"Antiga Prática" -

Pessoas estranhas, sem vínculo com a Fundação Municipal de Saúde, trabalhavam no lugar de servidores

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

TRECHO DE AMPLA AUDITORIA NA FOLHA DE PESSOAL

Em relatório de auditoria assinado pelo ex-controlador-geral do município de Teresina Ricardo Teixeira de Carvalho Júnior - que hoje integra equipe designada pelo prefeito da capital Dr. Pessoa para auditar pagamentos supostamente sem empenhos na Fundação Municipal de Saúde (FMS) -, constam uma série de irregularidades.

A auditoria foi encaminhada ao vice-prefeito de Teresina Robert Rios Magalhães, que disse em entrevistas recentes ter informado as autoridades competentes dentro do governo à época. Esta auditoria, entre outras denúncias, foi entregue recentemente a órgãos que integram a rede de controle e à Câmara de Vereadores de Teresina.

Entre as muitas irregularidades detectadas havia o que o relatório assinado por Ricardo Teixeira de Carvalho Júnior tachou de “antiga prática irregular”, a sublocação. Segundo o relatório de auditoria explicou, “nesta espécie, o servidor público, impossibilitado de comparecer ao serviço, mas desamparado de justificativa legal para a sua ausência, remete outra pessoa - sem qualquer vínculo com a Fundação Municipal de Saúde - para prestar serviço em seu lugar”

“Nesse caso”, segue o relatório, “não se trata de substituição autorizada pela chefia imediata, mas de troca de servidor por outrem, sem a formalização de pedido ou contratação do substituto para tal fim”. 

EXPOSIÇÃO DE PACIENTES A ESTRANHOS

A prática, ainda segundo a auditoria feita na Fundação Municipal de Saúde, viola os deveres do servidor público municipal e constitui ato de improbidade administrativa. 

Além de que, diz o documento, “expõe pacientes das unidades de saúde ao serviço de pessoa sem vínculo com a administração pública e que, portanto, não teve analisada sua competência para desenvolvimento das atividades exigidas”.

Matéria Relacionada:

- Exclusivo: Pagamentos suspeitos da PMT envolvem fornecedores, há transferências e autoatendimento

Comentários

Trabalhe Conosco