Política

9 coordenadorias e Fundação · 14/03/2017 - 12h58

Alepi aprova reforma administrativa de W.Dias, após reunião no Karnak

Além de Fundação, reforma prevê ainda a criação de 9 coordenadorias e a criação de 81 cargos


Compartilhar Tweet 1



Por Apoliana Oliveira

Após reunião no Palácio de Karnak, que debateu as divergências entre o líder do governo, deputado estadual João de Deus (PT), e o colega de parlamento João Mádison (PMDB), o governador Wellington Dias (PT) conseguiu acertar os últimos pontos para aprovação da reforma administrativa nas comissões da Assembleia Legislativa. As propostas foram levadas a plenário na sessão desta terça-feira (14/03) e aprovado pela maioria.

A criação da Fundação Hospitalar do Piauí foi o ponto de principal divergência nas discussões. Nela, será empossado o deputado federal Pablo Santos (PMDB), como parte da cota no acordo entre peemedebistas e o governo estadual.

Emendas acabaram adiando a votação, e o impasse só teve fim nesta manhã, após reunião que contou com a presença do governador, João Mádison, Pablo Santos, João de Deus, e do secretário de Governo Merlong Solano.

Como resultado do encontro, o deputado petista acabou recuando de emendas apresentadas. Mantida a emenda de Mádison, que prevê status de secretaria para a Fundação, garantindo a legalidade da posse de Pablo Santos na nova pasta.

- Foto: Jorge Henrique Bastos/CCOM

A reforma prevê ainda a criação de 9 coordenadorias e a criação de 81 cargos. Passam a compor a estrutura do Governo do Estado: Programa de Gestão de Recursos Hídricos; Programa Modernização e Qualificação de Empreendimentos Públicos; Programa de Infraestrutura Aeroportuária; Programa de Tecnologia e Inovação; Programa de Educação por meio da Mediação Tecnológica; Programa do Agronegócio e dos Cerrados; Programa de Apoio à Piscicultura; Programa de Combate à Pobreza Rural; Programa Mais Vida com Cidadania para o Idoso. Cada programa, gerido por uma coordenadoria.

- Foto: Jorge Henrique Bastos/CCOM

As posses dos novos gestores deve acontecer até o início da próxima semana. Já cotados Leonardo Sobral, Marllos Sampaio e Florentino Neto para assumir a Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural, Programa Mais Vida com Cidadania para o Idoso e Programa de Infraestrutura Aeroportuária, respectivamente.