Proposta de Marcelo Castro -

Audiência no Senado vai discutir criação da Semana Nacional do Idoso

Chamar a atenção para a condição do idoso no Brasil e ser o ponto de partida para a discussão de novas políticas públicas em relação à chamada “Terceira Idade”. Esses são alguns dos motivos para a criação da Semana Nacional do Idoso, a ser celebrada de 1 a 8 de outubro. O projeto, de autoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI), será debatido, nesta quinta-feira (30), em audiência pública no Senado Federal.

“Em minhas andanças pelo estado do Piauí, tenho a oportunidade de conversar com famílias de todos os setores da sociedade, e constato a preocupação universal com a proteção ao idoso”, explica o senador Marcelo Castro. “Como proporcionar aos entes mais idosos um envelhecimento digno é uma questão presente, hoje, em todas as famílias brasileiras”, completa.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a população chegará ao marco de 9,8 bilhões em 2050, dos quais 2 bilhões serão idosos. O Brasil segue a tendência mundial. Segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população brasileira acima de 60 anos já representa 13,5%. Dentro de duas décadas e meia, esse percentual saltará para 24,5% dos brasileiros.

As projeções estimam que, por volta de 2030, haverá, pela primeira vez, mais idosos do que crianças e adolescentes no país. Na metade deste século, os maiores de 60 representarão o grupo demográfico mais numeroso, ultrapassando aqueles da faixa dos 40 aos 59 anos.

No Piauí, estimativas do IBGE apontam redução populacional a partir de 2032, que cairá de 3,2 milhões, dos dias atuais, para 3,1 milhões, em 2050, e 2,9 milhões, em 2060. Em 26 anos, o estado terá mais idosos do que crianças e adolescentes.

“Não se pode negar que esse envelhecimento da população é resultado de conquistas sociais, como a melhoria nos indicadores de saúde”, afirma o senador. “Mas é também um fenômeno que exigirá da nossa sociedade muito investimento. Estou falando da ampliação de acesso a serviços de saúde e de proteção aos idosos; de acessibilidade urbana; da educação continuada, entre outros”, acrescenta.

O senador Marcelo Castro defende que, diante desse cenário e da busca pela efetivação plena dos direitos dos idosos, a Semana será oportunidade para que o Estado e sociedade possam estabelecer amplo debate. A data também permite que reflitam e proponham medidas políticas públicas capazes de vencer o grande desafio de atender adequadamente às necessidades dessa camada crescente da população brasileira.

Audiência

A audiência está prevista para começar às 10h, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. Para o debate, foram convidados a defensora pública Paula Regina de Oliveira Ribeiro; a representante do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Ana Amélia Camarano; o coordenador da Universidade da Maturidade, Luiz Sinésio Silva Neto; e o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Carlos André Uehara.

Também foram chamadas a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Lucia Secoti Filizola; a coordenadora-geral do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso da Fiocruz, Dália Romero; e a presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, Marília Anselmo Viana da Silva Berzins.

Fonte: AsCom

Comentários

Trabalhe Conosco