Política

Programação segue hoje, 15 · 15/03/2019 - 09h49

Amapi abre Fórum de 60 anos com palestra do Ministro do STJ

Reynaldo Soares da Fonseca abordou o tema “Direitos Fundamentais no Brasil: em busca de concretização”.


Compartilhar Tweet 1



Na noite dessa quinta-feira (14), no plenário do Tribunal de Justiça do Piauí, foi aberto oficialmente o Fórum Amapi 60 anos: o Magistrado e as novas demandas da Justiça. O ministro do Superior Tribunal de Justiça. Reynaldo Soares da Fonseca, fez a palestra de abertura abordando o tema “Direitos Fundamentais no Brasil: em busca de concretização”.

    Foto: Divulgação/AsCom

“Tenho uma relação muito forte com o Piauí, pois meu avô é piauiense, de Amarante. Então foi com muita felicidade que recebi o convite da Amapi para participar do Fórum. Sobre a palestra de abertura, deixei minha reflexão, que mesmo após 30 anos da nossa Constituição cidadã, ainda estamos em busca da concretização dos direitos fundamentais no Brasil, com uma sociedade cada vez mais exigente de cidadania, de serviços, de segurança”, disse o ministro.

    Foto: Divulgação/AsCom

Nesse contexto, Reynaldo Soares da Fonseca destacou o papel do Judiciário como pacificador, no qual o juiz deve buscar a cultura de paz, com a garantia da legalidade. “O juiz, como um dos importantes atores do Estado Democrático de Direito, deve buscar a melhor solução para os conflitos. E para que a nossa Federação seja realmente republicana ainda precisamos avançar muito na garantia dos direitos fundamentais. Mas sem esquecer de que o Judiciário nasceu para fazer valer uma cultura de paz”, completou o ministro.

Logo após a palestra de abertura, foi iniciada a programação científica do fórum com o painel “Neoconstitucionalismo, Tutela de Direitos Fundamentais, Ativismo Judicial e Teoria da Decisão Judicial”. Os debates foram conduzidos pelo advogado e professor da PUC Minas, Plauto Cardoso, e pelo advogado e professor argentino Juan Weimberg.

    Foto: Divulgação/AsCom

A solenidade de abertura foi prestigiada por diversas autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. O governador do Piauí, Wellington Dias, acompanhou a abertura do fórum. “Além de desejar os parabéns à Amapi pelos 60 anos de fundação, vim para parabenizar e agradecer a cada magistrado que trabalha em prol do Judiciário e da sociedade”, disse o governador.

O presidente da Amapi, juiz Thiago Brandão de Almeida, reforçou que fórum é uma oportunidade de colocar em debate os principais desafios que o cenário atual do país coloca para a Magistratura. “Nosso objetivo realmente foi trazer um debate mais próximo aos magistrados, sobre temas atuais, que levem à reflexão sobre o papel de cada um nesse quadrante histórico no qual estamos vivendo”, afirmou.

O Fórum Amapi 60 anos segue nesta sexta-feira (15), a partir das 15 horas, no TJ-PI.

    Foto: Divulgação/AsCom
    Foto: Divulgação/AsCom

 


Fonte: AsCom

Comentários