Para qualificação de gestores -

TCE-PI inicia em Piracuruca programação de seminários e minicursos deste ano

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou nesta sexta-feira e sábado (9 e 10), em Piracuruca, o XXXVII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante. O evento foi aberto com palestra do procurador do Ministério Público de Contas (MPC), José Araújo Pinheiro Júnior, sobre “Organização e Competências do TCE-PI”, seguido de debate entre os participantes.

A abertura aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Participaram o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves, o presidente da Câmara Municipal, Alcides Cardoso, e o vice-diretor da Escola de Gestão e Controle (EGC), professor Bernardo Sá Filho. Prefeitos, secretários, vereadores e assessores da prefeitura de Piracuruca e de municípios da região assistiram à solenidade e palestra de abertura e participaram dos minicursos, além de advogados, contadores, profissionais liberais e representantes de conselhos tutelares, sindicatos e outras entidades municipais. 

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, acompanhou os dois dias de minicursos, sexta à tarde e sábado pela manhã, no Polo da Uespi (Universidade Estadual do Piauí) em Piracuruca. Os seminários são destinados a prefeitos, secretários municipais, vereadores e cidadãos em geral. O objetivo é qualificar os gestores para a boa gestão e capacitar e estimular os representantes da sociedade para denunciar fraudes em licitações, falhas em obras e serviços e outras irregularidades, contribuindo assim para o controle externo da administração pública.

O seminário em Piracuruca contou ainda com ação educativa da Ouvidoria do TCE-PI e exposição do Laboratório Móvel de Análise de Materiais. Realizado por meio da EGC, em parceria com a Prefeitura e outras entidades parceiras, o evento dá a largada na programação de seminários e minicursos do TCE-PI em 2018. A meta é levar os seminários a pelo menos seis cidades do interior até julho, informa o coordenador-executivo dos seminários, Francisco Mendes, o Chiquinho. O próximo será em Valença, nos dias 9 e 10 de abril.

Fonte: Com informações da Ascom

Comentários

Trabalhe Conosco