Veja -

Veículo com material radioativo é furtado; cinco embalagens envoltas em chumbo

Um veículo com material radioativo foi furtado na madrugada do último domingo (30), na Rua Félix Bernardelli, na zona leste de São Paulo. Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o carro estava transportando cinco embalagens revestidas com chumbo, o que impedia a irradiação do componente para o ambiente. Com informações do SBT News.

Foto: Reprodução

De acordo com a Polícia Civil, o motorista estacionou o carro em frente à sua residência no dia 29 de junho de 2024, às 20h. No dia seguinte, ao sair para passear com o cachorro da família, ele percebeu que o veículo havia sido furtado.

O carro pertence à empresa de equipamentos médicos Medical Ald e estava encarregado de transportar o material de Curitiba (PR) até Blumenau (SC). O material radioativo, Germânio/Gálio (68Ge/68Ga), foi produzido pela empresa Eckert & Ziegler.

Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), o material furtado se enquadra na categoria 4, representando um risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo e pelo CNEN. Em nota, a comissão informou que está coletando informações sobre o paradeiro do material roubado e confirmou que o cadastro da empresa transportadora está regular junto ao órgão regulador.

A CNEN também ressaltou que, de acordo com a norma CNEN 5.04, o transporte de tais componentes deve contar com rastreamento.

Fonte: SBT News

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco