Evento em Brasília -

Firmino discute soluções inteligentes para as cidades com prefeitos e governadores

Compartilhar experiências e trocar aprendizado. Foi com esse objetivo que o prefeito Firmino Filho participou do Workshop para prefeitos e governadores promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) em Brasília, na última terça-feira.  O evento discutiu quatro eixos específicos: Governo Digital e Cidades Inteligentes, Segurança Cidadã, alternativas para execução de obras e manutenção de espaços públicos e ações para aumentar a competitividade e a produtividade.

“Foi uma discussão bastante produtiva onde pudemos falar da experiência de Teresina e também acompanhar o que está sendo feito por outras gestões na América Latina. A CAF está celebrando seus 50 anos discutindo as transformações que a tecnologia e a inovação trazem para as cidades. Esse aprednizado poderá servir de experiência para os demais prefeitos da América Latina”, ressaltou Firmino Filho.

Uma das palestras do evento foi sobre o trema “Novas Dinâmicas Urbanas – Apontamentos Sobre Nosso Futuro”, ministrada por Ronaldo Lemos. Ele é advogado, professor e pesquisador brasileiro, especialista em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual.

A Prefeitura de Teresina já trabalha em parceria com a CAF. Em outubro deste ano foi assinado um contrato de empréstimo para desenvolver o programa Teresina Sustentável. O objetivo é atuar em diversos eixos e busca incentivar o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Teresina, visando principalmente a melhoria na mobilidade, na requalificação urbano-ambiental e no aprimoramento da gestão municipal.

Por meio do projeto, estão previstas intervenções na cidade como a continuação da Marginal Via Sul, que ligará o Balão do CFAP ao bairro Parque Sul, a requalificação urbana de 20 hectares de áreas degradadas no bairro Vila da Paz e a reforma do Parque Floresta Fóssil, com a construção do Museu de Paleontologia, entre outras obras.

Fonte: AsCom/PMT

Comentários

Trabalhe Conosco