Cerca de 30 agentes -

Polícia Federal realiza nova fase de operação contra garimpo ilegal de ouro na Bahia

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (1º) a Operação Despesca II, voltada ao combate à mineração ilegal de ouro no município de Santaluz, interior da Bahia. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão em residências, empresas e uma propriedade rural envolvidas nas investigações.

A operação é continuidade da Insistência, realizada em dezembro de 2023, quando foram alvos garimpos ilegais em uma fazenda no povoado de Serra Branca. Na época, também foram cumpridos mandados no endereço do atual dono da área.

Foto: Reprodução.

Nesta nova etapa, cerca de 30 agentes da PF atuaram para desarticular uma estrutura de extração clandestina de ouro instalada em uma nova área rural. O local utilizava o processo de lixiviação — técnica que emprega compostos químicos para separar ouro de rejeitos minerais. Segundo a investigação, os suspeitos transferiram os equipamentos de cianetação para dificultar a fiscalização e mascarar a continuidade da atividade ilegal.

Foram identificados o uso indevido de cianeto de potássio e cianeto de sódio, substâncias de alta toxicidade e uso controlado, cuja manipulação irregular representa sérios riscos ambientais e à saúde pública. Os investigados poderão ser responsabilizados por crimes como usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de minério e uso indevido de substâncias tóxicas.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco