“Empresa de fachada” -

GAECO: empresa que 'fazia' pavimentação em Itaueira era uma oficina de motos

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_Promotora Débora Aragão, coordenadora do GAECO no Piauí (Imagem: Reprodução)
_Promotora de Justiça Débora Aragão, coordenadora do GAECO no Piauí (Imagem: Reprodução) 

“CONSTRUINDO SONHOS”. DE QUEM ?

A empresa Construtora Brasil Construindo Sonhos (Ediva de Sousa Cavalcante -ME), de propriedade do empresário Ediva de Sousa Cavalcante, que nos contratos com o município de Itaueira seria responsável por tocar obras de pavimentação, é na verdade uma oficina de motos, segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), braço do Ministério Público Estadual (MPE). Ambos, empresário e empresa, são alvos da Operação Perpetuatio

O GAECO sustenta que a empresa “iniciou suas atividades em 04/06/2014, e contratou apenas com o município de Itaueira, prestando serviços de pavimentação em paralelepípedo, reformas e pequenas obras de engenharia em prédios públicos municipais, a qual se suspeitava ser apenas uma empresa fictícia”. 

O promotores sustentam que em buscas decorrentes de mandados judiciais “restou comprovado” que o endereço da empresa Ediva de Sousa Cavalcante - ME “funciona uma pequena oficina de motos”, de pequena capacidade, sem qualquer estrutura de construtor”.

“Claramente se trata de empresa de fachada, sem qualquer prova de que tenha prestado serviços públicos”, sequer através de “sublocação”, apurou o GAECO. 

USO DO "DIREITO AO SILÊNCIO" E ADVOGADO “VINCULADO À PREFEITURA”

Durante a oitiva perante os promotores do GAECO, Ediva de Sousa Cavalcante usou de direito constitucional de permanecer em silêncio. 

No ato de oitiva, o empresário foi acompanhado por um advogado vinculado ao município de Itaueira, também segundo informações do GAECO, constantes dos autos. 

Para os investigadores Cavalcante é um “longa manus” (um executor de ordens ou mão estendida) do gestor municipal de Itaueira, Quirino Avelino, também preso no âmbito da Perpetuatio

AUTOS DE INVESTIGAÇÃO EM 2018

Aos autos da investigação criminal ainda em curso, que já resultou em uma denúncia ofertada à Justiça, foram juntados também "documentos constantes do Inquérito Civil nº 16/2018, que já indicava a atuação de uma organização criminosa no município de Itaueira", segundo o MPE.

O prefeito afastado Quirino Avelino tem negado as irregularidades em sua gestão.

Matérias Relacionadas:_______

- Desembargador determina indisponibilidade de bens no valor de R$ 1,7 milhão da "ORCRIM" em Itaueira

- Prefeito alvo do GAECO só pode sair de casa acompanhado por força policial

- Operação Perpetuatio: Justiça determina afastamento e prisão do prefeito Quirino Avelino

- Prefeito e demais foragidos continuam a afrontar a Justiça ao desrespeitarem decisão judicial

- Prefeito afastado de Itaueira é considerado "foragido". Gestor é alvo de mandado de prisão

- Prefeito que “lê e escreve” e que tem 78 anos é quem chefiaria quadrilha em Itaueira

- Coordenadora do GAECO diz que mais de meio milhão de reais foi para obras não realizadas

Comentários

Trabalhe Conosco