Política

Investido mais de R$ 1 milhão · 29/07/2020 - 13h06 | Última atualização em 29/07/2020 - 15h15

Governador entrega equipamentos para modernização do Corpo de Bombeiros

Entre os equipamentos está uma ambulância utilizada para operações de resgate e transporte de vítimas


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (29), da entrega de novos equipamentos ao Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí. Com um investimento total de mais de 1 milhão de reais, os equipamentos foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual, por meio de emenda do deputado estadual Gessivaldo Isaias; da arrecadação de taxas de análises de projetos e de vistorias pelo Corpo de Bombeiros, do Siafem-Infraero e da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Para o governador, os equipamentos são de suma importância para a corporação. “Os Bombeiros têm essa a missão de trabalhar em combate a incêndios, resgates, atendimento de vítimas de acidentes, ou seja, em várias situações críticas, além do trabalho de fiscalizações em prédios. Por esse motivo excepcional, o Estado tem trabalhado e investido recursos para equipar e modernizar as equipes a fim de dar as condições necessárias para execução, de forma segura, desse serviço. Hoje entregamos diversos equipamentos, além de um veículo muito importante que é a ambulância de resgate que foi entregue e ainda vão chegar mais três, todas adquiridas com a emenda do deputado estadual Gessivaldo Isaias, o qual agradeço muito por essa colaboração”, destacou Wellington.

Entre os equipamentos adquiridos pelo órgão está um veículo de resgate modelo ambulância tipo C, utilizado para operação de resgate e transporte de vítimas; conjunto de roupas de aproximação e combate a incêndio estrutural, que suportam temperaturas até 400 graus Celsius; luvas e botas de combate a incêndio e de salvamento; compressores elétricos para recarga de cilindros, lanternas recarregáveis para capacete tipo F1 e F2 , motosserras, equipamentos de proteção respiratória e serras sabre.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico, os novos equipamentos irão auxiliar os combatentes nas mais diversas situações de risco. “Com esses equipamentos, nossos bombeiros poderão ir para as operações devidamente equipados e com o material necessário para o exercício da profissão, com um investimento de quase 1 milhão de reais, esse material é de excelente qualidade que estão entre os modelos mais modernos utilizados por corporações de Corpo de Bombeiros”, ressaltou o comandante.

Ainda de acordo com Carlos Frederico, a corporação, além de novos equipamentos, está investindo também em novas qualificações. No ano de 2019, foram formados dois mergulhadores profissionais em São Paulo. O curso, segundo o coronel, é um dos mais rigorosos do país.

A soldada Weila Araújo, primeira mulher do Piauí formada no grupo de mergulhadores, falou como sua formação vai agregar nas operações da corporação. “ A gente sempre teve esse déficit na corporação por ser um curso bastante exigente em que há pouco procura justamente por mulheres. Neste curso aprendemos a fazer busca submersa de corpos, de objetos em situações com muitos obstáculos. Com tudo que aprendi, agora estou disponível para colaborar com a corporação”, destacou Weila.

A corporação conta agora também com um novo combatente que irá auxiliar nos resgastes, o cãozinho que teve o nome escolhido pela população e se chama Thor. Ele irá ser treinado por dois anos e logo estará pronto para o serviço.

“Thor é o primeiro cachorro de resgate da corporação que será treinado por dois oficiais que chegaram de Santa Catarina, tenente César e soldado Bandeira. O cão veio de linhagem de cães de identificação de São Luís, foi uma doação que recebemos e espero que a gente consiga nos próximos dois anos estar com ele pronto e certificado como cão de busca e salvamento de resgate”, destaca o comandante Carlos Frederico.

O deputado Gessivaldo Isaias falou da importância de destinar recursos à corporação. “Eu coloquei em uma conversa junto ao coronel Carlos Frederico que durante meus quatro anos de mandato todo ano eu colocarei recursos para compra de uma ambulância, pois em uma situação de acidente o bombeiro já pode ir cortando o veículo e se o Samu não chegar o próprio bombeiro já vai iniciando o resgate, uma atitude que pode salvar vidas. Então esse é o meu objetivo com essa emenda”, ressaltou o parlamentar.


Fonte: Com informações da Ascom

Comentários