Compartilhar Tweet 1



Produtores rurais de Pio IX receberam, na última sexta-feira (17/11), atividade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), no Espaço do Empreendedor de Pio IX. Uma iniciativa da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), a atividade faz parte das ações do programa Piauí Empreendedor para o Território do Guaribas.

A ação contou com a participação da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pio IX, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), instituições financeiras, associações, dentre outros órgãos. 

O diretor de Agronegócio, Kleber Alencar, destaca que a ação ofereceu serviços para que os produtores aumentem suas produções, quitem suas dívidas e possam aderir aos programas voltados para o desenvolvimento rural.

Fotos: Ascom / Prefeitura de Pio IX

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, esteve em Teresina na última quinta-feira (09/11), onde se reuniu com representantes de diversos órgãos e instituições em busca de recursos e projetos de desenvolvimento para o município.

 

O objetivo é garantir os benefícios do programa “Avançar Cidades”, do Ministério das Cidades, a prefeita esteve na Superintendência da Caixa Econômica Federal. O programa financia ações de mobilidade urbana, como pavimentação asfáltica.

 

Outra pauta discutida pela prefeita e pelo secretário municipal de Obras Gilson Alencar, foi a implantação de ações de educação no trânsito e sinalização de vias públicas, junto ao DETRAN.

 

Finalizando, foi tratada uma questão prioritária que é o abastecimento de água. Em reunião com o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Henrique Pires, a prefeita solicitou a disponibilização de recursos e projetos de ampliação do acesso à água no município.
 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, participou da Caravana pela Paz no Trânsito, realizada na última quarta-feira (08/10), em Picos. Iniciativa do Ministério Público do Piauí (MP-PI), o evento visa debater a importância da cultura de paz no trânsito com a sociedade civil e instituições públicas.

 

Na oportunidade foram realizadas palestras sobre a educação no trânsito e como os agentes públicos e civis podem colaborar para reduzir o número de acidentes e violência.

 

Segundo Regina Coeli, a caravana alerta uma questão social que precisa de atenção e ações. “Esse é um momento muito importante entre a sociedade e o poder público, colocando formas de melhorar a paz no trânsito. Entendendo a importância desse tema, em breve, o trânsito de Pio IX vai receber mudanças que irão ajudar na organização do nosso meio urbano e beneficiar tanto motoristas e motociclistas, quanto os pedestres e ciclistas”, frisa a prefeita. 

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX
Melhorias na educação · 07/11/2017 - 13h41

Em Pio IX, alunos tiveram aulão para se prepararem para o Enem


Compartilhar Tweet 1



A Casa da Juventude, por meio da Prefeitura de Pio IX, organizou nessa quinta-feira (02/11), um aulão de produção de texto preparatório para o Enem.

 

A professora Keyla Alves Pimentel, abordou questões como competências necessárias para a produção de texto, além de revisão de normas gramaticais. “É tão bonito ver que aqui em Pio IX o poder público municipal tem dado aquela força para que todos encarem esse desafio em igualdade de condições com outros candidatos de instituições públicas ou privadas. Esperamos que todos consigam ter o melhor desempenho.”, diz a ministrante do curso.

 

"Um dos principais objetivos da Casa da Juventude é planejar, implementar e promover políticas públicas para a juventude em vários âmbitos e o aulão tem essa finalidade de levar oportunidades efetivas e facilitar o ingresso dos jovens de escolas públicas no ensino superior”, destaca a coordenadora da Casa da Juventude, Hanna Alves.

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX
Melhorias na infraestrutura · 06/11/2017 - 17h21 | Última atualização em 07/11/2017 - 09h01

Prefeitura de Pio IX realiza limpeza e manutenção de galeria no centro da cidade


Compartilhar Tweet 1



Como parte das políticas de infraestrutura urbana de Pio IX, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizou nesta segunda-feira (06/11), o serviço de limpeza e desentupimento de galeria localizada no cruzamento das ruas Antônio Alencar e Coronel Joaquim Simões, no centro da cidade.

 

Segundo o secretário de Obras, Gilson Alencar, a obra foi uma solicitação da comunidade, por conta dos incômodos provocados pela situação.

 

“Com o passar dos anos, a galeria vai acumulando sujeira. Então os moradores solicitaram providências à Prefeitura e estamos aqui trabalhando nesta obra, a fim de solucionar os problemas da comunidade”, conclui Gilson Alencar.

 

Fotos: Ascom / Prefeitura de Pio IX

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



 

Na segunda rodada da II Copa Adauto Júnior, em Pio IX, seis times se enfrentaram no sábado dia (04/11) e no domingo (05/11), no estádio municipal Oliveirão.

 

No sábado a partida terminou empate por 1 a 1 dos times Juvenil do Fusca contra o Beira rio. Já no domingo, também houve empate entre o São Luiz e o Ajax, em 0 a 0; e vitória da equipe BR-020 em cima do Agespisa, com placar de 3 a 2.

 

“Nós estamos fazendo um grande campeonato com a participação da comunidade e todos mobilizados em prestigiar nossos atletas”, afirma o coordenador de Esportes, Guto Costa.

 

Os próximos jogos serão no sábado (11/11), o time Xerém enfrenta o Clube, e no domingo (12/11), com partidas do EFA é 10 contra o Pau Ferro, logo depois Juventus contra o PEC.

 

Confira os resultados dos jogos anteriores:

 

Sábado (28/10)

Ajax (4) x (1) Juventus

 

Domingo (29/10)

Beira rio (1) x (0) Xerém 

Pau ferro (1) x (1) Jatobá

 

Quinta-feira (02/11)

Arco-íris (1) x Juventude (1)

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Pio IX, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e com o apoio da prefeitura, realizou entre os dias (30/10) e (01/11), uma programação dedicada aos idosos da cidade.

 

Na última segunda-feira (30/10), com a palestra “Os sonhos não envelhecem, amadurecem”, proferida pela psicóloga Ramille Duarte. A profissional organizou uma dinâmica, onde os idosos contaram histórias e reviveram memórias. Na terça-feira (31/10), os idosos retrataram sonhos através da oficina de pintura “Pintando meus sonhos”. À tarde, houve o “Movimento dos meus sonhos”, momento de integração social com treino funcional e aula de zumba.

 

O show de calouros “O Canto dos Meus Sonhos” encerrou a programação na quarta-feira (01/11), no Cras. O momento, que contou com a participação de alunos da orquestra local Acordes do Sertão e do músico Tonho de Corrinha.

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Pio IX, durante todo o mês de outubro, levou orientações de prevenção ao câncer de mama a diversas localidades de do município com a campanha Outubro Rosa. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cruzeiro, houve grande participação das mulheres da região.  

Segundo a enfermeira Márcia Barbosa, o objetivo da campanha é alertar a população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer.  

"As ações realizadas foram de grande proveito, pois muitas mulheres participaram e puderam saber mais sobre as dicas de prevenção. Além disso, na UBS Cruzeiro, fizemos o sorteio de cinco mulheres que irão fazer a ultrassonografia mamária em uma clínica de Pio IX, através de parceria com o médico responsável", destaca a enfermeira.  

A campanha Outubro Rosa encerrou, mas o combate ao câncer de mama continua, com a importância do autoexame e do acompanhamento médico. 

Fotos: AsCom / Prefeitura de Pio IX

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Pio IX, sob orientação do Ministério da Saúde, realizou do dia 23 a 27 de outubro, ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti com o objetivo de evitar a transmissão de doenças.

 

Além da dengue, o mosquito transmite outras doenças graves como a chikungunya e o vírus zika, esta última sendo uma possível causa de microcefalia em bebês. Por isso, as palestras abordaram, também, formas de prevenção e combate à doença na gravidez, no sentido de evitar prejuízos ao desenvolvimento do feto. 

 

“Nosso objetivo é alertar a comunidade para os perigos trazidos pelo mosquito e orientar de que forma podemos mantê-lo longe. O combate precisa da ajuda de todo mundo, cada um fazendo a sua parte”, pontua a enfermeira Mária Brito de Alencar.

 

As ações deverão se estender a demais setores da comunidade como escolas e postos de saúde, com a atuação equipe formada por médicos e enfermeiros.

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Pio IX, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, realizará no dia 2 de novembro um "aulão" de Redação e Linguagem, de 18h às 22h, na sede da Secretaria Municipal de Educação para as pessoas que pretendem participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.

 

As aulas serão ministrada pela professora Keyla Alves Pimentel, e será abordadas às questões com as competências necessárias para a produção de um texto com nota máxima, além de revisão de normas gramaticais.

 

A inscrição é gratuita e deve ser feita na sede da Casa da Juventude, no horário de 8h às 14h, portando documento de identificação com foto. 

 

A prefeitura de Pio IX, através da Secretaria de Educação, lançou o programa "ID Jovem" na manhã da última quinta-feira (26/10). O evento aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação às 9h30. 

O objetivo do programa é direcionado aos jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, que tem baixa renda. O Governo Federal, emitirá um documento que garante vários benefícios como acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos em viagens interestaduais e até mesmo a isenção do ENEM.

    Reprodução / Instagram
    Reprodução / Instagram

 

 


Fonte: Reprodução / Instagram
Ação social · 25/10/2017 - 16h58 | Última atualização em 26/10/2017 - 08h36

Prefeitura de Pio IX promove inclusão de crianças com deficiência por meio do esporte


Compartilhar Tweet 1



A Coordenadoria Municipal de Esportes de Pio IX está desenvolvendo o projeto “Futsal Adaptado”, na Escola Maria Matutina de Alencar, em uma iniciativa de promoção da inclusão social de crianças com deficiência por meio do esporte.

A ideia é possibilitar a prática do futsal entre os alunos com algum tipo de deficiência, adequando as técnicas do jogo conforme as necessidades das crianças.

Segundo o coordenador municipal de Esporte, William Atan, foi realizado um levantamento com cada uma das crianças, a fim de especificar o que deveria ser adaptado. Por meio de aulas na quadra poliesportiva, as crianças estão aprendendo a jogar com as adequações.

“É muito importante ressaltar a capacidade que o esporte tem de transformar vidas. Para essas crianças significa uma melhora na coordenação motora e mais oportunidades de socialização. O esporte é para todos”, finaliza William Atan.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



Nesse fim de semana, aconteceu a segunda rodada da Copa Adauto Júnior 2017, em Pio IX, com a realização de dois jogos no sábado (21/10) e dois jogos no domingo (22/10), no estádio municipal Oliveirão. A competição movimenta times e atletas da cidade.

 

Os jogos de sábado (21/10) registraram uma vitória e um empate. A equipe de São Luiz empatou em 0 a 0 com o time PEC e a equipe Arco-Íris venceu o time Agespisa, por 1 a 0.

 

No domingo (22/10), o time do PEC Juvenil também venceu, pelo placar de 3 a 1, a equipe do É EFA É 10. Quem também ganhou foi o Juventude, que fez o placar de 2 a 1 sobre a BR-020.

 

O coordenador de Esportes, Guto Costa, afirma que as equipes estão disputando cada jogo com muito empenho para garantir a classificação na etapa final da competição. 

 

Fotos: AsCom / Prefeitura de Pio IX

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX
Na APPM · 24/10/2017 - 17h51 | Última atualização em 25/10/2017 - 12h51

Prefeita Regina Coeli reivindica maior distribuição de recursos para o município em audiência


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (23/10), na Associação Piauiense dos Municípios (APPM), a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, cobrou um maior suporte financeiro da União para a administração municipal em reunião com a bancada federal do Piauí,

 

Segundo a prefeita, os municípios vivem uma situação de dificuldades financeiras visto as constantes quedas no valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a injusta distribuição de recursos do Pacto Federativo.

 

“Pio IX vivencia um momento de carência de recursos, onde o valor repassado pelo FPM não é o suficiente para gerar os investimentos necessários. Então nós temos atuado de forma bastante consciente no sentido de fazer o máximo possível com o que dispomos e buscando novas parcerias para preservar o bem-estar dos piononenses. Esperamos que haja o comprometimento da bancada federal e da União para que essa situação melhore”, declara a prefeita.

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



No último sábado (21/10) e domingo (22/10), foram realizados os jogos da primeira rodada da II Copa Adauto Júnior, no estádio municipal Oliveirão.

 

O torneio reúne 16 equipes masculinas de futebol das zonas rural e urbana do município e incentiva a prática esportiva. Na abertura oficial da competição, realizada no último domingo (15/10), no Oliveirão, os times Juvenil do Fusca e Clube empataram em 1 a 1. 

 

“Por meio desse campeonato, queremos incentivar a prática de esportes em nossa cidade. A Copa Adauto Júnior é uma oportunidade para revelar e mostrar talentos do futebol piononense. Estamos satisfeitos com o empenho de todas as equipes. Elas merecem o prestígio da comunidade neste final de semana." frisa o coordenador de Esportes, Guto Costa.


Fotos: AsCom / Prefeitura de Pio IX

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



Em busca de soluções e melhorias para o município, a prefeita  Regina, de  Pio IX, esteve participando de uma audiência pública realizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), na manhã desta segunda-feira (23/10), entre prefeitos e a bancada federal piauiense.

Compareceram os deputados federais Marcelo Castro, Paes Landim, Júlio César e Assis Carvalho. Além do deputado estadual Georgiano Neto e do presidente do TCE, Olavo Rebelo.

No encontro foram discutidas ações e soluções para amenizar o problema da crise financeira que os gestores enfrentam nos municípios, que é de abrangência nacional. A iniciativa faz parte da mobilização da APPM, juntamente com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

Incentivo ao esporte · 21/10/2017 - 09h45

Times de Pio IX se enfrentam na II Copa Adauto Júnior


Compartilhar Tweet 1



Acontecem, no sábado (21/10) e domingo (22), os jogos da primeira rodada da II Copa Adauto Júnior, no estádio municipal Oliveirão. O torneio reúne 16 equipes masculinas de futebol das zonas rural e urbana e incentiva a prática esportiva.

Na abertura oficial, no último domingo (15), os times Juvenil do Fusca e Clube empataram em 1 a 1. 

“Por meio desse campeonato, queremos incentivar a prática de esportes em nossa cidade. É uma oportunidade para revelar talentos do futebol piononense. Estamos satisfeitos com o empenho de todas as equipes. Elas merecem o prestígio da comunidade neste final de semana”, convida o coordenador de Esportes, Guto Costa.

Neste final de semana, os jogos serão disputados entre as seguintes equipes: no sábado - Arco Íris e Agespisa; e Pec e São Luiz. No domingo - Pec Juvenil e EFÁ é 10; e Juventude e BR-020.

Fotos: AsCom /Prefeitura de Pio IX

 


Fonte: AsCom /Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



Em consonância com a Exortação Apostólica do Papa Francisco “Alegria do Evangelho” o Clero da Diocese de Picos acompanhado do seu pastor diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, realizou na última terça-feira (17/10),  um dia de Missão nas comunidades da BR 020 que compreende as paróquias de Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e Pio IX.

A missão já acontece há anos na Diocese e tem como objetivo buscar a reaproximação do Clero da diocese com essa porção do povo de Deus. Conforme o pároco da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, Pe. Marcos Roberto Vieira, a escolha da BR 020 para a realização da missão neste ano se deu pelo fato de ser uma área de divisa do estado do Piauí com o Ceará e também pela distancia entre as comunidades desse setor e a sede da Diocese de Picos.

A programação teve início às 08h na Igreja São Pedro no Km 45 com um momento de oração.

Fotos: Reprodução/ Portal Cidades na Net

 


Fonte: Portal Cidades na Net
Ação social · 16/10/2017 - 17h04 | Última atualização em 17/10/2017 - 08h27

Mulheres participam de ação da prevenção do câncer de mama no município de Pio IX


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Pio IX promoveu ação de conscientização no município, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (16/10).

 

Com o objetivo de chamar a atenção para a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, foi realizada roda de conversa sobre a importância do autoexame das mamas e do diagnóstico precoce, leitura do cordel com o tema Outubro Rosa e exame clínico das mamas, bem como solicitação de ultrassonografia e mamografia.

 

“Assim como nos demais tipos de câncer, o diagnóstico precoce é muito importante para um resultado positivo no tratamento do câncer de mama. Essa ação busca conscientizar as mulheres da importância do autocuidado e prevenção para evitar a doença ou antecipar o tratamento, oportunizando muito mais chances de cura”, destaca Layane de Alencar, enfermeira da rede municipal de Saúde de Pio IX. 
 

  AsCom / Prefeitura de Pio IX

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, fez a substituição da bomba e caixa d’água do poço localizado no assentamento Baixa do Poço.

O reservatório, que antes tinha uma bomba com capacidade de vazão para 5.000 litros e uma caixa d’água também de 5.000 litros, recebeu uma nova caixa e bomba com capacidade de 15.000 litros cada.

A iniciativa faz parte dos esforços da Prefeitura de Pio IX em conter e solucionar os problemas de escassez de água no município, principalmente na zona rural. “Nós temos trabalhado dia e noite para garantir que não falte água para os piononenses. Sabemos que a situação é complicada, com carência de recursos, mas estamos fazendo tudo o que é possível para resolver os problemas e cuidar da nossa gente”, frisa a prefeita, Regina Coeli.

Fotos: AsCom / Prefeitura de Pio IX

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



A Biblioteca Municipal, João Suassuna de Melo Sobrinho, está oferecendo atividades como teatro, dança e contos de histórias do dia 9 a 11 de outubro, na cidade de Pio IX.

O cronograma faz parte da programação da Semana da Criança em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Durante todo o projeto, os alunos da rede municipal de ensino irão visitar a biblioteca, onde poderão participar das atividades.

Segundo a coordenadora da biblioteca, Eva Arrais, a ideia é tornar a biblioteca um espaço onde as crianças se sintam familiarizadas e entusiasmadas.

O projeto também deve ser desenvolvido nas escolas da zona rural de Pio IX, conforme posterior cronograma da biblioteca.

Fotos: AsCom / Prefeitura de Pio IX

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

A prefeita de Pio IX, Regina, marcou presença no lançamento do programa 'Avançar Cidades', na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), nesta sexta-feira (06/10).

É uma proposta do Ministério das Cidades com o objetivo de ampliar os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico.

Para o governador Wellington Dias, o programa atende as necessidades da população nos municípios. “O programa, tem dois focos, mobilidade e saneamento. APPM, Caixa e Governo do Estado, verificamos que os problemas precisam de alternativas e decidimos entrar como interveniente, permitindo que um número maior de municípios possa ser atendido com calçamento, asfaltamento, iluminação, saneamento e possibilitando geração de renda”, comentou o chefe do executivo.

Fotos: Equipe de Municípios / 180graus

 


Fonte: Equipe de Municípios / 180graus

Compartilhar Tweet 1



A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, junta do vereador Jonathas Leite, se reuniu, nesta quinta-feira (05/10), com a gerente de mercado Catherine Ramos de Andrade, e com o representante da DSI, Carlos Brandão de Castro, para discutirem sobre o recente assalto na agência do Banco do Brasil em Teresina.

 

Na oportunidade, a prefeita tratou da reabertura da agência ao público, visto a necessidade e demanda da população. Conforme resultado da reunião foi estabelecido que a agência terá suas atividades normalizadas dentro de aproximadamente um mês, porém não foi definido prazo de retorno dos caixas eletrônicos.

 

“Nós, enquanto Prefeitura, estamos agindo dentro do possível e conforme as nossas responsabilidades para solucionar esse problema de forma mais rápida e eficaz. Vamos continuar cobrando as ações dos órgãos responsáveis a fim de que os piononenses possam usufruir normalmente do serviço”, 
 

  Foto: AsCom / Pio IX

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX

Compartilhar Tweet 1



O município de Pio IX, localizado a 444 km de Teresina, passou por uma madrugada de terror nesta quarta-feira (04/10). Criminosos explodiram a agência do Banco do Brasil, arrombaram uma lotérica e há informações de que uma farmácia também teria sido invadida.

Um vigia noturno chegou a ser feito refém, mas em seguida foi liberado. Vários disparos foram feitos nas ruas da cidade para evitar a aproximação da polícia.

A ação iniciou por volta de 2h e a testemunha teve que ficar de costas, ordem de um dos criminosos, que estavam encapuzados. segundo informações de um morador local.

O bando, de aproximadamente oito homens, estava com armamento pesado e fugiram em direção à BR-020, que leva ao estado do Ceará. No Grupamento da Polícia Militar da cidade estariam apenas quatro policiais, que não tiveram como confrontar o bando, mas solicitaram reforços e iniciaram a perseguição.

 


Fonte: Fotos: Reprodução / TV Antena 10

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu uma ação de recadastramento itinerante nas zonas rural e urbana do município, com a meta de estender o número de beneficiários do programa Garantia-Safra.

As atividades foram encerradas na útilma terça-feira (03/10), no assentamento Tabocas, na zona rural, onde foi realizada a atualização do cadastro dos agricultores da região.

Segundo a SDR, cerca de 50 agricultores foram atendidos na localidade Tabocas e aproximadamente 800 na zona urbana. No caso de pendências, ou de situação ainda não regularizada, será realizado atendimento na sede da Secretaria até o dia 6 de outubro, no horário de 9h às 13h.

Fotos: AsCom / Prefeitura de Pio IX


Fonte: AsCom / Prefeitura de Pio IX