O Suposto Esquemão -

CASO IDEPI: relator ironiza e diz que 'erros' de medição são sempre para mais nas estradas vicinais

 

 Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

...
_Conselheiro Substituto Delano Câmara, relator do super Caso Idepi (Imagem: Divulgação)

Em um dos julgamentos do CASO IDEPI, suposto esquema de estradas vicinais que teria ocorrido no governo de Zé Filho - político que tentou a todo custo a reeleição -, o conselheiro substituto Delano Câmara, relator do caso que envolve mais de 30 tomadas de contas especiais que apuram danos ao erário e responsáveis, disse que as medições de obras muitas vezes inexistentes, ou existentes, são sempre “a maior”. Nunca o contrário. Tais 'erros' resultam em milhões de reais em sobrepreço e superfaturamento.

“(...) Diante de tudo isso, de todos esses fatos, omissões, interessante é que alguns alegam inclusive que foi apenas 'erro', mas é um 'erro' que só acontece para maior em todas as obras, essa é apenas mais uma”, disse, ao se referir a obra de autoria da Construtora Construplan, em um julgamento que acabou dando quase em nada. Esse julgamento era referente à tomada de contas especial por ocorrências encontradas pela área técnica do TCE na estrada vicinal que ligava o município de Hugo Napoleão a São Gonçalo do Piauí.

Em outra passagem do julgamento, realizado em maio último, Delano Câmara disse que “as pessoas muitas vezes assumem os cargos, usufruem do bônus, mas não olham o que está na lei [sobre] quais são os ônus, e aí mesmo que não respondam ativamente, respondem ao menos que omissivamente pelo fato de não ter observado [a lei]”, declarou, em alusão aos que dizem não ter culpa pelos fatos postos. 

O julgamento do caso IDEPI, que começou final do ano passado e é marcado por tentativas frequentes de censura judicial, é coberto pelo Blog Bastidores, do 180.

O caso é julgado de forma fatiada na Corte de Contas, em face das muitas tomadas de contas especiais existentes.

Comentários

Trabalhe Conosco