Denúncias de favorecimentos -

Queda de braço: empresas de transportes intermunicipal protestam contra suposta paralisação

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

________________

- Secretaria de Transportes silencia sobre denúncias 

- Após matéria, secretário recebeu advogado dono da empresa Vamos

- Secretário não recebe presidente do sindicato das vans

- Sindicato das vans ameaça parar em todo o estado do Piauí

- SINEONIBUS diz que possui carta sindical e representa a categoria

- Cinco empresas vão criar associação por divergências no setor

_____________________________

DENÚNCIAS DE POLITICAGEM E CORRUPÇÃO

Cinco empresas de ônibus assinam nota negando qualquer paralisação do sistema de transportes interestadual no Piauí. São elas: Concept [apontada como ligada a um prefeito do Maranhão], empresa Vamos [que seria do advogado Astrogildo Assunção, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral], a Expresso Barroso, e as originárias ou de membros da família Barroso, Viação Campomaiorense e empresa Editur. 

Em um dos trechos da nota divulgada em sua íntegra abaixo, as empresas afirmam que o “Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Piauí - SINEONIBUS NÃO representa todas as empresas do Estado do Piauí”. 

Ocorre que a SINEONIBUS é quem possui a carta sindical - como mesmo se posicionou o sindicato, ao ser procurado, além de que representa a categoria nas convenções coletivas. O sindicato representaria ao todo dez empresas. 

Membros do SINEONIBUS e empresários estavam na manhã desta segunda-feira (17) reunidos com a Cooperativa dos Transportes Alternativos (COOMITAPI), representada por Miranda Neto.

Uma foto do momento chegou a ser registrada. Eles tratavam sobre a possível paralisação do sistema de transporte intermunicipal na próxima quarta-feira (19).

__Reunião do SINEONIBUS e da COOMITAPI (Foto: Divulgação)
__Reunião do SINEONIBUS e da COOMITAPI (Foto: Divulgação) 

Na nota, as cinco empresas que assinam o documento enviado citam em três momentos termos para rotular as informações publicadas na matéria matinal como não condizentes com a realidade, as classificando de “inverídicas” (1º parágrafo), “falsas informações” (2º parágrafo) e “informações falsas” (3º parágrafo).

As cinco empresas de ônibus afirmam que “o que existe no caso é apenas uma insatisfação de 03 (três) empresas do sistema rodoviário do Estado que desde 2016 não poderiam transitar no centro de Teresina e que agora, apresentando falsas informações, pretendem pressionar o governo”.

E que “essas empresas tiveram ainda pedidos negados e horários indevidos revogados na Secretaria de Transporte do Estado, o que também vem motivando a apresentação de informações falsas, imaginando que, com isso, conseguirá obter alguma vantagem nos órgãos do Estado”. 

A matéria publicada pelo Blog Bastidores, do 180, que tratava sobre a ameaça de membros do sistema de transporte de parar os serviços, falava, no entanto, em protestos relacionados à concessão de rotas ilegais a vans no estado, cujos pedidos partiam de políticos ligados ao PP. Um documento foi colacionado à publicação.

Tais concessões, que não contariam com a fiscalização da pasta da Secretaria dos Transportes, estariam ajudando a quebrar empresários do setor.

Em nenhum momento a nota assinada pelas cinco empresas fala diretamente sobre as concessões supostamente ilegais da pasta a pedido de políticos. 

ENCONTRO DO DONO DA VAMOS COM O SECRETÁRIO DE TRANSPORTES

O presidente da Cooperativa dos Transportes Alternativos (COOMITAPI), Miranda Neto, após a reunião realizada hoje pela manhã com outros empresários insatisfeitos com o que chama de "politicagem", garantiu que deve parar o sistema de vans em protesto contra a pasta do Transportes. 

Ele chegou a tentar uma audiência com o Secretário de Transportes  do Estado, Manoel Gustavo Costa de Aquino, mas conta que esperou por duas horas e não foi recebido. 

E que o titular da pasta saiu pela porta dos fundos após um suposto encontro com o dono da empresa Vamos, o advogado Astrogildo Assunção.

Em contato com Astrogildo, ele disse, por telefone, que foi chamado até à pasta pelo grupo de empresários que assina a nota negando a paralisação e que até foi “pego de surpresa”. Mas que lá, soube que não havia sido protocolado nenhum pedido formal de paralisação. 

E que acha que o sistema de transportes deveria se unir em prol de um melhor oferecimento dos serviços em vez de brigarem entre si.

Também disse que o atual sindicato dos ônibus se representar 7 empresas "é muito", alfinetou. 

RACHA

Informou ainda sobre a criação de uma associação que vai envolver e representar as cinco empresas que assina a nota conjunta publicada logo abaixo. Falou em divergências de interesses como justificativa para a criação dessa associação. Seria a Associação das Empresas de Ônibus da Grande Teresina.

Também deixou claro que não tem autorização para explorar vans, somente ônibus. 

DESCULPAS E MANUTENÇÃO DA SUPOSTA PARALISAÇÃO

Miranda Neto está firme na decisão anunciada. Pelo menos até agora.

“A Cooperativa [das Vans] pede desculpas à população, mas diante do fato da prefeitura e do governo do estado estar em sendo enganados, nós vamos parar o sistema”, garantiu.

Sustentou, por fim, que as rotas da empresa Vamos também seriam bloqueadas em atos de protestos contra o que está ocorrendo no Piauí.

“O Astrogildo não manda no estado”, tascou.

A NOTA DOS EMPRESÁRIOS QUE NEGAM A PARALISAÇÃO:______

 

Comentários

Trabalhe Conosco