Política

Notícias do Meio Jurídico · 26/03/2013 - 03h36

OAB inaugura a Sala dos Advogados Professor José Camillo da Silveira Filho

Presidente da OAB-PI, lembra que o espaço servirá também à sociedade


Compartilhar Tweet 1



Advogados de Teresina e de todo o Estado passam a contar com mais um espaço para agilizar as atividades dos profissionais. O presidente da Ordem dos Advogados, Seccional Piauí, Willian Guimarães Santos de Carvalho inaugurou a Sala dos Advogados no Juizado Especial Cível e Criminal – Anexo II Instituto Camillo Filho, que recebeu o nome do prof. José Camillo da Silveira Filho.

Uma justa homenagem à José Camillo da Silveira Filho (in memoriam), advogado e reconhecido como um dos maiores educadores da história do Piauí. Na ocasião estavam presentes a Sra. Teresinha de Jesus Carvalho da Silveira (viúva de José Camillo), a neta Mariana da Silveira Bona, além de familiares e amigos.

Em discurso, a neta Mariana Bona agradeceu à OAB-PI pela singela e representativa homenagem ao professor Camillo Filho, destacando ainda, nas palavras do avô, a essencialidade da advocacia para a efetivação da Justiça. “O essencial e indispensável é desenvolver esse mister com grande seriedade e responsabilidade”.

Representando o ICF, o Diretor Acadêmico professor Marcelino Leal, declarou que a homenagem constata o reconhecimento da entidade a Camillo Filho, que marcou a vida da OAB como conselheiro por muitos mandatos. “Agradecemos a justa homenagem, afirmando o propósito de, como instituição formadora de futuros advogados, sempre honrar a advocacia e o nome de Camillo Filho”, fala.

Para a coordenadora do curso de Direito do ICF, professora Adriana Ferro, “a Sala dos Advogados Professor Camillo Filho é um espaço de cidadania que vai acolher tanto os advogados quanto os estagiários para a realização de trabalhos que são essenciais à distribuição da justiça”.

Willian Guimarães, presidente da OAB-PI, lembra que o espaço servirá também à sociedade, seja diretamente ou por meio do seu advogado. O presidente destaca ainda o papel de Camillo Filho para a sociedade piauiense. “É um momento ímpar para todos nós que fazemos a Ordem. Essa é uma sala dedicada à advocacia e todos nós temos que cuidar dela”, afirma Guimarães, acrescentando que todos passam a ser responsáveis pela manutenção do local, que conta com computador, impressora com scanner, ar-condicionado e mesa para atendimento.

Na ocasião, o secretário geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI), Dr. Joaquim Santana Neto, fez a doação de um Vade Mecum em nome da entidade, ferramenta de trabalho indispensável a todos os advogados.

Também estiveram presentes à solenidade, a vice-presidente da OAB-PI, Dra. Eduarda Miranda; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Dr. Eusébio Holanda; o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Dr. Antonio Wilson Soares e a presidente da Comissão de Advogados Civilistas do Piauí, Dra. Amparo Rodrigues.


Fonte: Com informações da Assessoria