Caso envolveria duas clínicas -

Saúde em Picos: auditores suspeitam de mais de mil exames pagos pelo SUS

 

Por Rômulo Rocha - De Teresina

____________________________

- As suspeitas de exames fictícios pagos com o dinheiro do SUS em Picos

____________________________________

 

O prefeito do PT, Padre Walmir. As suspeitas pairam sobre sua gestão....
O prefeito do PT, Padre Walmir. As suspeitas pairam sobre sua gestão.... 

 

A ZORRA (SAÚDE) DE PICOS

Nos profundos esclarecimentos sobre uma ampla auditoria realizada na Secretaria municipal de Saúde de Picos, que compreendeu o ano eleitoral de 2016 e os primeiros meses de 2017, em meio à reeleição do padre Walmir para a prefeitura da cidade, auditores do DENASUS atestaram que “os fatos relatados [nos documentos] evidenciam a ausência da figura do gestor do SUS, notadamente, com relação ao seu poder/dever de controlar, avaliar e auditar os estabelecimentos de Saúde, bem como os procedimentos médicos ambulatoriais e hospitalares prestados ao SUS pelos prestadores de serviços, públicos, contratados e conveniados".

Em outra ocasião os profissionais classificaram de "gravíssimas" as farras registradas, como os milhares de diagnósticos de câncer abdominal, fatos já expostos pelo 180, e que envolveriam duas clínicas do município.

A OUTRA SUPOSTA FARRA: DAS TOMOGRAFIAS

Em outra frente, e também segundo os auditores responsáveis, “dados extraídos, por amostragem, do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SAI/SUS, revelam que 65% das 1.992 Tomografias de Crâneo realizadas em 2016, em 3 clínicas de Imagem e cobradas ao SUS, tiveram como causa ‘cefaleia’ (dor de cabeça, CID R51)”.

Que da “análise, por amostragem, dos 1.992 Exames de Tomografia de Crâneo, cobrados ao Sistema Único de Saúde por três Clínicas de Imagens sediadas em Picos, revelou que 65% desses Exames aparecem no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS – SAI/SUAS tendo como causa “cefaleia” – CID R51”.

Ainda que “somente na UNIMAGEM, 99,7% das Tomografias e na BIODIAGNÓSTICO, 88,8% das Tomagrafias, a causa dos Exames foi ‘dor de cabeça’”.

José Venâncio, ou o Dudé, ex-secretário de Saúde de Picos...  
José Venâncio, ou o Dudé, ex-secretário de Saúde de Picos...   

 

SEM DISCIPLINA, CONTROLE E AUTORIZAÇÃO

Para os auditores, “esses números revelam a inexistência, por parte do Gestor do SUS, de ‘atos’ disciplinando no âmbito da Rede Básica de Saúde, critérios e condições para solicitação e autorização de Exame Especializados. Até porque, a ‘cefaleia’ (dor de cabeça), pode estar relacionada a diversos problemas de saúde, que não dependem de Exame de Tomografia, como por exemplo: Calor (...), Problemas de Visão (...), Alimentos (...), Jejum (...), Doenças (sinusite, renite, gripes, resfriados), Alterações Hormonais (TPM e gravidez), Problemas de Coluna (...)”.

Diante desse leque de possibilidades, portanto, “não há registro que assegurem que essas Tomografias foram previamente autorizadas pelo Setor de Regulamentação da Secretaria Municipal de Saúde, nem que o setor de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde fez, por amostragem, a comparação entre o que consta nos ‘laudos’ como resultado dos exames e o CID CR51, lançados nas faturas de cobranças dos exames”.

A conclusão dos auditores é que o exposto “torna lícito desacreditar da efetiva existência desses exames”.

Maria do Socorro de Sousa Moura, atual secretária de Saúde de Picos
Maria do Socorro de Sousa Moura, atual secretária de Saúde de Picos 

 

VEJA TAMBÉM:

- Exclusivo: o suspeito gasto de R$ 9,2 milhões sem fiscalização na saúde de Picos

- Suspeitas na Saúde de Picos: faturamento de clínica sobe 6.740% com dinheiro do SUS

- Saúde de Picos: 2.790 casos de câncer despertam suspeitas para o DENASUS

VEJA NOTAS EXCLUSIVAS NO BLOG BASTIDORES: www.180graus.com/bastidores

- Auditoria aponta falta de respaldo dado a clínica em Picos pelo Grupo da Pessoa com Deficiência

- Picos: proprietária de clínica beneficiada integrava órgão que dava aval para habilitação

- Secretaria de Saúde de Picos não controlou repasse milionário de R$ 9,2 milhões

Comentários

Trabalhe Conosco