"São temas importantes" -

W. Dias agenda audiência no Congresso para tratar de imunização e economia

Os governadores do Brasil, por meio do Fórum Nacional dos Governadores encaminharam nesta sexta- feira (05), ofícios destinados aos novos presidentes do Senado (Ofício Nº19/2021) e da Câmara dos Deputados (Ofício Nº20/2021), Rodrigo Pacheco e Arthur Lira , solicitando o agendamento de audiência para tratar do processo de imunização contra a Covid-19, sobre o auxílio Emergencial e da retomada da economia, além de outros temas prioritários.

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, a expectativa é de ter um cenário de colaboração para a superação dos efeitos decorrentes da atual crise sanitária. “"São temas importantes para todos os brasileiros, temas urgentes e que necessitam de debate e colaboração, aliados sempre com ciência”, disse.

W. Dias fala com embaixador da China

Na sexta-feira (5), o governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática estratégia para vacina contra Covid-19 do Fórum dos Governadores, Wellington Dias, esteve em videoconferência com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming e governadores do Brasil para tratar sobre a entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) insumo fundamental para a produção da vacina contra a Covid-19. O representante do governo chinês também assegurou a produção de mais vacinas, além da compra direta por parte dos estados.

Segundo Wanming, até final de fevereiro, três lotes de IFA serão entregues ao Brasil. O primeiro lote com 88,6 litros do insumo chega no próximo sábado (6) e será destinado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que poderá produzir 2,81 milhões de doses. Durante a reunião, foi decidido que os demais lotes chegarão ao longo do mês, com IFA suficiente para a produção de 15 milhões de doses.

“A chegada desses lotes vai permitir que possamos alcançar algo como 10% da população vacinada no Brasil. Além disso, pedimos a garantia de um cronograma de vacinas para que, com antecipação de IFA, possamos, nos meses de março e abril, ter uma produção para vacinar toda a fase 1. Esse é um passo muito importante”, explicou Wellington Dias.

O gestor conta ainda que, além da saúde, discutiu-se uma estratégia para a economia do país. Foi acertada a organização de câmaras técnicas, formada por representantes dos estados brasileiros e embaixada e governo da China, para ampliar estrategicamente as possibilidades em diversa áreas econômicas. “Nestas câmaras, iremos tratar de diversas áreas como a tecnologias, produção de alimentos, energias renováveis, área vinculada, por exemplo, a investimentos direto em produção, balança comercial, onde compramos e vendemos para a China. Esse trabalho será parte do grande plano de retomada da Economia para o Brasil, a partir de cada estado”, concluiu.

Fonte: Com informações da CCom

Comentários

Trabalhe Conosco