"Lamentável" -

Ao analisar contas da gestão Dr. Pessoa, Flora Izabel diz esperar que atual prefeito respeite o TCE

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

___________

-Pessoa não se deu ao trabalho de apresentar defesa frente aos achados da área técnica da Corte de Contas.

________________

Foto: Divulgação _Sede do Tribunal de Contas do Piauí
_Sede do Tribunal de Contas do Piauí

Durante o julgamento no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) que emitiu parecer prévio recomendando a reprovação das contas de governo do ex-prefeito Dr. Pessoa, e diante de tudo que foi constatado, a conselheira Flora Izabel disse esperar que o governo de Sílvio Mendes seja “uma gestão com contas melhores, com defesa e com respeito para com esta Casa”. 

O desrespeito a que fez referência a conselheira é pelo fato de que o ex-prefeito de Teresina sequer se deu ao trabalho de apresentar defesa perante a Corte de Contas. Foi considerado revel. Para Flora Izabel isso é grave e desrespeitoso. E ela explica os motivos.

“O que eu considero muito, muito agravante é que a prefeitura municipal de Teresina, nessa gestão, sequer teve o trabalho de fazer a sua defesa. As suas contas, sendo julgadas pelo TCE e a prefeitura, que tem todo um aparato, a Procuradoria, uma equipe de técnicos, de contábeis, economista, advogado, não fizeram a defesa a esta Casa”, falou.

“É LAMENTÁVEL”

O conselheiro-substituto Alisson Araújo seguiu a mesma linha e acresceu novas críticas, seguindo o voto da relatora, conselheira Lilian Martins.

Esse processo de contas ele reflete bem o que foi a administração municipal nesse período. Há problemas evidentes como essa questão de educação, de insuficiência de aplicação de recursos na área de educação, o crescente endividamento do município, em relação à temática previdenciária. Isso é preocupante. Isso já vinha de gestões anteriores. É bom que se frise, mas me parece que pelo relato da conselheira, que isso ficou bem mais acentuado, neste período”.

“Concordo com a conselheira [Lilian Martins, relatora], quando diz que esse tipo de ocorrência num processo de contas da capital do estado não é aceitável. É uma entidade estatal que dispõe de uma estrutura técnica, com pessoal capacitado, know-how, recursos financeiros, tecnológicos, materiais, humanos. É lamentável, na minha ótica, que tenhamos que julgar o processo de contas do município de Teresina, capital do estado, nessa situação”, disse.

______________

REJANE DIAS SE INDIGNA COM BAIXA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE 1 ANO: “Como pode uma coisa dessa?”, “Isso é lamentável”, “Não se justifica”, "Extremamente preocupante"

A GERAÇÃO PESSOA

As contas de governo do então prefeito dançarino Dr Pessoa, referentes ao exercício de 2023, com parecer prévio votado nesta quinta-feira (10) no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) recomendando, à unanimidade, a reprovação, revelaram um dado "extremamente preocupante", principalmente, para uma das capitais brasileiras.

“A proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada é de apenas 58% no 3º quadrimestre de 2023, abaixo da meta de 95%”, aponta relatório técnico acatado pelos conselheiros.

O ex-gestor não apresentou defesa nos autos.  

A conselheira Rejane Dias classificou o feito como “lamentável” durante a votação na Corte de Contas.

“Isso é lamentável demais, ainda porque nós estamos acompanhando as políticas públicas voltadas para primeira infância. Então quando chega um dado como esse, principalmente, na capital, como pode uma coisa dessa? [Numa capital] que tem todo um aparato. Não se justifica. Isso é extremamente preocupante”, disse Rejane Dias.

- Matéria Relacionada:

Rejeição das Contas | Dr Pessoa sequer se deu ao trabalho de se defender no Tribunal de Contas do PI

Comentários

Trabalhe Conosco