta “Defesa e Fortalecimento do SUS no Piauí”, elaborada por representantes de todas as categorias de trabalhadores da saúde, com sugestões para fortalecer e democratizar o SUS, que devem ser incorporadas no Plano de Governo. 

Dentre as propostas estão: fortalecer a atenção primária de saúde e sua articulação com atenção secundária; reestruturar e aprimorar o sistema estadual de vigilância em saúde; fortalecer a assistência de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, reorganizando e aprimorando o funcionamento das Redes Setoriais que compõem a Rede de Atenção à Saúde; implantar o sistema de regulação do acesso a procedimentos ambulatoriais especializados.

Além dessas, ainda foram apresentadas como propostas: garantir o acesso a serviços ambulatoriais de apoio diagnóstico e terapêutico nas 11 regiões de saúde; garantir e qualificar o acesso às urgências nas quatro macrorregiões, assegurando assistência 24 horas nos hospitais regionais; implementar ações integradas de promoção da saúde mental; implantar a Telemedicina para especialidades e diagnósticos em todos os territórios de desenvolvimento; modernizar os hospitais regionais e os de referência; implementar políticas de redução da morte materna; implantar, em parceria com os municípios, o transporte sanitário nas outras 10 regiões de saúde, uma vez que já existe na região Entre Rios.

Veja mais fotos do evento:

 

Comentar
Desenvolvimento turístico · 23/06/2022 - 08h12 | Última atualização em 23/06/2022 - 08h27

São Raimundo Nonato passará a contar com voos regulares da Azul a partir de dezembro


Compartilhar Tweet 1



Cidade que abriga o Parque Nacional da Serra da Capivara, São Raimundo Nonato começará a receber voos regulares da Azul a partir do mês de dezembro.

A informação foi anunciada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, após reunião com o diretor de Relações Institucionais da companhia, Fabio Campos. Os senadores Elmano Férrer, Eliane Nogueira e a deputada Margarete Coelho também participaram do encontro.

“As belezas dessa região são reconhecidas. A chegada desses voos pode representar grande desenvolvimento do turismo, proporcionando renda e empregos”, destacou o ministro. 

O diretor da empresa, Fabio Campos, informou que os voos para São Raimundo Nonato partirão de Petrolina e Recife, em Pernambuco. Segundo ele, as vendas já se iniciaram e a operação da rota aérea começa em dezembro deste ano. 

“O serviço aéreo vai servir não só para os turistas, mas para todo o povo do Piauí, que merece esse voo. Agradeço a liderança do ministro Ciro Nogueira pelo lançamento desse projeto no Piauí”, afirmou o diretor.

Rota das emoções
Na reunião, também foi anunciado o aumento da oferta de voos da empresa na rota das emoções, por meio de itinerários que conectam as cidades de Jericoacoara, Parnaíba, Barreirinhas e São Luís a partir de setembro deste ano. 

Os turistas também vão contar com pacotes especiais, com opções de voos panorâmicos entre as cidades e sistemas de hop on e hop off, em que o viajante pode optar por desembarcar e passar mais tempo em um destino, embarcando em um novo voo de saída posteriormente. 

“Nós ficamos muito felizes de poder trabalhar cada dia mais pelo fortalecimento do turismo no Piauí e garantir mais crescimento para o estado”, comemorou Ciro.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, vem à Teresina na próxima sexta-feira (24/06), participar da solenidade de entrega de 12 carros para Conselhos Tutelares do Piauí. O evento acontece às 10h30 em uma concessionária localizada na Zona Leste de Teresina. 

    Will Shutter/Câmara dos Deputados

Na parte da tarde, às 15h, ela participará do lançamento da pedra fundamental das obras da Casa da Mulher Brasileira. A obra está sendo realizado pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, comandada pelo engenheiro Roncalli Filho. A agenda terá a presença do prefeito Dr Pessoa (Republicanos).

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos) vai anunciar no dia 28 de junho, a adesão a campanha do pré-candidato a governador do Piauí, Silvio Mendes do União Brasil. Segundo informações dos bastidores, o comunicado oficial só será feito no lançamento da sua pré-candidatura.

No inicio do mês de junho o vereador já havia declarado apoio a pré-candidatura do ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PP) que irá disputar uma vaga pelo Senado Federal competindo com o ex-governador do PT, Wellington Dias.

Prefeito de Teresina, Dr Pessoa (Republicanos) confirmou também nesta quarta-feira (22/06), que irá marcar presença no lançamento de pré-campanha do presidente, não deixando demostrar nenhuma animosidade ou descontentamento de sua parte em relação a preferência de lado do seu aliado.

“Eu vou para o lançamento da pré-candidatura do Jeová Alencar. Se tiver do lado A, se tiver que ficar em cima de uma grade e disser que vou ter que subir, vou estar firme e forte”, afirmou o prefeito.

 

Comentar
Time do Povo · 22/06/2022 - 13h45 | Última atualização em 22/06/2022 - 13h50

Rafael Fonteles participa de encontro com organizações do Campo Unitário em THE


Compartilhar Tweet 1



O pré-candidato do PT a governador, Rafael Fonteles, participa nesta quarta-feira (22/06), às 14h, de encontro com as organizações do campo, das florestas e das águas, que compõem o Campo Unitário. O evento acontece no Centro Guadalupe, localizado na rua Dr. Arêa Leão, 1896, na Vila Operária, Zona Norte de Teresina.

Agenda política

Logo depois, às 18h, Rafael participa de encontro do Time do Povo na Av. Dom Severino, 3083, e às 20h de plenária em defesa do SUS, no auditório da Tupperware, Frei Serafim, 1967.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O senador Marcelo Castro (MDB) comentou nesta quarta-feira (22/06) sobre as prisões do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e de outros dois pastores suspeitos de corrupção no MEC.

Marcelo afirmou que as prisões evidenciam o uso criminoso dos recursos públicos da Educação e defendeu intervenção no FNDE, órgão ligado ao Ministério. "O mandado de prisão preventiva pela Polícia Federal do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura evidencia a suspeita de uso criminoso dos recursos públicos do FNDE, como vem apurando a Comissão de Educação do Senado. Agora, é urgente que se faça uma intervenção no FNDE para que se apure os contratos feitos na gestão de Milton Ribeiro, em que recursos públicos eram direcionados, sem nenhum critério técnico e com viés político", escreveu numa rede social.

Marcelo, que é presidente da Comissão de Educação do Senado, classificou como descalabro as suspeitas de corrupção que envolve pastores dentro do Ministério da Educação. "O que temos visto é um descalabro na administração pública", finalizou.

AS PRISÕES

O ex-ministro Milton Ribeiro foi preso na manhã desta quarta-feira (22/06) pela Polícia Federal. Ele é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência por suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do MEC. Além de Milton, também foram presos os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.

A operação, batizada de Acesso Pago, cumpriu cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A noite desta terça-feira (21/06) é mais uma destas que estará marcada para sempre para quem acompanha o pré-candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil). Durante solenidade com lideranças no bairro Mafrense, Zona Norte de Teresina, Sílvio foi abraçado por Dona Conceição, de 69 anos. E não largou mais. Por quase todo o evento, lá estava ela, agarrada nele.

Ao se preparar para discursar aos presentes, ela pediu o microfone. Queria dar uma palavrinha. No que Sílvio Mendes, que já a conhecia desde os tempos em que foi prefeito de Teresina, prontamente atendeu.

“É uma mulher guerreira. Vamos ouvir”, pediu Sílvio. “Eu só queria dizer que estou com o Doutor Sílvio e não abro. Nós temos é a necessidade, o povo pobre, de ver esse home governador. E não é só por Teresina não, é por todo o estado do Piauí”, desabafou Dona Conceição.

SÍLVIO E JOEL

Como Dona Conceição, foram vários populares que queriam um abraço, conversar de perto com Sílvio Mendes e com o pré-candidato a senador Joel Rodrigues (Progressistas), que também discursou aos presentes durante o evento no Mafrense com lideranças na zona Norte de Teresina.

Assista ao vídeo: 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Teresina, Dr Pessoa (Republicanos) confirmou nesta quarta-feira (22/06), em coletiva de imprensa que irá para o evento de lançamento da pré-candidatura de Jeová Alencar (Republicanos) que irá concorrer ao cargo de deputado estadual. O evento está previsto para acontecer na próxima terça-feira (28/06).

“Eu vou para o lançamento da pré-candidatura do Jeová Alencar. Se tiver do lado A, se tiver que ficar em cima de uma grade e disser que vou ter que subir, vou estar firme e forte”, afirmou o prefeito.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Teresina, Dr Pessoa (Republicanos), assinou, nesta quarta-feira (22/06), o decreto que regulamenta os critérios objetivos para a concessão do Tempo Integral Definitivo (TID) da jornada de trabalho aos professores da rede municipal de ensino.

    Rômulo Piauilino / SEMCOM

“É uma reivindicação antiga, que nunca tinha sido atendida pelas gestões anteriores. Isso é um benefício que os servidores poderão levar para a aposentadoria. Essa é mais uma questão que estamos resolvendo, além das outras já realizadas e as que estão por vir, pois a educação é uma prioridade da nossa gestão”, enfatizou Dr Pessoa.

O decreto de concessão da TID faz valer a Lei nº 2.972, de 17 de janeiro de 2001 (Estatuto e o Plano de Cargos e Salários do Magistério Público da Rede de Ensino do Município de Teresina), que disciplinava o assunto, mas não era respeitado. Atualmente, os professores renovam, anualmente, o Tempo Integral Provisório da jornada de trabalho dos professores.

“Essa é uma ação de valorização e respeito aos professores da capital, que tão bem prestam seus serviços educando nossas crianças. Apesar da lei ter sido criada, ela nunca tinha sido regulamentada e não alcançava a todos. Com o decreto, o prefeito estende esse direito de forma isonômica”, pontuou Nouga Cardoso, secretário da Semec.

Dentre outras coisas, o decreto estabelece alguns requisitos para que professores pleiteiem a mudança da jornada de trabalho, de 20 horas para 40 horas semanais. Neste caso, por exemplo, será necessário ter cumprido Tempo Integral Provisório (TIP) por um período de 24 meses seguidos ou 36 meses intercalados.

Além de autoridades e gestores públicos, a solenidade realizada no Salão Nobre contou com a presença de diversos professores da rede municipal. “Para nós, é um símbolo de reconhecimento. Estamos felizes e agraciados com essa atitude da administração municipal”, disse Jucival Sousa, presidente da comissão dos professores que pleiteiam o TID.

    Rômulo Piauilino / SEMCOM
    Rômulo Piauilino / SEMCOM
    Rômulo Piauilino / SEMCOM
    Rômulo Piauilino / SEMCOM

 

Comentar
'É uma vitória' · 22/06/2022 - 08h56 | Última atualização em 22/06/2022 - 09h15

Rejane Dias anuncia que o Piso Nacional da Enfermagem já passou pela CCJ


Compartilhar Tweet 1



Deputada federal pelo PT, Rejane Dias subiu à tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (21/06), em defesa dos enfermeiros e enfermeiras afirmando ser um momento de grande articulação, pois o Piso Nacional da Enfermagem já passou pela CCJ.

"É uma vitória, pois a proposta, na figura de uma PEC, retira todos os vícios de constitucionalidade que possa existir, e evita que o presidente Bolsonaro a vete", disse a parlamentar.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A audiência pública solicitada pelo vereador Dudu Borges (PT) para discutir sobre o transporte coletivo em Teresina acontece na quarta-feira (22/06), a partir das 11h, no plenário da Câmara Municipal. A audiência será transmitida ao vivo no canal do YouTube da CMT.

Foram convocados para a audiência o Ministério Público do Piauí (MPPI), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), a Guarda Civil Municipal (GCM), o representante do Consórcio Urbanus e usuários do transporte público local.  

A ideia da solicitação da audiência pública surgiu após reunião realizada entre Dudu e lideranças comunitárias de diversos bairros, na qual discutiram questões relacionadas ao transporte coletivo, tais como uma nova licitação, melhoria da frota de ônibus e segurança nos veículos e terminais. No encontro, foi colocada a necessidade da realização de mais uma audiência pública para debater o tema.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Governadora do Estado, Regina Sousa (PT) anunciou que o Piauí e os outros 26 estados e o Distrito Federal vão recorrer à Justiça para que o teto de 17% de ICMS cobrado sobre a venda dos combustíveis só comece a valer no ano de 2023, durante visita realizada à Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

    Divulgação/CCom

Regina reforça ainda a deliberação do Fórum de Governadores e do Consórcio Nordeste, na semana passada, quando foi anunciado um novo aumento do preço dos combustíveis.

“A gente não pode ficar quieta assim. Não é que a gente seja contra o projeto, todo mundo é a favor de diminuir imposto, agora precisa ter compensação porque foi no meio do jogo”,  reclamou Regina.

“Não tem outro jeito. Aprovaram o projeto e o ministro Mendonça fez uma resolução que aprofunda mais ainda a perda dos estados. Vai atingir Fundeb, saúde”, disse.

“Se botar para o próximo ano, vamos ter tempos de planejar o orçamento que já tá em discussão daqui a pouco. Poderíamos já planejar o ano de 2023 dentro dessa nova realidade. Agora, neste momento, foi paulada na moleira dos estados. Não é só o Piauí, são todos os estados. Tanto que os 27 estados aderiram a fazer a ação judicial juntos contra esse teto", adiantou.

Comentar