Política

Querem manter suas campanhas · 10/09/2008 - 01h34

Candidatos impugnados recorrem ao TSE para continuarem

O Tribunal Superior Eleitoral tem até o dia 25 de setembro para apreciar todos os recursos


Compartilhar Tweet 1



Os candidatos a prefeitos e vereadores que tiveram registros impugnados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de manter suas campanhas em curso. O TSE tem até o dia 25 para apreciar todos os recursos, até lá os candidatos podem continuar fazendo campanha.

O TRE impugnou quase 300 pedidos de registro de candidatura a vereador, vice-prefeito e prefeito no Piauí. Foram solicitados 487 registros de candidatos a prefeito, 486 candidatos a vice-prefeito e 6.459 candidatos a vereador no Estado. Muitos candidatos a vereador tiveram as candidaturas impugnadas, porque não conseguiram comprovar que eram alfabetizados.

Mesmo tendo as candidaturas impugnadas, estes candidatos indeferidos continuam fazendo campanha normalmente. Os advogados que acompanham os processos recorreram as decisões de indeferimento a instância superior.

Segundo o Procurador Eleitoral, Marcos Túlio Caminha, a maioria das impugnações se deu mesmo porque o candidato não conseguiu comprovar a sua escolaridade, por impro-bidade administrativa ou por contas rejeitadas nos tribunais de contas do Estado e da União, além de malversação de dinheiro público.

Segundo informações do TRE, já houve caso que o candidato manteve a campanha até a antevéspera da eleição e depois não pôde mais ser candidato, não podia ser votado. Mas o indeferimento, até que seja transitado no TSE, não impede que se faça campanha e peça votos para o cargo que está disputando.


Fonte: Diário Do Povo