O gestor usou a caneta -

Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda

Por Rômulo Rocha – De Teresina
______________

- Cego, surdo e mudo, mas assinando: indagado sobre quais mudanças havia implementado no âmbito do IDEPI para evitar farras como a ocorrida no ano de 2014, o atual gestor do instituto preferiu dizer que isso era algo que Elizeu Aguiar, o antigo gestor, teria que explicar....

- Relatórios de tomadas de contas especial no âmbito do Tribunal de Contas do Estado sugerem que o órgão rescindisse seus contratos com a Caxé, acusada de sobrepreço e superfaturamento num dos casos mais rumorosos dos últimos tempos envolvendo o suposto desvio de recursos públicos no Piauí...

- Geraldo Magela assina prorrogação de contrato com uma das investigadas. Quem? A Caxé...
___________________
A DIGITAL DO GESTOR QUE SE MANTINHA NO ANONIMATO
O diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) Geraldo Magela Aguiar renovou dois contratos, que seriam oriundos dos idos anos de 2014, com uma das construtoras suspeitas de praticar sobrepreço e superfaturar valores em obras de estradas vicinais na gestão de Elizeu Aguiar, durante o governo de Zé Filho.

A empreiteira é a Caxé, pertencente ao engenheiro Gustavo Macedo Costa.

Um dos extratos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) diz respeito à tomada de preços 034/2014, que gerou o contrato nº 117/2014. O objeto da obra foi prorrogado por mais 285 dias. O processo administrativo aqui é o de número 396/2014.

O outro extrato publicado no DOE também diz respeito à tomada de preços número 034/2014, que gerou um outro contrato, o de número 115/2014. Esta outra publicação faz referência ao processo administrativo número 772/2013, e também traz a prorrogação do objeto da obra por mais 285 dias.

Os extratos de termo aditivo foram assinados no dia 11 de agosto de 2017.

O período disposto nos processos administrativos coincidem com o que desencadeou uma ampla investigação, cujos acontecimentos dele oriundos tiveram como consequência a abertura de 36 tomadas de contas especial no âmbito do Tribunal de Contas e mais de 40 procedimentos investigativos no Ministério Público Estadual (MPE).

AÇÕES CONTRA O 180 E SEUS JORNALISTAS
O empreiteiro Gustavo Macedo Costa, que integraria junto com outros mais de 10 empreiteiros um momento do IDEPI nada republicano, processa o 180 por noticiar o Caso IDEPI - fato que ele tem como algo pessoal.

Na ação movida contra o portal, há entre os alvos além do próprio meio de comunicação; a jornalista Apoliana Oliveira, ex-editora do 180; e o jornalista, advogado e contador Aquiles Nairó.

O empreiteiro também registrou queixa no âmbito da 12ª Delegacia de Polícia e sua esposa na delegacia da mulher contra o titular do Blog Bastidores, do180.

Os boletins de ocorrência e queixa crime já estão de posse do titular do blog.

Tais documentos eram solicitados por uma instituição internacional com braço no Brasil, que defende a liberdade de expressão no mundo e já denunciou o país à Organização dos Estados Americanos (OEA) por desrespeito a comunicadores.

NEGATIVA
Gustavo Macedo Costa nega as acusações provenientes do rumoroso caso.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco