Política

Maior apoio para o setor · 28/05/2020 - 15h13

Em live com ministro, Ciro Nogueira defende maior incentivo ao turismo interno

Para o senador, após a pandemia da covid-19 tem-se uma chance de incentivar o turismo interno, inclusive em razão de aumento do dólar


Compartilhar Tweet 1



O senador Ciro Nogueira (Progressistas) disse na tarde desta quarta-feira (27/05) que é preciso maior apoio ao setor turístico do país, mas em especial em estados como o Piauí. Para o senador, após a pandemia da covid-19 tem-se uma chance de incentivar o turismo interno, inclusive em razão de aumento do dólar em relação ao real.

A afirmação do senador foi feita durante uma teleconferência com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e pelo menos 70 representantes do setor turístico no Piauí. A reunião teve transmissão ao vivo pelo Youtube e outras mídias sociais.

Na ocasião, o ministro disse que o governo adotou medidas de apoio às empresas, o que inclui o turismo, mas especificamente para o setor há uma linha de crédito de R$ 5 bilhões.

O senador, porém, lembrou que existem dificuldades de acesso ao crédito e que o custo do dinheiro é elevado, a que o ministro respondeu informando que o governo deverá credenciar novos agentes financeiros para que se consiga reduzir as exigências de risco e até a redução nos juros.

Os participantes do encontro colocaram as dificuldades que o setor turístico passa, através de um dos lideres da Rede Pense Piauí, Erlich Cordão. Em resposta, o Lucas Fiuza Coordenador-Geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos e Fungetur, reconhece que as empresas não estão tendo acesso ao crédito, mas que deverão ter.

Segundo Fiúza, o governo pensa em um modelo de acesso ao crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). A ideia é a de que o governo poderá assumir parte dos riscos para reduzir as garantias exigidas pelos agentes financeiros. Atualmente, o custo do crédito desta linha de financiamento está entre 0,8% e 0,9% ao mês. O senador Ciro Nogueira defende uma redução ainda maior do custo desse crédito.

TURISMO LOCAL

O senador Ciro Nogueira fez questão de frisar a importância do apoio a turismo doméstico, com foco nos destinos estaduais e regionais. O ministro concordou com o senador e citou até um exemplo dado por Ciro Nogueira, que falou de uma visita ao Cânyon do rio Poty. “São destinos que podem e devem ser incentivados”, disse o ministro, que anunciou uma grande campanha promocional do turismo brasileiro no pós-pandemia.


Fonte: AsCom

Comentários