Informações Dúbias -

Operação Cerrados: Relatórios de Inteligência se contradizem sobre parentesco de 'dono' da Ambientar

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

Foto: Reprodução _Um dos relatórios é do Laboratório de Lavagem de Dinheiro
_Um dos relatórios é do Laboratório contra Lavagem de Dinheiro do MP-PI

No decorrer nas investigações que culminaram na Operação Cerrados, deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MP-PI), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), dois relatórios de inteligência teriam apresentado informações contraditórias ao reportarem sobre ligações de parentesco do que seria um dos donos da Ambientar, Demerval Pereira Silva.

Como noticiado pelo Blog Bastidores, do 180graus.com, relatório do Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas para combate à Corrupção (NUGEI), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que acompanha a denúncia ofertada pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MP-PI), apresenta que "há fortes indícios" de que a empresa Ambientar, contratada sistematicamente pelo município de Uruçuí para a limpeza pública, é do irmão do prefeito afastado Francisco Wagner, Demerval Pereira da Silva - um dos alvos na ação penal deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MP-PI), após a Operação Cerrados, contra suposta organização criminosa existente no município

Também como já noticiado pelo mesmo blog, a Lei Orgânica do município veda tais relações contratuais. E, ser ou não ser irmão do gestor afastado de Uruçuí muda algumas circunstâncias, como eventual desrespeito à Lei Orgânica do Município quando das contratações.

Ocorre que um primeiro relatório de inteligência produzido a pedido do GAECO, e que tem como responsável o Laboratório de Tecnologias Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) do MP-PI, que se debruçou sobre dados obtidos via quebra de sigilo bancário autorizado pela justiça e outros dados de fontes abertas, aponta que Demerval Pereira é irmão, na verdade, de Francisco Pereira da Silva e, portanto, tio de Hanan Caldas e de Hilana Caldas, e não irmão do prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner.

Foto: Reprodução

No decorrer das investigações e com a realização da instrução processual, as informações vão sendo aperfeiçoadas, chegando mais próximas da realidade. 

A árvore genealógica do prefeito afastado, entretanto, não informaria que um dos eventuais donos da Ambientar seria seu irmão.

CARGOS PÚBLICOS

O relatório do Laboratório de Tecnologias Contra a Lavagem de Dinheiro aponta ainda que, "importante mencionar que DEMERVAL PEREIRA DA SILVA foi candidato a Prefeito de NAZÁRIA, na eleição de 2012, pelo PMDB e ocupa (ou já ocupou) cargos comissionados na Câmara Municipal de Teresina e na Secretaria Estadual de Justiça - SEJUS. Da mesma forma, a sua esposa, ODÍLIA PEREIRA NETA DA SILVA, ocupou cargo comissionado na Câmara Municipal de Teresina e na Secretaria Estadual de Justiça - SEJUS".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

GAECO / Uruçuí | Até motorista oficial recebia mesada da Ambientar e repassava ao prefeito afastado

Operação Cerrados | GAECO afirma que mesmo após denúncia ao TJ, investigações seguem em Uruçuí

Comentários

Trabalhe Conosco