Investigação Parlamentar -

CPI | Senadora diz que teve que usar polícia para intimar Fernandin OIG e Ciro defende empresário

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

Foto: Pedro França/Agência Senado _Senadora Soraya Thronicke, relatora da CPI das BETs
_Senadora Soraya Thronicke, relatora da CPI das BETs

Membro suplente da Comissão Parlamentar de Inquérito da CPI das BETs, o senador Ciro Nogueira (PP) saiu em defesa do empresário Fernandin OIG, apontado como divulgador do Fortune Tiger, o "joguinho do tigrinho", durante depoimento à Comissão.

A intervenção do parlamentar piauiense ocorreu depois que a senadora disse que precisou acionar a polícia legislativa do Senado Federal para intimar o empresário. 

Em meio à intervenção de Ciro, e defendendo uma imediata intimação para nova convocação de Fernandin OIG, a senadora ironizou, ao apresentar uma outra alternativa, que o empresário passasse uma procuração para o senador Ciro Nogueira. 

O MOMENTO DO EMBATE:

Senadora Soraya Thronicke: na sexta-feira, me disseram que o senhor não estava aqui, em Brasília. A gente não consegue te encontrar. É bem difícil. Por isso eu gostaria de aproveitar bem esse momento. Aí chegou a informação para a CPI que o senhor estava no exterior. Quando do nada, Brasília é pequena, alguém me disse que o senhor estava aqui. E que seu jatinho estava estacionado no hangar ali do nosso aeroporto. E eu pedi para a polícia legislativa buscar o senhor, porque o senhor não está recebendo nenhuma intimação da forma normal como se intima. E também quando eu convidei o senhor para uma audiência pública, nunca nós encontramos o senhor e eu descobri que no dia da audiência o senhor estava aqui [em Brasília]. Então eu quero parabenizar a polícia legislativa, que agiu de forma ágil, mesmo tendo que esperar o senhor, acho que por mais de umas oito horas lá no aeroporto, mas encontrou o senhor. O senhor foi intimado pessoalmente, por isso eu não gostaria de perder o senhor nesta oportunidade de fechar com ele aqui a próxima vinda, primeiro porque nós vamos ter que ir atrás do tigrinho falso, o senhor já pode ajudar. E a responsabilidade, porque eles são seus concorrentes. E o senhor não está nem preocupado com isso. Se o senhor ganha tudo isso imagina os falsos. Então é por isso que eu faço esse pedido extra pauta porque é muito difícil de encontrar o senhor Fernando. Estamos aqui tendo o privilégio de ter o senhor. Então eu peço que ele seja aqui intimado pessoalmente, porque a gente não consegue intimá-lo. É mais fácil encontrar o Papa. 

Senador Ciro Nogueira:Senadora, não é verdade.  

Senadora Soraya Thronicke: O senhor está dizendo que eu estou mentindo?

Senador Ciro Nogueira: Não, eu estou dizendo que não é verdade que é difícil de encontrá-lo. 

Senadora Soraya Thronicke: Muito difícil. Para mim é. Para o senhor deve ser fácil.

Senador Ciro Nogueira: Não é verdade. Doutor Fernando é um grande empresário do meu estado. Eu conheço ele há muito tempo. Comprometo-me com a CPI, caso nós decidirmos trazer ele de volta, encontrá-lo. É uma pessoa que reside no meu estado. 

Senadora Soraya Thronicke: Não, mas então deixemos intimado.

Senador Ciro Nogueira: Eu não vejo essa dificuldade de se encontrar esse rapaz. Esse rapaz poderia não ter falado nada nesta CPI. Ele tem uma decisão da justiça que o protege. Fez questão de tentar ajudar a CPI, demonstrando toda a boa vontade, toda a boa intenção. A pessoa que está legalizada então não tem essa situação de que não…

Senadora Soraya Thronicke: Senador Ciro, eu gostaria que ele nos ajudasse, e como ele respondeu tudo - não teve uma pergunta que ele não tenha respondido -, então ele não se incriminou aqui. 

Senador Ciro Nogueira: Eu quero mostrar para a senhora que não vai ter dificuldade.

Senadora Soraya Thronicke: Eu tive dificuldade. Me perdoe. Eu não sabia, se não eu teria procurado vossa excelência. A polícia legislativa está aqui de prova de que eu tive dificuldades. Já não é a primeira vez que eu tento intimá-lo. 

Senador Ciro Nogueira: Não é a primeira vez? Como assim?

Senadora Soraya Thronicke: Não, não é a primeira vez, porque eu como presidente da Comissão de Tecnologia e Inovação aprovei uma audiência pública… uma simples audiência…

Senador Ciro Nogueira: Esse requerimento [da CPI] foi semana passada.

Senadora Soraya Thronicke: É por isso que eu estou lhe dizendo da dificuldade. Eu nunca consegui encontrá-lo, então eu tenho um histórico anterior na audiência pública. Então o senhor [Fernandin] pode mandar uma procuração para o senador Ciro, mas acho que a melhor forma… Eu não estou mentindo, nem a polícia legislativa. 

Senador Ciro Nogueira: Ele é um profissional estabelecido. Reside no meu estado. Então não vejo essa dificuldade.

Senadora Soraya Thronicke: Eu daria o benefício da dúvida.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Fernandin OIG diz perante CPI que deu carona em jatinho a ministro do STF para a Grécia

Fernandin OIG admite à CPI das BETs que divulga “jogo do tigrinho” e diz: retorno ao apostador é 97%

Fernandin OIG pediu desculpas se gaguejar, diz à CPI que não é dono do tigrinho, mas que ele é legal

Ministra do STF determina que Fernandin OIG tem dever de comparecer a CPI das BETs e dizer a verdade

Comentários

Trabalhe Conosco