Política

Com fornecedores sem receber · 03/01/2017 - 14h59

Padre Walmir empossa jornalista 'de confiança' na secretaria de Finanças

Ela terá o desafio de comandar a pasta em meio a atraso de salário e débito com fornecedores


Compartilhar Tweet 1



Por Apoliana Oliveira

A jovem jornalista Maria Santana é quem está agora no comando da secretaria de Finanças da cidade de Picos. E olha, os problemas com que terá de lidar não são poucos. Em conversa com o 180, ela admite atraso no salário dos servidores e dívida com fornecedores. Mesmo tentando amenizar a situação, a secretária sabe que terá muita dificuldade pela frente.

Santana está na administração pública desde 2013, e ocupava a secretaria de Governo da administração de Padre Walmir (PT). Com a recomposição da equipe, o prefeito decidiu levar para a pasta alguém de sua confiança, já prevendo a delicada situação das contas de gestão nesta transição.

O rombo anunciado na previdência de Picos, segundo ela, já está sendo regularizado. Contudo, há pendências no pagamento dos servidores referente à novembro de 2016, e atraso no pagamento de fornecedores da saúde e educação. O 13º salário, ela afirma, foi pago.

O que ajudou a amenizar a situação em Picos foi a liberação de parte da multa da repatriação, mas que foi suficiente apenas para cobrir pagamento de servidores. Já a arrecadação própria mensal vem caindo, ficando na faixa dos R$ 600 mil, valor que já foi bem maior.

- Ao 180, ela reconheceu que a Padre Walmir buscava alguém de confiança para gerir as finanças do município

Santana não é filiada a nenhum partido, mas foi uma das mais ativas na campanha para a reeleição do Padre. Hoje é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas. Já trabalhou na assessoria da prefeitura e chefiou a Coordenadoria de Comunicação.

Ao 180, ela falou ainda sobre a recomendação que recebeu do Padre: "[Ele] Pediu que a gente faça tudo que manda a lei", menciona. Como gestora, Santana sabe que o aviso do prefeito é mais que um pedido, e sim uma obrigação.

- Santana começou como assessora, e hoje coordena uma das mais importantes pastas da gestão em Picos