Confronto de Dados -

Hospital de Uruçuí informa ao TCE-PI quase 9 mil internações inexistentes no ano de 2016

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

____________________

- Hospital em Uruçuí é alvo de auditoria do Tribunal de Contas do Estado, em face de inúmeras suspeitas

_______________________

O Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, localizado em Uruçuí, informou milhares de internações a mais ao Tribunal de Contas do Estado, o que estaria muito além de sua capacidade. Tais internações teriam ocorrido no ano de 2016 e, em existindo, superlotaria o hospital.

Em um dos campos do relatório de auditoria realizada por técnicos da Corte de Contas, em que evidencia “prestação de contas com dados incompatíveis com a capacidade instalada de atendimento” e “contratações e internações questionáveis”, o TCE traça comparativos um tanto desconcertantes.

“O HRSDA informou ao TCE/PI através do relatório anual do número de pacientes atendidos, que houve o total de 10.773 pacientes internados durante o ano de 2016. Possui, conforme informação extraída do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), vinculada ao Ministério da Saúde, o total de 37 leitos”, diz o relatório.

E seguem os técnicos: “O número de internações é uma variável que se relaciona à quantidade da capacidade instalada do Hospital consubstanciada do número de leitos disponíveis”.

Ainda, que “os atendimentos realizados pelo Hospital é o que fundamenta os gastos realizados com material de consumo e serviços oferecidos pelo Hospital, sendo, portanto, diretamente proporcional”. O que no caso do hospital de Uruçuí não eram.

“COMPARAÇÃO”

“Ao realizarmos uma comparação entre o número de leitos e o número de internações entre o HRSDA e o Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), outro hospital regional do Estado, localizado no município de Oeiras/PI, constatamos uma colossal desproporção”, traz o relatório.

“Em relação ao HRDC, que possui 71 leitos cadastrados no CNES, possuindo, assim, 92% de capacidade a mais de internação, o total de internações anual foi de 4.533, um número bem inferior ao de 10.773 internações informadas pelo HRSDA”, complementa o documento.

E acrescem: “Enquanto a média de internações mensais do HRDC é de 378 pacientes, a média mensal do HRSDA, que possui apenas 52,1% da capacidade do anterior, foi de 898 pacientes”.

E concluem: “A comprovação do número de internações se faz com a apresentação das Autorizações de internações Hospitalares (A. I. H’s). Assim, diante da contradição indicada, resta a apresentação de tais documentos para comprovar o referido número de atendimentos nas internações. Não se pode prestar contas a esse Tribunal como informações sem comprovações”.

A DEFESA DO HOSPITAL

Ao apresentar suas explicações em face de defesa aos técnicos do Tribunal de Contas, os responsáveis pelo hospital informaram que “houve equívocos do Diretor Clínico na compilação dos dados”.

E que, na verdade, o número atual de internações no ano de 2016 foi de 1.874 pacientes.

“Isso significa que a média mensal de internações foi de 156 pacientes, o que é plenamente compatível com a capacidade de atendimento instalada nesta Unidade de Saúde”, argumentam para rebater as suspeitas levantadas pelos técnicos da Corte de Contas.

CERTO MESMO?

O problema vai existir se a princípio os números informados assim o foram para justificar gastos não comprováveis no âmbito do hospital.

Comentários

Trabalhe Conosco