Desistência de JVC -

JVC ABANDONA A POLÍTICA:Não se candidata mais a nada

Como o 180graus informou em primeira mão, na noite desta segunda-feira, dia 9, o senador João Vicente Claudino (PTB) não vai mais ser candidato a reeleição no pleito deste ano. E mais: ele vai realmente desistir de vez da política. Não se candidatará a mais nada e irá se desfiliar do PTB.

JVC vai alegar que é um pedido da família, principalmente do pai, o bilionário João Claudino, que está no avançar da idade, aos 85 anos comandando o grupo mais rico do Piauí. É claro que a família quer, mas a verdade é que o próprio JVC já estava de decisão tomada, pois tem andado desiludido, não se sente bem com a maneira atual de fazer política.

Desde a noite de segunda-feira e início da manhã desta terça-feira (10/06), o 180graus vem tentando contato com o senador. Ele não atende telefone celular e está com acesso apenas a pessoas mais próximas. Nem mesmo os colegas de bancada e de chapa, também senadores Ciro Nogueira (PP) e Wellington Dias (PT), têm conseguido entrar em contato com João Vicente. Todos esperam por uma definição do anúncio, que pode ocorrer nas próximas horas. O Maior Portal do Piauí falou por duas vezes com o deputado Nerinho.

E como fica a chapa da qual JVC fazia parte a partir de agora?! Quem será o novo candidato a senador?! E a vice, ainda fica para o PP?! De que maneira pode prejudicar a candidatura de W.Dias (ou não prejudica)?! E Ciro, o que tem feito em cima disso tudo, já que vem sendo colocado como o grande articulador político, chamado até pela presidenta Dilma Roussef (PT) de "meu amigo pessoal"?! E Seu João Claudino, o que tem dito sobre essa decisão do filho, único político atuante na família?! Para estas e outras perguntas, vamos aos seguintes tópicos:

FAMÍLIA APOIA DECISÃO
JVC teve uma reunião com a família toda, inclusive na presença do pai, Seu João. Comunicou que vai desistir de ser candidato e vai desistir da política. Todos o apoiaram. Acham inclusive que é uma decisão acertada. Mas JVC já havia assim decidido desde o fim de semana passado. Ele teve uma viagem para o Rio de Janeiro (RJ) com a mulher Joselene e aproveitou para refletir se realmente queria continuar ou não. Ele tem se mostrado contra esse formato de fazer política. Não faz o seu estilo fazer conchavos, negociatas. Nem mesmo esses oito anos no Senado fizeram ele mudar de opinião.

SILVIO A SENADOR? IMPOSSÍVEL!
A chapa encabeçada por W.Dias agora está desfalcada e pode ser totalmente refeita. Falam até em ter o ex-prefeito Silvio Mendes (PSDB) migrando para este lado disputando uma vaga no Senado. Impossível! Ora bolas, se os petistas, em especial Dilma e o 'grande cabeça', ex-presidente Lula querem é tirar tudo que político que seja contra o projeto deles, como iam apoiar Silvio?! Lula inclusive vem ao Piauí na sexta-feira próxima, dia 13, para fazer campanha e criticar o adversário da chapa, Wilson Martins (PSB), pré-candidato a senador na chapa encabeçada agora pelo governador Zé Filho (PMDB). Para se ter uma ideia, Lula se orgulha por ter acabado com o poder que tinham no Piauí os ex-senadores e seus opositores ferrenhos Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (PSB).

ELMANO DE VICE?! IMPOSSÍVEL!
Outra especulação que se coloca é que o ex-prefeito Elmano Ferrer pode passar a ser o indicado do PTB para ser candidato a vice da chapa. É outra coisa impossível. Algo muito improvável. Seria uma humilhação em especial para Seu João, pai de JVC. É que quando foi prefeito Elmano teve alguns desentendimentos com o empresário e os dois se afastaram por demais um do outro. Seu João não gosta de Elmano e com o filho saindo da candidatura majoritária para entrada do ex-prefeito ele se sentiria desrespeitado. Por isso o PTB nem cogita essa hipótese. A propósito, talvez nem o próprio Elmano queira. Para ele nunca desceu o gesto de W.Dias em tirado o apoio do PT à sua candidatura na última hora nas Eleições 2012. JVC preferiu reconsiderar, perdoar W.Dias. Elmano não: para ele foi uma traição. E que o prejudicou bastante.

PTB PODE IR PARA O LADO DE WILSÃO
Sem o seu principal líder, o PTB pode migrar para o lado de Wilson Martins. Deputados como Nerinho, Helio Isaias e Fernando Monteiro sempre demonstraram um apreço enorme por Wilsão. E, como este está fechado com a candidatura a reeleição do governador Zé Filho (PMDB), é bem provável que esses e outros petebistas mudem de lado e passem a fazer parte da base governista. Seria um duro golpe à chapa de oposição, de W.Dias. Até mesmo Elmano concordaria com a ideia, lembrando do que foi falado acima, da traição de W.Dias em 2012. Outro detalhe: a chapa governista tem bons candidatos na chapa proporcional, sobretudo para deputado federal. Isso agradaria demais outro petebista que costuma falar grosso quando o assunto é disputa eleitoral: Paes Landim.

R$ 30 MILHÕES PARA ENFRENTAR WILSÃO
Para W.Dias, não tem ninguém mais indicado do que o senador Ciro Nogueira, já chamado de 'MegaCiro', e seu forte e rico PP para entrar nesta disputa enfrentando Wilsão. A campanha para o Senado deste ano, que promete ser a mais cara de toda a história, não vai sair por menos de R$ 30 milhões. E Ciro é um dos poucos que teria como bancar essa disputa. Colocaria a mulher, deputada federal Iracema Portela, ou a deputada estadual Margaret Coelho. Além disso o PT aproveita para colocar a responsabilidade nos ombros de Ciro Nogueira e do PP, que passaria a abraçar de vez a chapa e não ficaria apenas no 'discurso'. Deixava de aparecer apenas de vez em quando nas solenidades realizadas no Piauí. Acabava com as justificativas de que 'não foi para eventos no estado' porque está viajando pelo Brasil ajudando campanhas pepistas em outros estados.

JVC QUER VER OS FILHOS CRESCER, SER DIFERENTE
Alheio a tudo isso, JVC passaria a não mais fazer parte da política para se dedicar aos filhos, aos negócios da família e à sua vida pessoal. Já até anunciou: vai se desfiliar do PTB. Ele agora quer fazer diferente do pai, Seu João, que se voltou muito mais para os negócios do que para a própria família. Para JVC a política não está fazendo muita diferença. Não faz parte do seu perfil ser um 'político profissional'. Ele agora pretende marcar uma entrevista coletiva acompanhado da família, onde fará o anúncio oficial de que abandona a política. Falta apenas marcar o dia e a hora.

------------------------------------------------------------------------
LEIA A MATÉRIA PUBLICADA EM 1º MÃO:

JVC TERIA DESISTIDO: Troco para W. Dias pelas 'traições'
VAGA DE SENADOR SERIA DISPUTADA por Margareth ou Iracema e o PSDB pode ser vice

O senador João Vicente Claudino (PTB) teria desistido de disputar a reeleição no pleito de outubro deste ano. O assunto que era tratado como mera especulação ganhou força nos bastidores da política local nesta segunda-feira (09/06).

Por vários motivos chega-se a esta conclusão. Abaixo, tópicos que que servem para entender o porquê de JVC pensar em realmente desistir da ideia de se candidatar a reeleição. Vai desde a vontade pessoal do próprio senador a motivos que incluem o 'ar de superioridade' do colega Ciro Nogueira (PP) e até os 'balões' dados pelo companheiro Wellington Dias (PT) em 2010 e em 2012.

LARGA A POLÍTICA?
JVC há muito deu sinais de que largaria a política. Ele admitiu a interlocutores e chegou a falar durante todo o mandato de senador, nos últimos oito anos, que não queria mais ser candidato a reeleição. Quer largar a política e voltar para os negócios da família.

FALTANDO A EVENTOS
O senador João Vicente Claudino era aguardado no evento do PR, realizado na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira, e que contou com a presença do senador e pré-candidato a governador Wellington Dias (PT). Mas não compareceu. W.Dias informou que ele estava em viagem e por isso faltou. Procurado, o próprio senador ainda não se manifestou oficialmente. Não foi o primeiro evento que ele faltou. Deixou de prestigiar, por exemplo, a visita de Dilma ao Piauí, há um mês.

PP DE OLHO NESTA VAGA
Por conta da sua desistência, o PP passou a olhar com mais atenção para esta vaga, disputando o Senado. E o nome seria ou o da deputada estadual Margareth Coelho, que era colocada como pré-candidata a vice, ou o da própria deputada federal Iracema Portela esposa do senador e presidente do partido, senador Ciro Nogueira. Este, aliás, tem sido alvo de queixas de JVC. Denuncia 'ar de superioridade'. Como se W.Dias e o próprio JVC dependessem dele, Ciro.

VICE PARA O PTB OU O PSDB
Ao PTB caberia agora a indicação de um nome para ser pré-candidato a vice na chapa encabeçada pro W.Dias. Mas tem um outro detalhe: Essa vaga de vice pode pertencer ao PSDB, já que o prefeito Firmino Filho (PSDB) vem tendo conversas com W.Dias e o PT. Mesmo que remotas, essas chances existem e os tucanos já têm até um nome: o do pré-candidato a deputado estadual Firmino Paulo. O PSDB, no entanto, pensa em viabilizar a candidatura de Silvio Mendes e por isso contratou até uma pesquisa, junto ao Instituto 'Opinar', para avaliar o nome do ex-prefeito.

VIAGEM PARA O RIO DE JANEIRO
Não é de hoje que o senador João Vicente Claudino parece que tem dado sinais de que não quer entrar na disputa. A impressão é a de que não vive o clima de campanha, diferente de outros pré-candidatos, como o próprio W.Dias e o ferrenho adversário Wilson Martins (PSB). JVC passou o último fim de semana no Rio de Janeiro (RJ), com a mulher, Joselene, passeando e até fotos de uma visita à Rede Globo ele postou em seu Instagram, em clima de 'férias' enquanto o circo pega fogo no cenário político local.

VEJA FALA DE LULA, MAS NEM CITA JVC
Para completar a onda de 'desistência de JVC', a revista Veja, em sua edição na Internet, através da coluna Radar, assinada por Lauro Jardim, publicou informação de que o ex-presidente Lula (PT) vem mesmo a Teresina na próxima sexta-feira, dia 13, mas apenas para dar apoio à campanha de W.Dias e palestrar para empresários. O nome do senador pelo PTB nem mesmo é citado. "Lula vai turbinar a chapa petista ao governo do estado no Piauí, encabeçada por Wellington Dias. Na visita em que fará a Teresina, na sexta-feira, Lula levará o discurso de campanha aos líderes dos partidos que integram a coligação de Wellington Dias, numa palestra, que também atrairá empresários locais.", escreveu Lauro Jardim.

ENQUANTO ISSO, WILSÃO RECEBE O PTB
Adversário e de olho nessa vaga única para o Senado, ex-governador Wilson Martins (PSB), ao contrário de João Vicente Claudino, não para e tem recebido em seu escritório político até mesmo lideranças do PTB. O 180graus mostrou em nota publicada na tarde desta segunda-feira Wilsão recebendo os prefeitos Edson Carvalho, do município de Francisco Santos, e Ronaldo Barbosa, de Elesbão Veloso, ambos do PTB. Não são poucos os petebistas que reclamam do clima de 'abandono' por quem deveria ser a principal liderança do partido.

JVC DARIA O TROCO EM W.DIAS
Vale lembrar: JVC foi 'traído' por W.Dias nas últimas duas eleições. Em 2010 o petista disse que ficaria no mandato até o fim, tendo JVC como seu candidato a governador. Ledo engano: W.Dias apoiou Wilsão, que foi eleito e deixou João Vicente a ver navios. Em 2012 o PT quase todo estava fechado na campanha de Elmano Ferrer, então candidato a reeleição pelo PTB de JVC. No entanto, no fim do prazo, W.Dias reapareceu e fez com que todos mudassem de ideia e abandonassem Elmano. Seria a hora de JVC dar o troco e 'trair' W.Dias. Este tem tentando convencer JVC até a convenção para tentar garantir que confirme-se como candidato.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco