No pleito de 2022 -

Saúde do Piauí elege ao menos 5 nomes para as casas parlamentares

Saúde do Piauí elege ao menos 5 nomes para as casas parlamentares
Saúde do Piauí elege ao menos 5 nomes para as casas parlamentares

Sempre que se pergunta a um cidadão sua opinião a respeito da qualidade dos serviços públicos de saúde é quase certo que a resposta vem na forma de reclamações. Entretanto, a eleição de quatro gestores e um empresário diretamente ligados ao setor demonstram que o nível de satisfação da população pode estar melhor do que as críticas demonstram.

No pleito de 2022 foram eleitos dois ex-secretários estaduais de saúde. Florentino Neto e DrFrancisco Costa, ambos para deputado federal, ocuparão vagas na Câmara Federal pelo Partido dos Trabalhadores a partir de 2023.

Para a Assembleia Legislativa do Piauí venceram os gestores Pablo Santos, presidente da Fundação Hospitalar do Estado do Piauí e DrVinicius Nascimento, ex-diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela.

Ainda no setor de saúde, o empresário Jadyel da Jupi, que também é dono da Dimensão Distribuidora, foi eleito para deputado federal. A Dimensão é a maior fornecedora de remédios e insumos de saúde do Piauí, de quem o Governo do Estado é o maior cliente.

Vamos conhecer um pouco do histórico de cada um dos nomes eleitos pelo setor de saúde do estado do Piauí:

1. Florentino Neto

Florentino Neto
Florentino Neto

O ex-prefeito de Parnaíba chegou ao comando da Sesapi em 2017, logo após uma disputa pela indicação ao gestor da pasta entre o falecido Assis Carvalho e o então aliado do Governo, Ciro Nogueira. Florentino Neto era o nome que contemplava ambos e pacificou a questão.

Durante a pandemia de Covid-19, Florentino foi figura central e teve o desempenho elogiado na condução da crise de saúde pública. Em certo momento emocionou-se ao lembrar dos profissionais de linha frente mortos no combate à doença.

Em 2022 o ex-secretário de saúde foi eleito deputado federal com 105.739 votos.

2. DrFrancisco Costa

DrFrancisco Costa
DrFrancisco Costa

DrFrancisco Costa tem 43 anos, é médico endocrinologista e legista. Iniciou sua carreira política em 2008 quando foi eleito prefeito de São Francisco do Piauí e reeleito em 2012.

Em 2014 participou da formulação da área de saúde do plano de governo de Wellington Dias e tornou-se secretário de saúde da gestão do petista.

Em sua gestão à frente da pasta, DrFrancisco destacou como mais importante a descentralização da saúde com a abertura de UPAs e um Centro de Parto Normal em Piripiri. Também foi ampliada a oferta de vagas de UTI com a instalação de mais de 40 leitos nas cidades de Parnaíba, Piripiri, HGV, Floriano e Oeiras.

Em 2014, DrFrancisco se elegeu deputado estadual com 41.966 votos e, agora, conquista uma vaga na Câmara Federal como segundo mais votado do Piauí em 2022 com 128.080 votos.

3. Pablo Santos

 Pablo Santos
Pablo Santos

Pablo Santos é natural de Picos. Filho do ex-deputado Warton Santos, tem 43 anos e acabou de ser reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual com 55.893 votos.

É médico dermatologista formado pela Universidade Federal do Piauí e filiado ao MDB.

Em fevereiro de 2020 foi nomeado pelo então governador Wellington Dias para presidir a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares - FEPISERH. Este órgão foi criado para fazer a gestão administrativa e de estruturas da saúde do Piauí.

4. DrVinicius Nascimento

DrVinicius Nascimento
DrVinicius Nascimento

DrVinicius é uma das grandes revelações do pleito de 2022. Médico ortopedista pediátrico de família com tradição na medicina, recebeu a incumbência de dirigir o Hospital Infantil Lucídio Portela que há anos penava com uma estrutura sucateada, com pessoal desmotivado e pacientes sem atendimento adequado.

Em sete anos de gestão, DrVinicius buscou recursos nas mais diversas fontes. Reformou o hospital inteiro, passou de 86 para 108 leitos, dobrou o número de centro cirúrgicos, criou uma unidade de cuidados especiais (UCE) para cuidar de pacientes que residem no hospital, abriu a farmácia 24 horas, adquiriu um tomógrafo e instalou uma lavanderia moderna e completa.

DrVinicius é um dos nomes que renova o staff do Partido dos Trabalhadores e, mesmo sem tradição política na família, elegeu-se deputado estadual para seu primeiro mandato em 2022 com 33.437 votos. Sendo o mais votado da coligação em Teresina e conseguindo votos em 215 municípios. É um dos nomes cotados para assumir a secretaria de saúde na gestão do governador eleito Rafael Fonteles.

5. Jadyel da Jupi

cv
Jadyel da Jupi

Jadyel Alencar, conhecido como “da Jupi” depois de ter adquirido a fábrica de alimentos de mesmo nome, é um jovem empresário de sucesso. Tem apenas 35 anos e é o segundo mais rico deputado federal do Brasil eleito em 2022.

Ele é dono da distribuidora de medicamentos Dimensão. Um dos maiores fornecedores do poder público da região Meio Norte do país. Seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral foi de R$ 107 milhões.

Jadyel da Jupi fez uma campanha na corda bamba entre oposição e situação. Seu partido, o PV, faz parte da federação que integra ainda PT e PCdoB. É considerado um aliado do governo, mas fez campanha colado em um expoente da oposição, Jeová Alencar, além de manter uma distância protocolar de Rafael Fonteles.

Jadyel conquistou 83.175 votos e elegeu-se deputado federal em 2022.

Comentários

Trabalhe Conosco