Petista faz caravana pelo NE -

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa na UFPI e o dedica a Marisa

Em seu último compromisso no Piauí, como parte da caravana que realiza pelos estados do Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (04/09) de solenidade na Universidade Federal do Piauí. Na oportunidade lhe foi entregue o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo conselho universitário da instituição, após proposição do professor doutor Antonio José Gomes.

Na semana passada, a justiça negou pedido de liminar, que tentava impedir a entrega do título ao ex-presidente, sob a alegação de que no evento Lula poderia fazer "propaganda político-eleitoral em seu favor, o que caracteriza o desvio de finalidade do ato público".

Em seu discurso, dedicou o título a sua falecida esposa, Marisa Letícia, e ao ex-ministro Fernando Haddad, para ele, o melhor ministro da Educação que o país já teve em sua história.

Lula mencionou ainda o seu orgulho em receber o título, "porque vem do estado com a melhor escola pública". Lembrou que no início de seu governo, aluno de escola pública nem participava de competições de conhecimento, como a Olimpíada de Matemática. "Hoje o Piauí tem medalhista".

Comemorou que "o fato de essas medalhas surgirem de uma cidade do interior do Piauí faz ruir o preconceito de quem não acredita em educação para todos", e os avanços com o aumento no número de universidades públicas e institutos federais pelo país, durante os governos do PT. "Sou o presidente que mais universidades fez", acrescentou.

O líder petista segue ainda hoje para a cidade de São Luiz (MA), onde vai encerrar sua caravana.

No Piauí desde a última sexta-feira (01), ele visitou para atos oficiais, além de Teresina, as cidades de Marcolândia, Picos e Altos. Mas no percurso, fez diversas paradas em outros municípios, para cumprimentar a população.

- Fotos: Fábio Carvalho/180graus

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco