Policial utiliza "mata-leão" para imobilizar pipoqueiro em Tatuapé, São Paulo
Na última terça-feira (04/06), um pipoqueiro de 42 anos foi imobilizado por um policial militar com “mata-leão” na Rua Vilela, no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo. Esse tipo de técnica está proibido em abordagens policiais no estado desde julho de 2020.
Pessoas que passavam pelo local filmaram a abordagem, que viralizou nas redes sociais., mostrando o pipoqueiro sendo rendido pela PM, que utilizou força excessiva para imobilizá-lo. O vídeo também revela um dos policiais pressionando o joelho sobre o vendedor enquanto ele parecia desmaiar. Além disso, outro agente dispersou a multidão com um spray semelhante a pimenta.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que a abordagem foi realizada porque o homem não possuía autorização da prefeitura para trabalhar como ambulante. Em resposta, o pipoqueiro, Manuel Ferreira de Albuquerque, expressou sua indignação, declarando ao programa Balanço Geral da TV Record que se sentiu humilhado com a abordagem violenta.
O caso resultou no registro de um boletim de ocorrência no 30° Distrito Policial (Tatuapé) por resistência, desobediência, ameaça e lesão corporal. A SSP informou que ambas as partes foram orientadas sobre os procedimentos legais e que a Polícia Militar iniciou uma investigação preliminar, examinando não apenas as imagens divulgadas, mas também as gravações das câmeras corporais dos policiais envolvidos.
Fonte: Metrópoles