Administração Pública -
Nepotismo | Ministério Público investiga nomeação de “esposa, irmão e amante” de secretário na Saúde
Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

A promotora de Justiça Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo, que está respondendo pela Promotoria de Justiça de Inhuma, investiga, no âmbito de Inquérito Civil, “possível caso de nepotismo praticado pelo Secretário Municipal de Saúde da cidade de Ipiranga-PI”, e que envolveria a “nomeação da esposa, irmão” e até “amante para cargos no referido órgão”.
Em sede de diligência inicial, a promotora de Justiça determinou que fossem notificados quatro pessoas, para que tivessem a oportunidade de “manifestação por escrito e de juntada de documentos que comprovem suas alegações e auxiliem na elucidação dos fatos”.
Devido à precariedade do site institucional da Prefeitura de Ipiranga, no tocante à comunicação institucional, com ausência de telefones, sendo que o existente não estabelece contato com o Poder Executivo municipal ("não existe"), não foi possível ouvir o titular da pasta da Saúde, Derisvaldo Xavier.
Em caso de retorno, a matéria será atualizada ou outra será publicada.
Também não foi possível contato com o prefeito, Elvis Ramos, no que seria o seu telefone particular. Até o momento da publicação não houve retorno do principal gestor do município, após a tentativa de contato.
PROBLEMA MUITO É POUCO NA SAÚDE
A pasta da Saúde de um governo, sensível, geralmente é uma das que mais exige do gestor público. Não seria incorreto dizer que ela já tem problemas em demasia.