
Vídeo mostra policial agredindo e puxando mulher pelo cabelo em Sabará
Na última terça-feira (23/07), uma mulher de 18 anos foi agredida e puxada pelo cabelo por policiais militares no bairro Vila Nova Vista, em Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte. A ação policial, considerada truculenta, foi gravada por moradores e ganhou ampla repercussão nas redes sociais nesta sexta-feira (26/07).
O agressão ocorreu durante uma abordagem a um jovem de 19 anos, que estava empinando uma moto na avenida Amália. Segundo a Polícia Militar, o motociclista não obedeceu a ordem de parada e tentou fugir, resultando em uma perseguição. Após ser alcançado, ele foi preso. Veja o vídeo aqui!
Durante a ação, familiares e amigos do motociclista cercaram a guarnição policial. A mulher de 18 anos foi retirada por uma policial e jogada ao chão próximo à viatura, sendo então agredida por outros agentes, que a puxaram pelo cabelo e lhe deram um tapa no rosto.
A Polícia Militar afirmou, em nota, que os agentes utilizaram "as ferramentas disponíveis e os meios legais para vencer a resistência apresentada". Além disso, a corporação prometeu uma apuração rigorosa dos fatos, com a instauração de um procedimento interno.
Três pessoas foram detidas: o motociclista, a mulher agredida e um homem de 28 anos, acusado de desacato. A Polícia Civil confirmou que todos foram liberados após serem ouvidos.
O motociclista teve sua prisão ratificada pelo crime de participar de competição não autorizada em via pública, com risco à segurança. Ele foi liberado após pagamento de fiança, conforme previsto na lei.
Em seguida, a corporação disse que o fato será "rigorosamente apurado", com a instauração de um procedimento interno, "conforme preceitua a legislação bem como o ordenamento jurídico brasileiro, respeitando a ampla defesa e o contraditório".
Fonte: O Tempo