Cronograma foi apresentado -

W. Dias se reúne com Pazzuelo e detalha distribuição de vacinas contra a Covid-19

O governador Wellington Dias (PT), coordenador da pauta de vacinas no Fórum dos Governadores, deu uma pausa na licença médica e se reuniu na tarde desta quarta-feira (17) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo.

Dentre os pontos discutidos na reunião, destaca-se, segundo o governador, o cronograma detalhado de vacinação para os meses de fevereiro e março a ser apresentado nas próximas horas. Além disso, o governador destacou que cerca de 100 milhões de doses de vacina estão asseguradas pelo Ministério da Saúde até abril, vacinando assim o grupo de maior risco.

Existe ainda a possibilidade do país chegar a 230 milhões de doses até julho e ainda o credenciamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja quadro de disponibilidade de vacinas

"O saldo positivo da reunião com o ministro Pazzuelo, foi a garantia de 104 milhões de dose de vacina para o período de fevereiro, março e abril que permite a vacinação de cerca de 25% da população brasileira. Esse grupo com mais de 60 anos, com comorbidades, enfim, o grupo de maior risco. Ao mesmo tempo, a garantia de que teremos até julho, 230 milhões de doses. Ainda hoje, teremos o detalhamento estado por estado, data por data, número de vacina para cada estado, para o período de fevereiro e março. De abril até julho, teremos um detalhamento do cronograma até a próxima segunda-feira (22)", disse W. Dias.

As próximas entregas aos estados acontecem ainda em fevereiro: serão 2 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz, importadas da Índia, e 9,3 milhões da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. Em março, a pasta também aguarda a chegada de 18 milhões de doses da vacina do Butantan e mais 16,9 milhões da vacina da AstraZeneca.

A assessoria do Ministério da Saúde informou o seguinte cronograma sobre a entrega das vacinas no país:

A partir do segundo semestre, com a incorporação da tecnologia da produção da matéria-prima (IFA), a Fiocruz deverá entregar mais 110 milhões de doses, com produção 100% nacional.

Até setembro, serão entregues mais de 22,3 milhões de doses da Coronavac, totalizando os 100 milhões contratados pelo Ministério da Saúde.

Com a incorporação da tecnologia da produção do IFA, a União Química deverá produzir, no Brasil, 8 milhões de doses por mês.

 

Fonte: Com informações da CCom e Agência Brasil

Comentários

Trabalhe Conosco