Operação Cerrados -

Relatório de Inteligência aponta que prefeito afastado de Uruçuí contratava empresa do próprio irmão

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

_____________

- Provável dono da Ambientar e irmão de prefeito de Uruçuí, também alvo do GAECO, teria cargo na presidência da Câmara de Teresina 

_______________________

Foto: Divulgação _Prefeito afastado Dr. Wagner
_Prefeito afastado Dr. Wagner

A LIMPEZA PÚBLICA DO MUNICÍPIO ENTRE FAMÍLIA

Relatório do Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas para combate à Corrupção (NUGEI), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que acompanha a denúncia ofertada pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MP-PI), apresenta que "há fortes indícios" de que a empresa Ambientar, contratada sistematicamente pelo município de Uruçuí para a limpeza pública, é do irmão do prefeito afastado Francisco Wagner, Demerval Pereira da Silva - um dos alvos na ação penal deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MP-PI), após a Operação Cerrados, contra suposta organização criminosa existente no município. 

Segundo o documento, a Ambientar sempre foi de propriedade de parentes consanguíneos de segundo e terceiro graus do prefeito municipal afastado Francisco Wagner Pires Coelho. 

"Na data de 30/03/2017, assinatura do contrato 164/2017 referente ao PP 014/2017, a sociedade era composta das Sras. HILANA CAROLINA CALDAS PEREIRA DA SILVA e HANNA CAROLINA CALDAS PEREIRA ARAÚJO, sobrinhas do Prefeito Municipal Francisco Wagner, parentesco de terceiro grau, vedado pela Lei Orgânica. Destaca-se ainda que o representante da empresa, participando de todo processo licitatório, bem como subscrevendo o contrato, foi o senhor irmão de Francisco Wagner", traz o documento.

A Lei Orgânica - o equivalente a uma constituição no âmbito municipal - do município de Uruçuí veda esse tipo de contratação em seu artigo 92. 

"O Prefeito, o Vice-Prefeito, os Vereadores, e os servidores do municipais , bem como as pessoas ligadas a qualquer um deles por matrimônio ou parentesco, afim ou consanguíneos, até o terceiro grau inclusive, ou por adoção, não poderão contratar com o Município, subsistindo a proibição até 06(seis) meses após findas as respectivas funções", dita a lei.

VÍNCULOS COM DIVERSOS ÓRGÃOS DO PODER PÚBLICO

Demerval Pereira possuiria ainda vínculos com diversos órgãos do Poder Público, ocupando, atualmente, cargo de oficial de gabinete da presidência na Câmara Municipal de Teresina.

VEJA AINDA: Operação Cerrados: Relatórios de Inteligência se contradizem sobre parentesco de 'dono' da Ambientar

MATÉRIA RELACIONADA:

GAECO / Uruçuí | Até motorista oficial recebia mesada da Ambientar e repassava ao prefeito afastado

Operação Cerrados | GAECO afirma que mesmo após denúncia ao TJ, investigações seguem em Uruçuí

Comentários

Trabalhe Conosco