Crise no transporte público -

CPI do SETUT | havia somente 140 ônibus em THE nesta quinta, de quase 500 em tempos outros

Por Rômulo Rocha - do Blog Bastidores

 

O TRANSPORTE PÚBLICO NO MUNDO NÃO DESENVOLVIDO

Só 140 ônibus estavam circulando nesta quinta-feira em Teresina, dia 24 de junho, segundo Alberlan Sousa, representante do Sistema de Integração do Transporte Público de Teresina (SITT) - atrelado ao empresariado do setor de transportes e ao SETUT. 

A declaração foi dada à Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Vereadores que investiga as razões do colapso no sistema de transporte público da capital. 

“Hoje, o que é comunicado para vocês, de ordem de serviço para circulação de ônibus, da prefeitura, hoje são 24 [do mês], qual é a quantidade de ônibus hoje que a ordem de serviço da prefeitura acertou com as empresas, o senhor tem esse número de hoje?”, indagou o presidente da Comissão Edilberto Borges de Oliveira, o Dudu.

No que respondeu Alberlan Sousa: “Tenho. A dificuldade, senhores, é que o poder público ainda não entendeu o mecanismo de transporte. Ele fez um cálculo e nós provamos um outro. A última ordem de serviço foi de 180 ônibus. Nós questionamos. Por quê? Esse cálculo de número de ônibus é feito pelo número de passageiros. Se a demanda está baixa, óbvio que é retirado o carro de linha. Isso é uma coisa básica. Então nós provamos para ele que a demanda estava baixa depois que emitiu essa ordem de serviço. E documentamos lá que era necessário somente 140 ônibus. E está desse jeito. É pouco para demanda que já foi, de quase 500, lógico que é, mas estão circulando sim”.

Agora, como nossa cidade é muito espalhada e um ônibus, dois, numa linha que demora duas horas para ir e voltar, aí ele demora e você tem a impressão de que não tem ônibus, mas tem sim”, complementou o empresário, demostrando ter noção de espaço, distância e tempo de espera de um trabalhador que depende do transporte público na capital.

Comentários

Trabalhe Conosco