Polêmica Denúncia -

Prefeito de Curimatá pede sigilo no processo em que é acusado de praticar farra com diárias

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_Valdecir Rodrigues de Albuquerque Júnior (Imagem: Divulgação)
_Valdecir Rodrigues de Albuquerque Júnior (Imagem: Divulgação)  

O SUPOSTO USO DESENFREADO DE DIÁRIAS

O prefeito de Curimatá, Valdecir Rodrigues de Albuquerque Júnior, apresentou sua defesa em processo junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), no qual dois vereadores do município, Ivande Lustosa Medeiro e Jonas Ribeiro dos Santos acusam o gestor de receber diárias em constantes viagens para a capital Teresina e Brasília, se afastando por diversas vezes do município, ficando longe do povo.

Segundo os vereadores, a situação se agravou “muito mais após o mês de outubro de 2017, quando o mesmo casou com uma servidora pública, Auxiliar de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí”.

“Ela cumpre rigorosamente todos os dias seu expediente no Tribunal de Contas do Estado - PI, é inviável estar ao lado do seu esposo tão distante, a aproximadamente 800km, a solução foi o Sr. Prefeito Valdecir Rodrigues de Albuquerque Júnior mudar-se para Teresina", sustentaram os vereadores, em uma denúncia polêmica.

Os vereadores elencam inúmeras semanas em que o gestor teria recebido diárias, incluindo sábados e domingos, e dizem que quando Valdecir Júnior está no município, o prefeito se “hospeda” na casa da mãe, na Av. Telésforo Guerra n° 722 - Centro - Curimatá - PI".

_Reprodução de denúncia (Imagem: Divulgação)
_Reprodução de denúncia (Imagem: Divulgação) 

Esse é o mesmo endereço que o gestor apresenta em sua declaração de imposto de renda, arrolada na peça de defesa, para justificar que é onde, na verdade, reside no município.

Em sua defesa o gestor também pede que o processo tramite de forma sigilosa, “como  medida  necessária  para preservação da intimidade da parte denunciada e também para [evitar] que os fatos narrados sejam utilizados como fatos políticos, visto a tramitação deste processo em ano eleitoral, situação esta que poderá influenciar no pleito eleitoral vindouro, podendo o denunciado ser ferido em sua honra e intimidade, enquanto gestor público do município de Curimatá”.

O relator do caso é o conselheiro Kléber Eulálio, mas até isso está sendo questionado, vez que ele não seria o relator responsável por julgar as contas da prefeitura no ano de 2018, mas sim em 2019, e os fatos se referem àquele ano.

O gestor alega ainda que a denúncia é “inepta, não devendo ser conhecida por parte do Relator, sob pena de manejo da estrutura  administrativa do controle externo, a serviço de intenções ardis, que em nada contribuem ao pleno exercício da função fiscalizatória a cargo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí”.

Também declina, em sua defesa de 138 páginas, fotos, matérias do portal de notícias oficial do município, de rede social e até uma matéria do 180graus, que confirmariam que ele estaria nos eventos apontados nas justificativas usadas para receber as respectivas diárias.

Registros de atos com políticos e agentes públicos tanto em Teresina quanto em Brasília também são expostos, bem como inúmeras melhorias no município que diz serem fruto desses encontros, o que justificariam mais ainda as diárias.

Kléber Eulálio determinou que a princípio o caso fosse avaliado pela área técnica da Corte de Contas.

Os técnicos devem produzir um relatório antes do caso ir a julgamento no Pleno da Corte.

Clique e Leia matéria anteriormente publicada:________

- Vereadores denunciam suposta farra de diárias do prefeito de Curimatá em viagens para Teresina

Comentários

Trabalhe Conosco