Efeito 7 de Setembro -

Luiz Fux rebate Jair Bolsonaro e pede ao povo para não cair "na tentação de narrativas messiânicas"

 

Por Rômulo Rocha  - Do Blog Bastidores

 

_Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux (Foto: STF)
_Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux (Foto: STF) 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, rebateu em tom duro as agressões e ameaças proferidas pelo presidente Jair Bolsonaro contra membros da corte e a própria instituição, e disse que em se confirmando desrespeito a ordem judicial por parte do chefe do Palácio de Planalto estará constatado crime de responsabilidade. 

"Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional", afirmou.

Em outra passagem de sua fala quando da abertura dos trabalhos na corte, Fux alertou ao povo para que não caia na “tentação das narrativas messiânicas”. "Povo brasileiro, não caia na tentação das narrativas fáceis e messiânicas, que criam falsos inimigos da nação", disse.

O presidente do STF também lamentou que se invoque a democracia para promoção de ideias antidemocráticas. 

"Infelizmente, tem sido cada vez mais comum que alguns movimentos invoquem a democracia como pretexto para a promoção de ideias antidemocráticas. Estejamos atentos a esses falsos profetas do patriotismo, que ignoram que democracias verdadeiras não admitem que se coloque o povo contra o povo, ou o povo contra as suas próprias instituições", pontuou.

Comentários

Trabalhe Conosco