Política

Centenário de Gonzagão · 13/12/2011 - 03h40

Sanfoneiros começam a celebrar o centenário de Luiz Gonzaga

O Rei do Baião acabou criando um legado que contribuiu para a popularização de ritmos


Compartilhar Tweet 1



No dia 13 de dezembro celebra-se o Dia de Santa Luzia. Nessa mesma data, há quase cem anos atrás, nascia um dos maiores fenômenos da música brasileira. Nomeado Luiz Gonzaga em homenagem à santa, o Rei do Baião acabou criando um legado que contribuiu em muito para a popularização de ritmos como o xaxado, o xote e o forró pé-de-serra.

Em Teresina, as comemorações para o centenário de Gonzagão se iniciam oficialmente nesta terça-feira (13/12) quando o músico completaria 99 anos de idade. Para a abertura das festividades, todos os sanfoneiros de Teresina e região estão sendo convidados para uma missa sertaneja que será realizada na Igreja de São Benedito, às 17h30.

Antes disso, às 17h, uma reunião de sanfoneiros deve ocupar o átrio em frente à Igreja. "Juntaremos todos os sanfoneiros que vierem e entraremos na missa tocando a Ave Maria sertaneja", explica Vagner Ribeiro, coordenador da Divisão de Cultura Popular da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que fala ainda: "Nossa ideia é abrir as comemorações agora. Durante o ano, outros eventos em diversos locais devem manter isso ".

A missa sertaneja em homenagem a Gonzagão já é tradicional. Todos os anos, os sanfoneiros se reúnem para lembrar a memória do homem que ganhou em vida e manteve mesmo depois de sua morte o título de Rei do Baião. "Começamos a pensar logo agora, pois, no ano que vem, será bem maior; serão cem anos de vida de Luiz Gonzaga", complementa Vagner.


Fonte: Com Informações Da Prefeitura De Teresina