Denúncia de Vereadores -

Presidente de Câmara é acusado de conduzir sessão legislativa após testar positivo para Covid-19

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_Vereadores de Baixa Grande do Ribeiro ao lado do presidente da Câmara Legislativa Rodrigo Rocha Cirqueira
_Vereadores de Baixa Grande do Ribeiro ao lado do presidente da Câmara Legislativa Rodrigo Rocha Cirqueira, à direita (Foto: Divulgação/Câmara Legislativa)

Vereadores do município de Baixa Grande do Ribeiro se recusaram a entrar no plenário da Câmara Municipal no último dia 4 de novembro. O motivo alegado por eles era o fato de que o presidente da Casa Legislativa Rodrigo Rocha Cirqueira teria testado positivo para covid-19 no último dia 27 de outubro, mas mesmo assim, compareceu poucos dias depois à votação de uma prestação de contas referente ao exercício de 2017, gestão do então prefeito Ozires Castro Silva. A prestação de contas foi aprovada. 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia emitido parecer pela aprovação das contas de governo e das contas de gestão com ressalvas. Segundo o site da Câmara, "o Parecer do Tribunal de Contas só deixaria de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal, ou seja, a maioria qualificada de 06 (seis) votos dos 09 (nove) membros deste Poder Legislativo Municipal".

A casa possui 9 parlamentares e como 4 estavam ausentes a votação pela aprovação das contas foi de 4 a 1.

Um dia após a realização da sessão os vereadores Osmarindo Pereira da Silva, Hilton Pereira da Rocha, Leicivaldo Ribeiro Batista e Pedrovanio Pereira dos Santos encaminharam ofício à secretaria de Saúde de Baixa Grande do Ribeiro solicitando informações do resultado do exame feito pelo presidente da Câmara Rodrigo Rocha Cirqueira para detectar o novo coronavírus.

A ficha de investigação de suspeito de ter contraído o vírus COVID-19 que traz o nome do vereador apontava sintomas como febre e dor de garganta. 

Ao receber o exame, os vereadores constataram que o resultado foi positivo e agora querem anular a sessão que aprovou a prestação de contas do ex-prefeito, segundo um dos membros do Legislativo municipal, vereador Osmirando Pereira da Silva. 

CÂMARA PERDEU UMA VEREADORA

Osmarindo Silva disse que os vereadores querem “fazer justiça”, vez que “perdemos uma colega vereadora por covid".

“Aí o presidente da Câmara faz uma sessão com covid. É demais”, avaliou.

No dia 15 de maio deste ano a vereadora Diana Neris (PSB) veio a óbito após contrair covid-19.

Ela estava grávida e passou por um parto de emergência em Teresina. A criança sobreviveu. 

QUEDA DE BRAÇO

As lembranças da morte da vereadora, no entanto, não arrefeceram a queda de braço existente na Casa Legislativa entre os partidários do atual prefeito Zé Luís e do ex-gestor Ozires Castro, pondo frente à frente a base oposicionista e a situacionista. 

Ozires é acusado de querer se perpetuar no poder através de quem ajudou a eleger, tentando influenciar na gestão.

Os oposicionistas ao atual governo então, mesmo com um presidente do Legislativo em estado de saúde que exigiria isolamento, em face da covid-19, acabaram por votar o parecer técnico do TCE pela aprovação das contas do antigo gestor. 

ATUALIZAÇÃO

O Blog Bastidores, do 180graus.com, não conseguiu contato com o presidente da Câmara Legislativa de Baixa Grande do Ribeiro. Em caso de envio de esclarecimentos essa matéria poderá ser atualizada ou outra publicada.

Comentários

Trabalhe Conosco