Política

Pedem realização do Revalida · 26/08/2013 - 08h46

CRM-PI alerta médicos estrangeiros: 'Qualquer deslize será levado a PF'

Duas prefeituras do Piaui já pediram ao Ministério da Saúde para sair do programa


Compartilhar Tweet 1



O presidente do CRM-Conselho Regional de Medicina do Piauí, Júlio César Ayres, os médicos estrangeiro que vierem atuar no estado sem se submeterem ao Revalida não terão registro. Segundo ele, esses profissionais serão considerados ilegais e qualquer deslize ‘será encaminhado á Polícia Federal’.

Os médicos precisam entregar 12 documentos para receber o registro do CRM e o Revalida é um deles. “Os mesmo critérios que valem para os médicos brasileiros devem valer para os estrangeiros. Eles até poderão exercer a medicina, mas serão considerados ilegais e qualquer problema serão encaminhados à Polícia Federal”, disse.
No Piauí, 24 médicos aderiram ao programa, sendo um estrangeiro que irá para o município de Bocaina. Dos 224 municípios, 165 cidades piauienses querem médicos e aderiram ao “Mais Médico”.

Começa nesta segunda-feira (26/08) o processo de avaliação e acolhimento de todos os médicos com diploma estrangeiro que vão atuar por três anos em regiões carentes, como municípios do interior e periferias das grandes cidades, pelo Programa Mais Médicos. Até o fim do dia, todos os 644 profissionais previstos na primeira fase devem estar no Brasil.

A vinda dos profissionais foi um dos pontos mais polêmicos do Programa Mais Médicos, já que eles não vão precisar passar pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), que tem alto índice de reprovação e que é obrigatório para os médicos com diploma estrangeiro atuarem no Brasil. Para as entidades médicas, a não revalidação do diploma deixa a população sem garantia da qualidade dos profissionais. Em vários estados brasileiros, médicos foram às ruas para protestar contra o programa.

Segundo a doutora em saúde pública e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Lígia Bahia, que foi conselheira do Conselho Nacional de Saúde (CNS), há experiências internacionais que mostram haver maior incidência de erros em procedimentos médicos cometidos por estrangeiros. "Dispensar testes de habilitação pode ser uma medida emergencial e provisória. Para a população que vivencia uma verdadeira via crucis para obter atendimento, a possibilidade de ter um acesso facilitado é sempre positiva. No entanto, sem algum tipo de certificação de competência, haverá dúvidas sobre a qualidade da formação dos médicos que se candidatarem ao edital proposto pelo governo". Com informações do Folha de São Paulo.

Duas prefeituras do Piauí pedem exclusão do programa ‘Mais Médicos’
O Piauí foi o primeiro estado do Brasil a ter prefeitos que pediram para sair do programa. Os prefeitos das cidades de Alto Longá e Amarante, se recusam a receber médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos porque supostamente a iniciativa retiraria recursos do Programa Saúde da Família. A decisão foi tomada após uma vídeo conferência realizada, na quinta-feira (22/08), pelo Ministério da Saúde para prefeitos do estado.

Os gestores desses municípios afirma que o programa é uma ilusão já que os prefeitos deverão pagar metade das despesas dos médicos. “O governo faz só a recomendação e quem paga a conta é a prefeitura Por isso não aceitamos e o Governo Federal tem que rever, o ministro disse que o governo é quem banca, mas na verdade tira do recurso que já está no orçamento”, declara o prefeito de Alto Longá, Alto Longá.

VEJA OS MUNICÍPIOS QUE ADERIRAM:
VILA NOVA DO PIAUI
VERA MENDES
TANQUE DO PIAUI
SUSSUAPARA
SIGEFREDO PACHECO
SEBASTIAO LEAL
SEBASTIAO BARROS
SAO RAIMUNDO NONATO
SAO PEDRO DO PIAUI
SAO MIGUEL DO FIDALGO
SAO JULIAO
SAO JOSE DO DIVINO
SAO JOAO DO PIAUI
SAO JOAO DA VARJOTA
SAO JOAO DA CANABRAVA
SAO GONCALO DO PIAUI
SANTANA DO PIAUI
SANTA ROSA DO PIAUI
SANTA LUZ
SANTA CRUZ DO PIAUI
RIO GRANDE DO PIAUI
RIBEIRO GONCALVES
RIACHO FRIO
REGENERACAO
REDENCAO DO GURGUEIA
PRATA DO PIAUI
PIRIPIRI
PIRACURUCA
PIO IX
PIMENTEIRAS
PEDRO II
PAULISTANA
PATOS DO PIAUI
PASSAGEM FRANCA DO PIAUI
PARNAIBA
PARNAGUA
PALMEIRAIS
PAES LANDIM
NOSSA SENHORA DOS REMEDIOS
NAZARE DO PIAUI
MORRO CABECA NO TEMPO
MONTE ALEGRE DO PIAUI
MIGUEL ALVES
MATIAS OLIMPIO
MASSAPE DO PIAUI
MARCOS PARENTE
MARCOLANDIA
MANOEL EMIDIO
MADEIRO
LUZILANDIA
LAGOA DO SITIO
JUREMA
JUAZEIRO DO PIAUI
JOSE DE FREITAS
JOCA MARQUES
JATOBA DO PIAUI
JACOBINA DO PIAUI
IPIRANGA DO PIAUI
INHUMA
GUARIBAS
GILBUES
FRONTEIRAS
FRANCISCO AYRES
FRANCINOPOLIS
FLORES DO PIAUI
FARTURA DO PIAUI
ESPERANTINA
ELISEU MARTINS
ELESBAO VELOSO
CURIMATA
CRISTALANDIA DO PIAUI
CONCEICAO DO CANINDE
COLONIA DO PIAUI
COLONIA DO GURGUEIA
CASTELO DO PIAUI
CARIDADE DO PIAUI
CARAUBAS DO PIAUI
CARACOL
CAPITAO GERVASIO OLIVEIRA
CAPITAO DE CAMPOS
CANTO DO BURITI
CANAVIEIRA
CAMPO GRANDE DO PIAUI
CAMPINAS DO PIAUI
CAJUEIRO DA PRAIA
CABECEIRAS DO PIAUI
BURITI DOS MONTES
BURITI DOS LOPES
BREJO DO PIAUI
BONFIM DO PIAUI
BOA HORA
BERTOLINIA
BENEDITINOS
BELEM DO PIAUI
BATALHA
BARREIRAS DO PIAUI
BARRAS
ANTONIO ALMEIDA
ANGICAL DO PIAUI
AMARANTE
ALVORADA DO GURGUEIA
ALTO LONGA
ALEGRETE DO PIAUI
AGUA BRANCA
AGRICOLANDIA