"Garante autonomia" -

Wellington Dias fala sobre decisão do STF que permite importação de vacinas por estados

O governador do Piauí, Wellington Dias comemorou, nesta quarta-feira (24), a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar Estados e Municípios a importarem vacinas contra a Covid-19, caso as doses fornecidas pelo governo federal no Programa Nacional de Imunização (PNI) sejam insuficientes.

“A decisão do STF de garantir a autonomia para que Estados possam ter a iniciativa da compra de vacinas têm uma importância vital. Não como concorrente, mas de forma complementar ao Ministério da Saúde, na regra do Plano Nacional de Imunização para que possamos contribuir e tenhamos as condições para mais vacinas. O próprio ministro Pazuello coloca as condições, inclusive como faz, hoje, com o Butantan, de poder comprar as vacinas a partir destes contratos que os Estados venham a firmar”, declarou Dias.

De acordo com o governador, está agendada para a próxima terça-feira (2) uma reunião com a União Química. “É um laboratório brasileiro autorizado a trabalhar com a Sputinik e nós, governadores, estamos buscando alternativas para sair mais rapidamente dessa crise. Estamos buscando várias alternativas de vacina”, explicou.

Wellington Dias elencou que estão sendo buscadas negociações com diversas vacinas, dentre as quais a da Pfizer, Moderna, Sinovac, Astrazeneca. “Queremos sair da situação de um memorando de compra para uma compra firme, para um cronograma tenha abertura com o Ministério da Saúde a fim de que haja, inclusive, o reembolso dessas vacinas. Nós, os Estados, não somos concorrentes do Ministério. Estamos trabalhando para complementar, para ter mais vacinas e, mais rapidamente, vacinar a população brasileira”, disse.

Fonte: Com informações da CCom

Comentários

Trabalhe Conosco