Superfaturamento em estradas -

Caso IDEPI: TCE decide nesta quinta se só ‘pequenos’ serão responsabilizados

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

____________

- As próprias defesas não se entendem

_____________________

_Imagem (Portal 180graus)
_Imagem (Portal 180graus) 

EU DEVOLVO, EU DEVOLVO (O DINHEIRO)

O Pleno do Tribunal de Contas deve decidir nessa quinta-feira (31), na primeira leva de tomadas de contas especiais que está sendo julgada pela Corte de Contas referente ao Caso IDEPI - suposto esquema de estradas vicinais do governo Zé Filho, se só os 'pequenos', como alertou um dos membros da Casa, serão responsabilizados.

O julgamento havia sido suspenso em face de um pedido de vistas do conselheiro Luciano Nunes, que no passado, ao enviar explicações ao Tribunal de Justiça, reportou-se ao caso como "gravíssimo". Ao todo três tomadas de contas estão sob julgamento, de cerca de 36.

Em meio às primeiras defesas alguns destaques. O engenheiro Wescley Raon de Sousa Marques, considerado um dos 'pequenos' em meio aos envolvidos, disse, por meio do seu advogado, que não adquiriu carros importados e nem apartamentos na zona leste, e que só atestava as obras superfaturadas porque era sua função. Ainda, que não mereceria ser responsabilizado, porque não era gestor. Jogando a bola para Elizeu Aguiar.

_Conselheiro Delano Câmara, o relator do Caso IDEPI: ele diz ter consciência do seu voto
_Conselheiro Delano Câmara, o relator do Caso IDEPI: ele diz ter consciência do seu voto    (Foto: Divulgação/TCE)

Já um dos gestores de então, o próprio Elizeu Aguiar, disse através do seu advogado, que recebia ordens do governador (não declinou se de Wilson Martins ou Zé Filho) e que não merecia ser responsabilizado porque não levou um só funcionário para o órgão, mas que, as obras foram feitas. Em sendo assim, se existir qualquer disparidade entre o feito e o pago, a culpa seria deles, servidores.

Uma das empreiteiras, dentre as muitas envolvidas no caso, disse que só houve erros técnicos, isso se tiver existido alguma incongruência nas medições, mas que devolve dinheiro recebido a mais para não ser declarada inidônea, o que fez a felicidade de muitos empreiteiros investigados, caso dê certo a proposta feita ao Tribunal de Contas. 

_Conselheira Lilian Martins: ela conclamou colegas a julgar caso sem se importar com a imprensa e opinião pública. Elizeu Aguiar também esteve à frente do IDEPI no governo de Wilson Martins
_Conselheira Lilian Martins: ela conclamou colegas a julgar o caso sem se importar com a imprensa e a opinião pública. Elizeu Aguiar também esteve à frente do IDEPI no governo de Wilson Martins e não somente no de Zé Filho (Foto: Reprodução)

Um outro gestor, Alberto Monteiro, sucessor de Elizeu Aguiar no IDEPI, disse que assim que soube das ordens do TCE mandando suspender os pagamentos, o fez, e só pagou aquilo que ou foi ordenado por ordem judicial ou por ordem da própria Corte de Contas, e que ao mandar sua equipe de confiança ir a campo, encontrou sim diferenças nas obras, atestando suposto superfaturamento, mandando suprimir o a mais.

Um outro engenheiro, já excluído dos autos, teve, de forma aparentemente criminosa, um projeto de sua autoria lançado em meio às licitações do IDEPI, encapado e jogado a campo como projeto básico, sem que tivesse conhecimento de que aquilo realmente estava a ocorrer.

_Conselheiro Kléber Eulálio (ao centro), quando do início da sessão de julgamento. Ele chegou a pedir mais tempo para avaliar os processos, que tramitam na corte desde 2014, mas se recusou a pedir vistas
_Conselheiro Kléber Eulálio (ao centro), quando da sessão de julgamento, que foi suspensa. Ele chegou a pedir mais tempo para avaliar os processos, que tramitam na Corte desde 2014, mas se recusou a pedir vistas (Foto: Reprodução)

SEM SE IMPORTAR COM A IMPRENSA E COM A OPINIÃO PÚBLICA

Quando aos conselheiros, destaque para Lilian Martins, que pediu ao TCE que julgue o caso sem se importar com a imprensa e a opinião pública. 

Outro que merece destaque é o conselheiro Kléber Eulálio, que pediu mais tempo para analisar a causa, porém, não quis pedir vistas do processo. O voto dele é um dos mais esperados. 

Ainda Alisson Araújo, que chegou a alertar que do jeito que está indo vão pegar só os 'pequenos', aqueles lá do "final da ponta". 

Também para Luciano Nunes, que disse que o Brasil está mudando e ou o TCE faz seu papel ou será “engolfado”. 

_Conselheiro Luciano Nunes: alerta a seus pares de que o
_Conselheiro Luciano Nunes: alerta a seus pares de que o "Brasil está mudando" (Foto: Reprodução) 

A COBERTURA COMPLETA DO JULGAMENTO VOCÊ CONFERE NAS MATÉRIAS ABAIXO. TUDO O QUE JÁ OCORREU ATÉ AGORA:

- Caso IDEPI: Luciano Nunes diz que se Tribunal de Contas do Piauí não fizer seu papel será enterrado

- Caso IDEPI: relator rebate Elizeu Aguiar e diz que havia estradas vicinais não executadas

- Caso IDEPI | Elizeu Aguiar diz que não sabia de superfaturamento em estradas vicinais

- Caso IDEPI: conselheiro adverte que só pequenos podem vir a ser pegos em esquema de estradas

- CASO IDEPI: finalmente ex-gestor admite ao TCE que detectou superfaturamento em estradas vicinais

- Caso IDEPI: Lilian Martins sugere que TCE julgue sem se importar com a imprensa e a opinião pública

- Caso IDEPI: Engenheiro diz que não enriqueceu com esquema de estradas vicinais no Piauí

- Caso IDEPI: engenheiro que teve projeto usado no esquema de estradas vicinais é excluído do processo

- Exclusivo: engenheiro diz que IDEPI se apossou de seu projeto de forma criminosa

- Conselheiro do TCE compara Caso Idepi a um "longa-metragem com a mulher"

Comentários

Trabalhe Conosco