Mal súbito -

Homem morre após esperar quase uma hora por ambulância do Samu

Um homem veio a óbito após aguardar por cerca de 40 minutos pela chegada de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na manhã desta quinta-feira (16/11). A vítima, que sofreu um mal súbito e desmaiou em uma loja de construção no Itapoã, não teve seu nome ou idade divulgados. Com informações do Metrópoles.

Foto: Reprodução

Uma testemunha, vendedora na loja, relatou que ao ligar para o 193, foi informada de que não havia viatura do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) disponível no Itapoã ou no Paranoá para atender à ocorrência. Após mais de 20 minutos, ao ligar para o Samu (192), foi informada de que não havia acionamento para atendimento no local, mas que enviariam uma viatura de Planaltina.

Com a demora do socorro, os familiares da vítima, que estavam presentes, decidiram levá-la para o hospital por conta própria após quase uma hora de espera. A ambulância do Samu chegou ao local cerca de 20 minutos após a vítima ser socorrida pelos parentes, no entanto, ao chegar ao hospital, foi constatado o falecimento.

A vendedora lamentou a falta de uma viatura para auxiliar e destacou a necessidade de recursos no Itapoã. O Corpo de Bombeiros respondeu que as ocorrências clínicas registradas pelo telefone 193 são direcionadas para a central 192 do Samu, que gerencia e regula os atendimentos clínicos.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que a central do Samu conduz e regula os atendimentos com base nas necessidades identificadas pelo médico regulador, acionando o recurso mais próximo. Nos primeiros nove meses de 2023, o Samu deixou de atender a 132 chamados por dia devido à falta de meios para prestar socorro.

Comentários

Trabalhe Conosco