O berço do descaso -

Café na Evangelina Rosa é “meio copo de farinha de milho mal cozida, com leite”

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

__________________

- Nesta segunda-feira, o 180, através do Blog Bastidores, flagrou o diretor da Evangelina Rosa em sua clínica particular, em Picos

__________________________

O HORROR CONTINUA: COMO O GOVERNO TRATA SUAS GRÁVIDAS

No último dia 26 de julho médicos fizeram uma nova vistoria na Maternidade Dona Evangelina Rosa e diante do que foi encontrado na instituição, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) resolveu punir novamente a maternidade com uma nova “Interdição Ética”, a começar a partir desta quarta-feira (7).

Segundo o Conselho “foram flagradas várias velhas e novas irregularidades” e ainda que considere “que exista uma incapacidade do Governo do Estado e da diretoria da maternidade para resolução dos problemas”, a instituição de medicina “espera que assim que notificados os problemas sejam sanados”.

Essa é a realidade que a propaganda governamental, paga com o dinheiro do contribuinte, não mostra. 

OS PROBLEMAS DETECTADOS

Café: “Meio Copo de Farinha de milho mal cozida”

Entre os problemas detectados está na oferta do lanche: “meio copo de suco”. O café servido: “meio copo de farinha de milho mal cozida, com leite”. “As pacientes e funcionárias relataram que as refeições oferecidas às pacientes e acompanhantes é insuficiente e de péssima qualidade”, mas, isso é o de menos. 

Paciente com recém-nascido prematuro ao lado de paciente com infecção

“Na Ala A: ausência de leitos disponíveis; presença de lodo nos banheiros, chuveiro com vazamento em uma das enfermarias, infiltrações nos tetos com mofo, mau cheiro, cadeiras com revestimentos rasgados, pisos descolando. Havia ainda uma paciente com recém-nascido prematuro em uma das enfermarias ao lado de uma paciente em tratamento clínico de infecção”.

Ausência de leitos disponíveis

“Nas Alas B e C (pós-parto): Ausência de leitos disponíveis; estrutura física e mobiliário apresentando as mesmas avarias observadas na Ala A. Havia ainda um banheiro com azulejos quebrados”.

Péssima qualidade dos instrumentos cirúrgicos e fios

“Na Admissão, o CRM-PI presenciou movimento habitual e procura espontânea. Os plantonistas relataram que pacientes são encaminhadas à Maternidade com diagnósticos não condizentes com a realidade, falsos trabalhos de parto, idades gestacionais mal calculadas ou apenas para realização de ultrassonografias. No Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico, os plantonistas relataram a péssima qualidade do instrumental cirúrgico e fios. No repouso masculino não havia chuveiro devido a um problema de infiltração e os lençóis não são trocados regularmente”.

Berços e incubadoras quebrados

“No Berçário, UCINCO e UTI neonatal encontravam-se sem vagas disponíveis. Havia vários berços aquecidos e incubadoras quebrados no corredor. Na  UTI Materna também sem leitos disponíveis”.

Material para assistência neonatal “deteriorado”

“Na parte estrutural do prédio do prédio, a reforma para ampliação da UTI encontrava-se sem trabalhadores. Havia muito entulho e poeira. Para a assistência neonatal, observa-se material insuficiente e deteriorado, além de contaminados, como exemplos, sensor de temperatura, máscaras para reanimação, prongas, oxímetros, respirador manual, principalmete para prematuros, e quando tem, estes estão muitas vezes em péssimas condições”.

Sem local de repouso médico

“Além disso, havia número insuficiente de pediatras em relação proporcional aos leitos nas unidades UCINCO/Canguru, conforme Portaria 930/2012, do Ministério da Saúde. Frequentemente faltam lençóis, havendo a necessidade do profissional médico levar de casa para atender às suas necessidades. Também foi registrado número insuficiente de leitos para repouso médico, ficando o médico sem local de repouso no setor. Falta de plantonistas para assistência em enfermaria conforme portaria 930/12, sendo a responsabilidade transmitida para o plantonista do Centro Obstétrico já sobrecarregado”.

Risco de perda de vidas

“Frequentemente, pacientes com indicação de UCINCO e UTI Neonatal permanecem em sala onde houve o parto, mesmo intubados e em ventilação mecânica por falta de vagas. Equipe assistencial insuficiente, desde pediátrica até enfermagem. Estes pacientes, que aguardam vagas nas salas do complexo, correm diretamente risco de vida por permanecerem isolados dentro das salas por falta de assistência e ambiente próprios”.

ENQUANTO ISSO, NA CLÍNICA PARTICULAR

Nesta segunda-feira (6), publicação do Blog Bastidores evidenciou que o diretor da Maternidade Evangelina Rosa, Francisco Macedo, estava em sua clínica particular, localizada no município de Picos, em suposto acúmulo de funções, com base em relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

VEJA MATÉRIA:______________

- Exclusivo: diretor da maternidade Evangelina Rosa acumula função com sua clínica particular em Picos

Comentários

Trabalhe Conosco