Criminosos são presos por simular contas do governo do RS para receber doações
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deteve uma quadrilha nesta quarta-feira (15) por criar contas falsas nas redes sociais, fingindo ser perfis oficiais do estado, com o intuito de angariar doações para as vítimas das chuvas. Com informações do SBT News.
A operação, denominada Dilúvio Moral, teve o apoio operacional de policiais civis de São Paulo e resultou na execução de três mandados de prisão preventiva e outros três de busca e apreensão em Santo André, cidade onde os criminosos se concentravam, na região do ABCD Paulista.
Segundo as investigações, nos primeiros dias da crise climática no Rio Grande do Sul, o grupo conseguiu persuadir um grande número de pessoas dispostas a ajudar os atingidos pelas enchentes a fazer doações para contas PIX de indivíduos.
Dois homens, uma mulher e um menor de idade foram presos pela polícia. Todos possuem antecedentes criminais por roubo, porte ilegal de arma de fogo, furto, tráfico de entorpecentes, entre outros delitos. Os criminosos foram encaminhados para o distrito policial e ficarão à disposição da Justiça.
Uma força-tarefa composta por delegados e agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) iniciou a investigação de mais de 50 casos de crimes virtuais que visavam obter vantagens ilegais durante a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul.
O modus operandi era uniforme: enganar pessoas para que fizessem doações para vítimas gaúchas, que, na realidade, eram desviadas para os bolsos dos criminosos.
Das investigações realizadas, 35 foram concluídas, resultando na retirada de 15 páginas fraudulentas da internet. Além disso, cinco contas bancárias foram bloqueadas, impedindo assim o envio de dinheiro para membros de organizações criminosas.
Fonte: SBT News