
PM de São Paulo que jogou homem de ponte é solto pela Justiça
O policial militar Luan Felipe, acusado de arremessar um homem de uma ponte na Zona Sul de São Paulo, foi liberado da prisão na manhã desta quinta-feira (10/04), após a Justiça conceder habeas corpus em seu favor. O caso, que ocorreu em dezembro de 2024, ganhou ampla repercussão devido à brutalidade da ação, registrada em vídeo por testemunhas.
Luan estava detido no Presídio Militar Romão Gomes desde dezembro, após ser indiciado por tentativa de homicídio. No entanto, a Justiça considerou que a manutenção de sua prisão preventiva seria uma "antecipação de pena", permitindo que ele responda ao processo em liberdade. Apesar disso, o policial está impedido de exercer suas funções, portar armas e se aproximar da vítima.
O caso, ainda sob investigação, envolve outros seis policiais militares também indiciados por crimes militares relacionados à ocorrência. A vítima, Marcelo Amaral, relatou que foi agredida antes de ser jogada da ponte, mas conseguiu sobreviver com a ajuda de pessoas em situação de rua.
A decisão de soltar o policial gerou debates sobre o uso de força policial e os limites da atuação das corporações, trazendo à tona discussões sobre justiça e direitos humanos.