Análise -

180graus lista os oito maiores vencedores das eleições no Piauí em 2022

Não é difícil identificar os vencedores de uma eleição, mas é necessário um olhar mais criterioso para destacar aqueles que se tornam os maiores entre os vencedores.

Nesse artigo de análise, vamos procurar realçar os detalhes que fazem, destes, os oito grandes vitoriosos do pleito de 2022.

Vale ressaltar que a lista não está em ordem de importância. Boa leitura.

Foto: ReproduçãoRafael venceu para governador com larga votação em sua primeira candidatura
Rafael venceu para governador com larga votação em sua primeira candidatura

1. Rafael Fonteles

Rafael, apesar de colecionar muitos sucessos na vida e ser considerado um gênio, nunca foi candidato a nada. Foi secretário da fazenda por mais de sete anos e presidiu o Consefaz, mas é marinheiro de primeira viagem.

Mesmo assim, Fonteles foi o dono da sua campanha ao Governo do Estado e venceu um candidato experiente muito conhecido, Silvio Mendes, por mais de 300 mil votos.

Rafael é, sem dúvida, o grande vencedor das eleições 2022.

Foto: 180 ImagensRogério Milko, diretor do Datamax, começou no ramo como pesquisador de campo
Rogério Milko, diretor do Datamax, começou no ramo como pesquisador de campo

2. Instituto DataMax

Capitaneado por Rogério Milko, que iniciou no ramo das sondagens eleitorais como pesquisador de campo, o DataMax tem construído um histórico sólido de acertos. Foi assim com a vitória do DrPessoa, em 2020. Agora acertou os números dessa eleição para o Governo do Estado com quase nenhuma distorção.

Foto: 180 ImagensDatamax acertou o resultado das eleições 2022 para governador e para prefeito de Teresina em 2020
Datamax acertou o resultado das eleições 2022 para governador e para prefeito de Teresina em 2020

Os políticos e parte da imprensa apontam a ligação entre Rogério Milko com Themístocles Filho como um possível fator de influência, mas o que se tem visto são os acertos consecutivos do DataMax.

Foto: 180 ImagensEquipes de cobertura midiática da Força Azul estiveram presentes em todos os grandes eventos da campanha eleitoral de 2022
Equipes de cobertura midiática da Força Azul estiveram presentes em todos os grandes eventos da campanha eleitoral de 2022

3. 180graus

O maior portal do Piauí fez o que sabe fazer de melhor. Não poupou esforços para cobrir todos os maiores eventos da campanha mais disputada dos últimos 20 anos no Piauí.

Na capital ou no interior, um grupo da Força Azul estava sempre presente para noticiar os fatos em texto, vídeo e imagens. Foi assim da pré-campanha à apuração dos votos.

Foto: ReproduçãoOs debates televisionados, como este promovido pela TV Meio Norte, ajudaram a popularizar as imagens dos candidatos. Principalmente, a dos menos conhecidos como Rafael Fonteles e Joel Rodrigues.
Os debates televisionados, como este promovido pela TV Meio Norte, ajudaram a popularizar as imagens dos candidatos. Principalmente, a dos menos conhecidos como Rafael Fonteles e Joel Rodrigues.

4. TV aberta

Nos bastidores das pré-campanhas pairava o sentimento tácito de que a TV aberta era um modelo superado pelas redes sociais e que não faria diferença no sentimento do eleitor. Os meses seguintes demonstraram o quão todos estávamos errados.

Foram os programas do horário eleitoral gratuito e as inserções durante a programação que ajudaram a tornar conhecidos tanto o governador eleito Rafael Fonteles e Joel Rodrigues.

Nos debates promovidos pelos canais de TV o Piauí e o Brasil descobriram a Lourdes Melo e Gessy Lima foi desmascarada. Atitudes arrogantes e destempero emocional da candidata transpareceram pela tela da televisão.

Enfim, a TV aberta mostrou que está mais vida do que nunca.

Foto: ReproduçãoGeorgiano iniciou na vida política por influência do pai mas já tem completa autonomia e, hoje, ajuda a puxar a votação de Julio César
Georgiano iniciou na vida política por influência do pai mas já tem completa autonomia e, hoje, ajuda a puxar a votação de Julio César

5. Georgiano e Júlio César

Georgiano, um obstinado, supera a marca de 100 mil votos, mesmo dando vários colégios eleitorais para Simone Pereira. De quebra, ainda impulsionou a votação do próprio pai, Júlio César, ajudando-o a superar a marca dos 130 mil votos.

Foto: NoneJulio César e Georgiano foram, respectivamente, os deputados federal e estadual mais votados do Piauí
Julio César e Georgiano foram, respectivamente, os deputados federal e estadual mais votados do Piauí

Georgiano, aos 28 anos, vai para seu terceiro mandato como o grande vencedor dos proporcionais no Piauí.

Foto: ReproduçãoJeová Alencar teve habilidade para contornar a situação delicada que ficou ao optar por deixar de apoiar Rafael para seguir com Silvio
Jeová Alencar teve habilidade para contornar a situação delicada que ficou ao optar por deixar de apoiar Rafael para seguir com Silvio

6. Jeová Alencar

Jeová teve muita habilidade para superar a situação muito difícil de ter dixado de apoiar Rafael Fonteles para se juntar a Silvio e Joel. Nesse processo, distanciou-se do DrPessoa, o que aumentou a insegurança de sua situação política.

Apesar de tudo, teve uma grande votação dentro do Republicanos superando o grande nome do partido por anos, o Pastor Gessivaldo e se tornou o único da legenda a conquistar uma cadeira na Alepi.

Jeová demonstrou grande força e se cacifou para ser candidato a prefeito da capital em 2024, se desejar.

Foto: ReproduçãoThemístocles não foi vaidoso e manteve-se discreto durante a campanha enquanto cuidava de articulações para eleger Rafael e os dois filhos
Themístocles não foi vaidoso e manteve-se discreto durante a campanha enquanto cuidava de articulações para eleger Rafael e os dois filhos

7. Themístocles e filhos

Themístocles Filho soube como se comportar durante a campanha e não teve vaidade em aparecer. De maneira discreta, atuou nos bastidores costurando apoios para a eleição de Rafael e cuidou das eleições dos dois filhos: Felipe Sampaio para estadual e Marcos Aurélio para federal.

Foto: 180 ImagensOs dois filhos de Themístocles, DrFelipe Sampaio e Marcos Aurélio Sampaio, foram eleitos com votações expressivas
Os dois filhos de Themístocles, DrFelipe Sampaio e Marcos Aurélio Sampaio, foram eleitos com votações expressivas

Comportamento oposto ao demonstrado por Ciro Nogueira e Iracema Portella. Ambos sempre foram “candidatos de estrutura” e não de linha de frente. Ao optar por se expor, mais tiravam voto de Silvio Mendes do que acrescentavam.

Foto: ReproduçãoLula visitou o Piauí ainda na pré-campanha para ajudar a popularizar a imagem de Rafael Fonteles
Lula visitou o Piauí ainda na pré-campanha para ajudar a popularizar a imagem de Rafael Fonteles

8. Lulismo no Piauí

Mostrou-se imbatível, ganhando em todos os municípios do Piauí, inclusive em Teresina.

Ciro Nogueira espalhava, em Brasília, que Bolsonaro venceria tranquilamente em Teresina e nas grandes cidades do Piauí. O que se viu foi o piauiense, mesmo os mais velhos, aguardando até 5 horas na fila para votar em Lula.

Foto: 180 ImagensLulismo no Piauí é imbatível. Venceu em todos os municípios; alcançou quase 75% dos votos; elegeu o governador; 4 dos 10 deputados federais e 12 dos 30 estaduais.
Lulismo no Piauí é imbatível. Venceu em todos os municípios; alcançou quase 75% dos votos; elegeu o governador; 4 dos 10 deputados federais e 12 dos 30 estaduais.

Comentários