Duas cadeiras em disputa -

Solidariedade e Republicanos lutam com União Brasil e PL pelas vagas restantes de Deputado Federal

O Piauí conta com 10 vagas na Câmara Federal e, na corrida para a casa parlamentar em 2022, as forças mais competitivas são a federação PT+PV+PCdoB e os partidos PSD e Progressistas. Essas três forças devem conquistar oito das dez cadeiras disputadas, restando duas para as maiores sobras de quociente eleitoral.

Claro que as três frentes também competem nas sobras. Mas, aqui, outros quatro partidos estão fortes na disputa por estas duas vagas restantes. São o Solidariedade, o Republicanos, o União Brasil e o PL.

Foto: 180 ImagensSilas Freire e Fernanda Gomes compõem chapa do Solidariedade e DraMarina busca reeleição pelo Republicanos
Silas Freire e Fernanda Gomes compõem chapa do Solidariedade e DraMarina busca reeleição pelo Republicanos

Há nomes fortes nesses quatro partidos e é difícil apontar quem sentará nessas duas cadeiras. Pelo Republicanos, a deputada federal DraMarina busca a reeleição. Já o Solidariedade montou uma competitiva chapa que traz o nome do popular apresentador Silas Freire e de Fernanda Gomes. Essa faz dobradinha com o pai, Evaldo Gomes, que busca a reeleição para a Assembleia Legislativa no Piauí.

Para quem não é familiarizado, os candidatos a cargos proporcionais (deputados federais e estaduais e vereadores) não são eleitos diretamente pela quantidade de votos que recebem. Suas votações individuais somam-se nas legendas das quais fazem parte e o somatório determina a quantidade de cadeiras conquistadas na casa legislativa. Cada cadeira corresponde à quantidade de votos do pleito, dividida pela quantidade de cadeiras do parlamento.

Comentários

Trabalhe Conosco