
Criminosos atacam provedores de internet em troca de propina no Ceará
As autoridades do Ceará investigam ataques contra empresas fornecedoras de internet na região de Caucaia, na Grande Fortaleza. Este é o quinta ocorrência desse tipo envolvendo companhias do setor somente em 2025. Relatos indicam que esses ataques ocorrem devido a um esquema envolvendo grupos criminosos.
Conforme as investigações, os ataques estariam ligados à exigência de pagamentos para autorização da instalação desses serviços em determinadas áreas. Além disso, os criminosos impõem qual provedor de internet os moradores devem contratar, beneficiando as empresas que concordam em pagar uma "taxa mensal". Já as que recusam pagar propina sofrem represálias.
Uma empresa de internet localizada no bairro Sítios Novos, em Caucaia, foi depredada e pichada na madrugada do último domingo (09/03).
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), juntamente com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Ceará (PCCE), está investigando o caso com o apoio dessas imagens e reforçando o policiamento na área. O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que uma força-tarefa já atuava na investigação desses crimes e, agora, foi intensificada.
Na última quinta-feira (06/03), um veículo de outra empresa de internet foi incendiado na cidade, e outros dois carros foram queimados na capital. Em fevereiro, uma loja de outra fornecedora de internet e seus equipamentos foram alvo de ataques em São Gonçalo do Amarante.
Fonte: SBT News