Uma super investigação -

Exclusivo: COAF indica que prefeito de Ituaeira realizava esquema de “rachadinha”

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_Quirino Avelar, apontado com chefe de grupo criminoso (Foto: divulgação)
_Quirino Avelino, apontado como chefe de grupo criminoso (Foto: divulgação) 

PIAUÍ VAI SE CONSOLIDANDO NA ROTA DE BOAS INVESTIGAÇÕES

Relatório de Inteligência Financeira (RIF) do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) indica que o prefeito afastado do município de Itaueira, Quirino Avelino, realizava o que se convencionou chamar de “rachadinha”, que vem a ser a apropriação por parte do gestor público do dinheiro recebido, no todo ou em parte, por um servidor público após o crédito em conta. 

“O RIF também indica o funcionamento do esquema de “rachadinhas”, em que servidores municipais entregam parte dos salários ao gestor, além de uma complexa operação de desvio de recursos públicos, nos quais empresários e servidores públicos depositam valores de origem ilícita (desvios de recursos municipais) nas contas do Prefeito Municipal [de Itaueira]”, traz cota introdutória do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) remetida à Justiça Estadual.

O grupamento ressalta que esse é um dos pontos em que a investigação continuam. “Frise-se que a investigação continua em relação ao suposto esquema de “rachadinhas” e desvio de recursos relacionados às empresas e pessoas indicadas no Relatório de Inteligência Financeira (COAF) e relacionados com documentos apreendidos na OPERAÇÃO PERPETUATIO”, pontua.

Já há inúmeras constatações de repasses de valores oriundos de servidores públicos para o gestor municipal afastado. E isso sem qualquer justificativa aparente.

VEJA TRECHO DE DOCUMENTO:

Trecho da cota introdutória apresentada pelo GAECO à Justiça envolvendo suposto esquema no município de Itaueira (Imagem: Reprodução / Destaque: 180graus.com)
_Trecho da cota introdutória apresentada pelo GAECO à Justiça envolvendo suposto esquema no município de Itaueira (Imagem: Reprodução / Destaque: 180graus.com) 

 

INVESTIGAÇÃO DETALHISTA

Com a investigação em Itaueira, o Piauí vai se consolidando como estado em que ocorre grandes e complexas investigações, oriundas de órgãos que atuam no âmbito estadual, para desmantelar supostos grupos que atuam no submundo da corrupção em território local.

No caso de Itaueira, o GAECO também utiliza relatórios de inteligência tanto do Núcleo de Gestão Estratégica de Informação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a NUGEI - que atua no combate à corrupção, quanto relatório de inteligência do COAF, cujos dados  e relatórios solicitados são enviados para setor específico no Ministério Público do Piauí, visando posterior análise.

"Os RIFs espontâneos recebidos pelo MPPI são imediatamente registrados e distribuídos à autoridade com atribuição para deles tratar, bem como a análise de seu conteúdo somente é realizada, posteriormente, por setor especializado deste MP, qual seja, o LAB/LD, com a observância de parâmetros de qualidade que garantam o suporte necessário ao tratamento de informações dessa natureza", informa o GAECO. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:___________________

- Acusado diz ao GAECO que criou empresa somente para fornecer transporte escolar para Itaueira

- Empresa recebeu R$ 588 mil de prefeitura sem ter funcionários e veículos cadastrados em seus quadros

- Relatório do COAF traz "indícios" de que prefeito recebia propina através de empresa de fachada

- GAECO: empresa que 'fazia' pavimentação em Itaueira era uma oficina de motos

- Prefeito alvo do GAECO só pode sair de casa acompanhado por força policial

Comentários

Trabalhe Conosco